Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) são temas cada vez mais estratégicos para organizações de todos os tipos. E não é à toa. Uma cultura corporativa plural agrega valor ao negócio, fortalece vínculos e gera inovação.

No entanto, é necessário ir além de ações pontuais – como já dissemos neste blog – e encontrar ferramentas que dão perenidade às iniciativas de DE&I para torná-las transversais, capazes de permear toda a organização.

Guias de Comunicação Inclusiva ajudam a cumprir esse objetivo. Eles são ótimas fontes de informação para a equipe e oferecem um material de referência potente para treinamentos, campanhas de conscientização e até newsletters internas. Além disso, a educação é aliada de primeira hora no combate a estereótipos e preconceitos.

Conscientizando o público interno

Cliente do Grupo Trama Reputale desde 2023, a BP Bunge Bioenergia produziu recentemente o “Guia Bem Plural”, parte do programa homônimo de DE&I da empresa.

“Nós o desenvolvemos para trazer diversidade, equidade e inclusão a todos os âmbitos da organização e contribuir para uma sociedade mais justa”, explica Andrea Tibana, coordenadora de Atração e Seleção de Talentos na área de Recursos Humanos da BP Bunge.

como-fazer-guia-de-comunicacao

Ela conta que o time decidiu elaborar a publicação a fim de combater falas, expressões e comportamentos preconceituosos nos espaços de trabalho:

“nós entendemos que o guia é uma peça-chave da nossa estratégia, já que o letramento e a expansão do conhecimento são essenciais para provocarmos mudanças efetivas”.

Por dentro do processo

“Nosso primeiro passo foi um diagnóstico de DE&I. Nós o realizamos em 2022 e, a partir dos resultados, traçamos um plano de ação com diversas iniciativas. Entre elas, o Guia Bem Plural”, recorda Leda Ferreira, gerente de Comunicação Corporativa.

A publicação é resultado de um esforço coletivo. Uma consultoria especializada no tema ficou a cargo da curadoria de assuntos abordados no guia, que precisava estar alinhada aos Grupos de Afinidades implementados pela empresa.

Em seguida, os núcleos de Conteúdo e Criação do Grupo Trama Reputale cuidaram da redação, revisão, edição e diagramação do livreto digital.

O papel da Comunicação

“Nós acreditamos que a comunicação e o guia atuam como importantes ferramentas para aproximar o time do debate. Ele fortalece um sentimento de pertencimento no público interno, que precisa se ver representado na comunicação praticada pela empresa”, afirma Leda.

Andrea concorda, lembrando que a área de Comunicação é fundamental para expandir o programa, sensibilizando as lideranças e toda a organização.

guia-de-comunicacao-inclusiva-exemplos

“Junto com os Recursos Humanos e a direção da BP Bunge, podemos transformar a diversidade, a equidade e a inclusão em uma realidade dentro do ambiente corporativo”, finaliza Leda.

Acesse o “Guia Bem Plural de Diversidade, Equidade & Inclusão” no site da BP Bunge Bioenergia clicando aqui.