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Marketing Digital 19.07.2018

Inbound Marketing: 5 dicas para você começar agora!

Você já ouviu falar de Inbound Marketing, mas não faz ideia de como essa estratégia pode funcionar na sua empresa? Separamos cinco dicas bastante práticas que vão te inspirar sobre o tema.

 

Neste mês de julho, a equipe de Marketing Digital da Trama esteve presente no RD on the Road – edição São Paulo, evento realizado pela nossa parceira, a Resultados Digitais, para falar sobre estratégias de marketing e vendas com foco no digital.

Foi um dia inteiro de aprendizado com quatorze palestras que, entre outras temáticas, evidenciaram o Inbound Marketing como estratégia eficaz de relacionamento. Pensando em você que não pôde estar no evento e precisa conhecer mais sobre essa ferramenta, preparamos um compilado com 5 dicas bem práticas para abrir a sua mente sobre o tema.

 

Antes de começar com as dicas, o que é o tal do Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias digitais que tem como objetivo atrair consumidores para a sua marca. Conhecido também como marketing de atração, a metodologia rompe com conceitos do off-line e traz uma visão de trabalho totalmente baseada em ganhar o interesse das pessoas, tornando-as potenciais clientes no futuro.

O Inbound Marketing contempla:

  • a produção de conteúdo relevante, qualificado e personalizado para atender os anseios do seu público-alvo;
  • o estudo da jornada de compra do público-alvo, visando compreender o nível de desejo específico de cada pessoa referente à sua marca;
  • e mecanismos de busca e redes sociais.

O maior diferencial do Inbound Marketing é a qualificação do processo de venda, atraindo as pessoas que realmente têm interesse na sua marca.

 

Pronto! Agora que você já entendeu o que é o Inbound Marketing, vamos às dicas?

Nosso time separou aqui 5 dicas para você organizar melhor as ideias sobre o tema. Depois de lê-las, você vai perceber como o Inbound Marketing não é um bicho de sete cabeças e esperamos que o assunto faça parte da próxima reunião de marketing da sua empresa.

 

  1. Criatividade é processo!

Destacamos que a criatividade, além de ser fundamental, é também um processo. E trazendo essa ideia para o universo do Inbound Marketing, a criatividade não deve estar ligada somente à produção de posts, textos, fotos, vídeos, gifs etc., mas sim, a tudo o que envolve os bastidores desse conteúdo. Ou seja, melhor do que fazer um vídeo super bacanudo, criativo e cheio de efeitos especiais, mais interessante é usar essa criatividade toda para entender quem é o seu público-alvo, o que ele pensa, quais dores e ansiedades ele tem em relação ao seu produto ou serviço, o que ele precisa. Você já pensou em se colocar no lugar do seu consumidor e, quando estiver nesse lugar, usar da criatividade para entender melhor quem é esse sujeito? Faça o teste e você verá como isso te ajudará muito nas estratégias de Inbound Marketing.

 

  1. Growth Hacking

Growth Hacking é uma estratégia de negócio baseada em testes e experimentação, sempre atrelada à análise de dados. Para os especialistas, a experimentação pode ser simples, como a ação “Hack do Bolo” quando um profissional sugeriu enviar um bolo de aniversário para 50 clientes que fizessem aniversário. A ação foi testada e trouxe alta taxa de retenção de clientes. O resultado fez com que a organização aumentasse a ação para 3.000 bolos. Outras possibilidades podem ser testadas, por exemplo:

  • em anúncios na internet ou redes sociais, criando e segmentando dois ou três layouts diferentes;
  • nos títulos dos e-mails, o famoso Teste A/B, em que dois títulos diferentes são criados para a mesma mensagem.

 

  1. Jornada de Compra

As empresas que possuem bom desempenho na internet são aquelas cujo marketing aborda todas as fases da jornada de compra: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Antes, apenas a fase do aprendizado e descoberta era abordada pelo marketing; as outras eram responsabilidade de vendas. Hoje, a estratégia mudou: 60% da decisão de compra já está tomada na hora da venda — porque o lead já possui muito mais informação sobre o que quer comprar, e obtém essa informação por meio da internet.

Por isso, é preciso estar na internet e trabalhar a presença online, para que o marketing influencie todo o processo de compra, ajudando seu público a comprar do seu negócio. E, para isso, é necessário gerar valor com a presença online.

 

  1. Conteúdo para além do SEO

O cliente é um ser humano e, por incrível que pareça, alguns profissionais não aproveitam esse aspecto, insistindo em fazer conteúdo focado apenas em uma lista de palavras-chave. E são inúmeras as fontes de ideias para além do SEO:

  • fique atendo às dúvidas dos seus clientes e responda-as em forma de posts nas redes sociais ou por meio de textos no seu blog;
  • investigue como seus clientes fazem pesquisas nos buscadores; esse trabalho pode trazer muitas ideias de textos, títulos para os e-mails, materiais para posts, anúncios, etc.;

Criar conhecimento de marca, gerar e qualificar Leads, educar os consumidores e engajar os clientes, são funções bastante conhecidas do conteúdo. Porém, a missão só estará completa quando ele for capaz de impressionar o usuário, entregando exatamente o que ele procura.

 

  1. MMV – Mínimo Marketing Viável

Com o MMV você tem nas mãos uma forma mais rápida de começar um projeto de Inbound Marketing na sua empresa. Se você já identificou que dispõe de um assunto que o seu público está interessado, ao invés de dedicar horas e horas numa campanha “perfeita” e “mirabolante”, use o MMV para, rapidamente, colocar uma campanha no ar e sentir o movimento:

  • Crie uma landing page com um conteúdo bacana para ele baixar e, consequentemente, se cadastrar no seu sistema;
  • Faça uma campanha de mídia (redes sociais e/ou Google Ads);
  • Pense num processo de automação para convidar quem converteu (tanto na landing page quanto nos anúncios) a agendar um horário com um vendedor.

 

E aí, gostou das dicas? Como te falamos, são cinco primeiros passos para você iniciar no Inbound Marketing e perceber que a estratégia não é difícil e, tampouco, cara.

Se você ficou com alguma dúvida ou deseja conversar um pouco mais sobre essas dicas ou outras necessidades da sua empresa, faça um contato com a gente.

Estamos super dispostos a ajudar você!

 

 

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