Blog

buscas-Google-estrategia-marcas
Marketing Digital 11.12.2020

O que as buscas do Google dizem sobre 2020?

Os termos mais procurados refletem comportamentos e tendências do público e, consequentemente, orientam como as marcas devem se posicionar e relacionar com suas audiências.

 

A pandemia foi o gatilho de uma série de mudanças de comportamento na sociedade. Um ranking oficial divulgado pelo Google sobre os termos mais buscados no País revela os principais interesses e dúvidas do brasileiro no ano e sinaliza para as empresas como que tipo de posicionamento devem adotar no ambiente web para conquistar e fidelizar audiências.

A palavra-chave da vez, obviamente, é coronavírus. Observando os dados do Google Trends, percebemos que o auge das buscas aconteceu em abril, quando o número de casos explodiu e as medidas de isolamento foram implementadas.

E foi neste período que as marcas precisaram se manifestar como uma fonte confiável sobre o assunto para todos os públicos. Desde os seus funcionários, preocupados com os riscos no ambiente de trabalho e na manutenção dos seus empregos, até aqueles impactados indiretamente por seus negócios.

Diversas pesquisas comprovaram que, em meio às incertezas e com uma avalanche de fake news, as pessoas se voltaram às marcas nas quais elas poderiam confiar.

 

termos-google-estrategia-marcas
Pico na busca pelo termo “coronavirus” aconteceu em Abril de 2020 no Brasil

 

Cases de Sucesso no Posicionamento de Marcas

 

O Grupo Trama-Reputale contribuiu com o posicionamento de diversas empresas e instituições neste momento sensível. Uma delas foi a Apabex, instituição que atende pessoas adultas e idosas com deficiência intelectual, grupo considerado de risco. No início da pandemia, o foco foi a produção de conteúdos educativos e que prezavam pelo reforço das medidas de isolamento.

Os colaboradores foram protagonistas em diversos materiais, contribuindo para humanizar e fortalecer os vínculos. O segundo semestre, marcado pela comemoração dos 25 anos da instituição, foi marcado por conteúdos e ações que mostraram o impacto da Apabex na vida das pessoas e com foco na manutenção do bem-estar de todos neste período.

 

apabex-case-digital

apabex-case-digital-redes-sociais

 

Opinião Pública e Causas no ambiente digital

 

Os casos Mariana Ferrer e George Floyd, dois assuntos do ano que mobilizaram a opinião pública, também se refletiram nas pesquisas e estiverem entro as 10 principais buscas do ano na categoria de acontecimentos. As causas sociais relativas ao racismo e à violência contra a mulher já vem sendo debatidas e exigindo uma mudança de postura das marcas ao longo dos anos.

Neste ano notamos que as empresas que já tinham projetos consistentes reforçaram seus posicionamentos e outras marcas começaram a refletir sobre a importância de abraçar assuntos tão caros à sociedade.

 

buscas-google

Saiba mais sobre outras categorias pesquisadas aqui

 

O interesse pelo “o que é sororidade”, destaque nas buscas iniciadas com o termo “o que é” no ano de 2020, é outro indicador do crescente debate sobre o debate e defesa da igualdade e respeito à mulher. Durante o isolamento social, tivemos um aumento de casos de violência. Por conta disso, diversas campanhas de combate e enfrentamento marcaram as redes sociais em 2020.

 

O Case “Taliberta” – Finalista do Prêmio Jatobá 2020

 

Entre eles, o do Instituto Camila e Luiz Taliberti, instituição que tem como um dos seus objetivos o empoderamento de grupos vulneráveis, realizou a Série Taliberta, que abordou o tema em seis episódios.

O case rendeu à Instituição e ao Grupo Reputale-Trama, responsável pela divulgação do projeto, a posição de finalista no Prêmio Jatobá, na categoria Redes Sociais.

 

case-taliberta-redes-sociais

 

 

Sobre o autor

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário