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Comunicação 20.10.2017

Nove medidas para garantir o sucesso comunicacional do programa de Compliance

As empresas no Brasil estão investindo cada vez mais em Compliance, principalmente nos últimos dois anos por causa de aspectos legais, como a aprovação e regulamentação da Lei Anticorrupção e a necessidade de gestão de riscos operacionais e reputacionais em um contexto de exposição gigantesca de grandes corporações envolvidas nas investigações da Lava-Jato.

Comunicação é pilar básico do Compliance

A comunicação é um pilar básico para implantar um programa de Compliance estruturado, segundo especialistas da LEC – Legal Ethics Compliance. Primeiramente porque a disseminação das regras para os colaboradores faz parte do processo de aculturamento do Compliance, e assim, abre caminho para que a empresa não enfrente problemas com a Justiça no futuro. Segundo porque as campanhas e notícias internas funcionam como um “fator atenuante” em um eventual processo de responsabilidade, demonstrando que a empresa está investindo continuamente para informar sobre o tema e alertar seus colaboradores sobre condutas inapropriadas.

Para além do seu caráter punitivo, a referida Lei [Anticorrupção – 12.846/2013] também atribui especial relevância às medidas anticorrupção [Compliance] adotadas por uma empresa, que podem ser reconhecidas como fator atenuante em um eventual processo de responsabilização.

Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União

 

Para empresas que estão em um estágio mais inicial de implantação, é fundamental a definição do código de conduta, alinhando a visão, missão e os valores com as principais políticas e procedimentos. Há a necessidade de uma campanha inicial voltada a todos os stakeholders para comunicar a nova visão da empresa, seguida de campanhas continuas de reforço.  Para a mudança cultural, a comunicação dos principais pontos do Compliance deve ressaltada desde o processo de integração de novos funcionários, e durante todo o ciclo de permanência do colaborador na empresa. Ou seja, de de modo periódico por meio de campanhas e ações atraentes e também de conteúdo relevante.

A seguir, estão nove medidas a serem introduzidas para garantir a efetividade do programa de Compliance por meio de estratégias de comunicação:

 

1 – O tom vem de cima

A alta administração representa a mais forte influência na cultura organizacional. É ela que determinará o estímulo a mudanças e seu modelo balizará a conduta dos demais, reproduzindo-se em efeito cascata.

 

2 – Identifique os mitos e demonstre os benefícios

Leve em consideração a cultura organizacional e a influência da cultura nacional.

 

3 – Eleja embaixadores

Busque as pessoas certas para disseminar boas práticas.

 

4 – Estabeleça formas de mensurar os resultados

Mapeie e monitore: estabeleça metas de redução de riscos.

 

5 – Alie comunicação e treinamento

Promova treinamentos vivencias e uma política de comunicação baseada na transparência.

 

6 – Dê voz a todos

Garanta um canal de denúncias, investigue, resolva e reporte.

 

7 – Nas campanhas internas, calibre as condutas

Incentivos e sanções — os mecanismos-chave.

 

8 – Avalie e evolua 

Estabeleça critérios de métrica e promova melhorias no programa.

 

9 – Prove que você tem um programa:

fórmula de sucesso e abrandamento de sanções.

 

O papel da comunicação deve ser estratégico em cada fase. Por isso, é fundamental o desenvolvimento de um planejamento, com a definição da matriz de responsabilidades entre todas as áreas e um sistema de mensuração de resultados com indicadores (KPI’s) bem definidos. A comunicação deve explorar os mais diferentes meios possíveis, atingindo a todos os níveis de funcionários. Recomenda-se ainda que sejam feitas pesquisas que mensurem o quanto as regras estão sendo bem compreendidas e internalizadas por eles.

Sobre o autor

Leila Gasparindo

Fundadora e diretora-executiva da Trama. Pesquisadora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Mestre em Ciência da Comunicação pela mesma instituição.

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