A 11ª edição do Internal Communications Summit aconteceu entre os dias 10 e 12 de agosto, pensada para oferecer aos profissionais de Comunicação Interna, as melhores e mais atuais práticas de mercado, com painéis para troca de experiências e apresentação de cases de grandes organizações, como iFood, Vivo, Toyota, Loggi e Magazine Luiza.

Durante os encontros, foram debatidos temas importantes sobre o papel das lideranças e a atuação estratégica dos profissionais de comunicação em momentos de grandes e sensíveis mudanças nas relações de trabalho, em um contexto em que o conceito de ESG e a digitalização representam tendências sem volta, principalmente com o advento da pandemia.

O Grupo Trama Reputale participou do evento, mediando dois paineis:

  • o primeiro, no dia 10/08, tratou da “​​​​​​​​​​​​​​Comunicação Interna em tempos de crise – como atuar com transparência e efetividade em momentos delicados”. Helen Garcia, diretora de Estratégias Digitais foi a mediadora;
  • e, o segundo, no dia 11/08, sobre os “Desafios e  vantagens de comunicar nos modelos híbridos – engajamento, aceleração digital e transformação cultural”, mediado pelo Adriano Zanni, diretor de Engajamento e Comunicação com Empregados do grupo.

Fizemos uma cobertura dos pontos mais interessantes do evento e você acompanha tudo por aqui. Vamos juntos?

A Comunicação Interna na mesa de decisões

Segundo pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPTW), 54% dos entrevistados entendem que a Comunicação Interna deve estar na pauta de prioridades em 2021, mais do que nunca. Em 2020, comunicar com eficácia à distância foi um dos grandes desafios para as empresas, situação que tende a continuar por este e pelo próximo ano, também adverte o GPTW.

Dessa forma, promover estratégias mais assertivas para engajar o público interno, cada vez mais heterogêneo, assim como reforçar o propósito e a cultura da empresa, mesmo com equipes trabalhando remotamente, são questões que ainda preocupam muito os profissionais.

Outro grande desafio que os times de Comunicação Interna enfrentam é o de demonstrar os benefícios e diferenciais estratégicos que a área pode trazer para o negócio, especialmente neste terreno de incertezas econômicas que ainda vivenciamos, onde setores como o varejo eletrônico e a indústria farmacêutica continuam extremamente pujantes, enquanto outros mais ligados à prestação de serviços agonizam.

“Por isso, se torna ainda mais imprescindível inovar e fazer mais com recursos extremamente direcionados, sem perder de vista a busca por resultados concretos para os negócios, mas tendo foco também na humanização e na preocupação com o bem-estar dos colaboradores. O gestor de Comunicação Corporativa que não olhar com carinho para estes desafios perderá a grande oportunidade de reforçar seu papel estratégico”, avalia Adriano Zanni, diretor de Engajamento e Comunicação com Empregados do Grupo Trama Reputale, que mediou uma das rodas de debate do evento, no dia 11 de agosto, quarta-feira.

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Adriano Zanni, diretor de engajamento e comunicação com empregados do Grupo Trama Reputale.

Interação e benchmark foram os pontos altos

A primeira roda de conversas teve diálogos sobre como atuar com transparência e efetividade em momentos delicados, que exigem tomadas de decisão com rapidez, assertividade e com olhares integrados.

Conduzida pela diretora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale, Helen Garcia, a mesa contou com a participação de Leandro Lima, Head de Marketing da Superlógica Tecnologia, Cíntia Michepud Rizzo, gerente Nacional de Comunicação da Bimbo e Estela Gurgel, gerente de Comunicação Interna da Roche).

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Peça de divulgação do evento.

Para Helen, é preciso integrar estratégias que contribuam não apenas para a promoção de questões como marca empregadora, EVP e pautas de ESG, sempre muito valorizadas pelas organizações internamente, mas sobretudo que enderecem novos caminhos e comportamentos para todos os públicos com os quais elas se relacionam.

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Print do painel.

“Nenhuma organização pode ficar de fora dessa agenda de pautas. A aceleração quanto ao uso das plataformas digitais, dentro e fora do ambiente de trabalho, já nos trazia esses olhares, é bem verdade. Mas com a pandemia fomos ainda mais provocados sobre como planejar e promover canais, ações, campanhas de ativação que primam pela autonomia com responsabilidade, principalmente no que tange à curadoria de conteúdo produzido pelas próprias equipes e às key-messages estratégicas que as lideranças devem utilizar para consolidar narrativas alinhadas e alavancadoras de transformações culturais”, destaca a diretora.

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Helen Garcia, diretora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale.

O segundo painel, mediado por Zanni, tratou dos desafios e vantagens de comunicar nos modelos híbridos. Contou com as presenças de Eduardo Correa, gerente de Comunidade da Loggi e Daniela Bittencourt Ferreira, gerente de Comunicação da Toyota.

“O que todos nos questionam é: como será o ambiente de trabalho daqui para frente? Anywhere office, modelos híbridos, a volta ao presencial, a continuidade do presencial para aquelas equipes que nunca puderam se distanciar das linhas de produção e por aí vai. Costumo colocar que a construção de sentido no ambiente de trabalho hoje é muito desafiadora e diversificada. Não há fórmulas prontas. Há aquelas que se adequam ao momento. Uma coisa tenho certeza: um ambiente saudável se construirá daqui para frente com uma escuta ativa ampliada por parte dos gestores e participação efetiva das pessoas no centro das decisões a serem implementadas. Inclusive em termos de políticas comunicacionais. A cocriação é a chave para compreendermos melhor os novos tempos e agirmos com eficiência sobre eles”, conclui Zanni.

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Peça de divulgação do evento.

Outros cases do evento:

Se você perdeu o Internal Communications Summit, da CorpBusiness, fique ligado nas apresentações de cases que rolaram por lá:

  • Clayton Urbano, Gerente de Comunicação Interna da Neoenergia, com o case: o papel da Comunicação Interna no realinhamento de propósito e valores de uma organização.
  • Guilherme Almeida, Gerente de Comunicação Corporativa da Edenred, com o case: como transformar a Comunicação Interna em números – mensuração e análise para a alta direção.
  • César Rua, Gerente Sênior de Comunicação Interna e Digital da Vivo, com o case: como fazer uma Comunicação Interna eficaz no contexto da digitalização.
  • Tiago Augusto dos Santos, Gerente de Comunicação Interna do Magazine Luiza, com o case: práticas de sucesso em Workplaces como ferramenta de Comunicação Interna.
  • Larissa Lopes, Head Global de Diversidade & Inclusão, com o case: como a Comunicação Interna atua na implementação de Diversidade & Inclusão.
  • Luiz Gustavo Ramos, Head People Experience do iFood, com o case: como construir uma cultura de employer branding fortalecida pela Comunicação Interna.