O trabalho de um assessor de imprensa é o de conseguir que sejam divulgadas na imprensa notícias sobre o seu assessorado. Fácil, né? Muito pelo contrário! Conheça aqui as principais atribuições deste profissional e saiba como a sua empresa pode melhorar os resultados por meio da assessoria de imprensa.

 

O assessor de imprensa é o profissional, geralmente de Relações Públicas ou jornalismo, responsável pela construção do relacionamento de uma marca junto aos meios de comunicação. Seu principal objetivo é tornar a empresa e seus produtos/serviços reconhecidos no mercado.

Nesse sentido, o assessor deve conhecer a fundo o seu cliente: histórico, fraquezas, pontos fortes, quais são seus concorrentes e como está o mercado de atuação. A partir disto, o profissional irá encontrar o potencial noticioso do assessorado, que gere interesse da mídia em publicar algo.

O profissional deve ser um gestor com múltipla formação. Possuir conhecimento nas áreas de administração e marketing, além de possuir um bom planejamento é fundamental.

 

Principais atividades exercidas pelo assessor de imprensa

Separamos algumas das atribuições dadas aos assessores de imprensa. Confira como esse profissional pode ser estratégico na sua empresa e como os seus resultados em assessoria de imprensa podem melhorar consideravelmente.

 

Estratégias de comunicação junto aos jornalistas

O assessor de imprensa define os veículos-alvo, as editorias ideais para cada segmento e as ações que trarão melhores resultados.

 

Fortalecimento da marca

Por meio do relacionamento com veículos jornalísticos e steakholders, o trabalho do assessor de imprensa permite que a marca seja evidenciada ao ser citada como fonte ou referência de uma matéria. Com isso a empresa ganha com a exposição da sua marca e aumenta sua credibilidade.

 

Press Releases

Nada mais é do que o envio de informações relacionadas à empresa para veículos da imprensa. O assessor de imprensa é responsável por selecionar os melhores assuntos e enviá-los ao jornalista para publicação nos veículos estratégicos pré-definidos no planejamento.

 

Follow up

Essa é uma das principais ferramentas usadas pelo assessor de imprensa para manter um bom relacionamento com os jornalistas. O follow up é a atividade de ligar para os repórteres e editores a fim de apresentar de forma direta e pessoal, a pauta trabalhada.

 

Clipping

Essa é a atribuição que permite mensurar os resultados da assessoria de imprensa. Por meio do clipping é produzido um relatório diário com tudo que saiu na imprensa sobre a empresa assessorada, com isso é feita uma análise do retorno de mídia.

 

Atendimento à imprensa

Por diversos motivos a empresa pode virar notícia na imprensa, e para selecionar o que deve ou não ser publicado, o assessor seleciona de maneira criteriosa os melhores temas a se noticiar. Quando o jornalista solicita uma entrevista com a empresa, cabe ao assessor de imprensa atende-lo e intermediar o contato.

 

Media training

A técnica de media training consiste em treinar os porta-vozes da empresa assessorada (gerentes, diretores e encarregados) para entrevistas e solicitações da imprensa. Dessa forma, os profissionais estarão preparados para falar adequadamente sobre a corporação.

 

Gerenciamento de crises

Outra atribuição importantíssima do assessor de imprensa é trabalhar no gerenciamento de crises. Pequenos deslizes como um tom errado perante ao público podem piorar a situação e tornar a crise ainda maior. Diante disso, a assessoria de imprensa precisa estar preparada para lidar com a situação e revertê-la a favor da empresa.

 

Vivemos na era da informação e a imprensa, em todas as suas formas (tv, rádio, jornal, revista, internet), é responsável por divulgar tais informações. As empresas que melhor comunicam suas ideias, fatos, produtos ou imagens corporativas, têm mais destaque entre outros concorrentes no mercado competitivo.

Encontrar a melhor solução para melhorar os resultados da empresa é um desafio diário para o assessor de imprensa, mas estar atendo às tendências e novidades da área é o ponto chave para melhorar os resultados midiáticos da sua empesa.