O assessor de imprensa é o profissional, geralmente de Relações Públicas ou jornalismo, responsável pela construção do relacionamento de uma marca junto aos meios de comunicação. Seu principal objetivo é tornar a empresa e seus produtos/serviços reconhecidos no mercado.
Nesse sentido, o assessor deve conhecer a fundo o seu cliente: histórico, fraquezas, pontos fortes, quais são seus concorrentes e como está o mercado de atuação. A partir disto, o profissional irá encontrar o potencial noticioso do assessorado, que gere interesse da mídia em publicar algo.
O profissional deve ser um gestor com múltipla formação. Possuir conhecimento nas áreas de administração e marketing, além de possuir um bom planejamento é fundamental.
Principais atividades exercidas pelo assessor de imprensa
Separamos algumas das atribuições dadas aos assessores de imprensa. Confira como esse profissional pode ser estratégico na sua empresa e como os seus resultados em assessoria de imprensa podem melhorar consideravelmente.
Estratégias de comunicação junto aos jornalistas
O assessor de imprensa define os veículos-alvo, as editorias ideais para cada segmento e as ações que trarão melhores resultados.
Fortalecimento da marca
Por meio do relacionamento com veículos jornalísticos e steakholders, o trabalho do assessor de imprensa permite que a marca seja evidenciada ao ser citada como fonte ou referência de uma matéria. Com isso a empresa ganha com a exposição da sua marca e aumenta sua credibilidade.
Press Releases
Nada mais é do que o envio de informações relacionadas à empresa para veículos da imprensa. O assessor de imprensa é responsável por selecionar os melhores assuntos e enviá-los ao jornalista para publicação nos veículos estratégicos pré-definidos no planejamento.
Follow up
Essa é uma das principais ferramentas usadas pelo assessor de imprensa para manter um bom relacionamento com os jornalistas. O follow up é a atividade de ligar para os repórteres e editores a fim de apresentar de forma direta e pessoal, a pauta trabalhada.
Clipping
Essa é a atribuição que permite mensurar os resultados da assessoria de imprensa. Por meio do clipping é produzido um relatório diário com tudo que saiu na imprensa sobre a empresa assessorada, com isso é feita uma análise do retorno de mídia.
Atendimento à imprensa
Por diversos motivos a empresa pode virar notícia na imprensa, e para selecionar o que deve ou não ser publicado, o assessor seleciona de maneira criteriosa os melhores temas a se noticiar. Quando o jornalista solicita uma entrevista com a empresa, cabe ao assessor de imprensa atende-lo e intermediar o contato.
Media training
A técnica de media training consiste em treinar os porta-vozes da empresa assessorada (gerentes, diretores e encarregados) para entrevistas e solicitações da imprensa. Dessa forma, os profissionais estarão preparados para falar adequadamente sobre a empresa.
Gerenciamento de crises
Outra atribuição importantíssima do assessor de imprensa é trabalhar na gestão de crises. Pequenos deslizes como um tom errado perante ao público podem piorar a situação e tornar a crise ainda maior. Diante disso, a assessoria de imprensa precisa estar preparada para lidar com a situação e revertê-la a favor da empresa.
Vivemos na era da informação e a imprensa, em todas as suas formas (tv, rádio, jornal, revista, internet), é responsável por divulgar tais informações. As empresas que melhor comunicam suas ideias, fatos, produtos ou imagens corporativas, têm mais destaque entre outros concorrentes no mercado competitivo.
Encontrar a melhor solução para melhorar os resultados da empresa é um desafio diário para o assessor de imprensa, mas estar atendo às tendências e novidades da área é o ponto chave para melhorar os resultados midiáticos da sua empesa.
Olá Fernanda, boa tarde.
Me chamo Juliana, sou jornalista, atuo como assessora de imprensa, li seu texto, obrigada pelas informações.
Gostaria de uma indicação sua de onde devo fazer uma especialização em redes sociais e como posso dar um upgrade na minha profissão tornando-me uma Analista de Comunicação e Marketing Digital.
Oi, Juliana. Vamos entrar em contato com você por e-mail 😉