Se você trabalha com marketing ou vendas, certamente já ouviu falar do RD Summit. Considerado o maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina, o RD Summit, organizado pela RD Station, acontecia desde 2013 em Florianópolis.

Depois de 10 anos, o evento cresceu tanto que a Ilha da Magia ficou pequena. Por isso, a edição de 2023 aconteceu pela primeira vez em São Paulo, a cidade queridinha quando o assunto é geração de negócios.

Mais de 15 mil profissionais de todos os estados do país compareceram. E claro: o Grupo Trama Reputale também! Entramos como patrocinadores do evento e representantes dos nossos times de Marketing e Vendas marcaram presença para se atualizar, aprender novas técnicas e fazer negócios. Confira a seguir os principais insights da equipe extraídos do evento.

Grupo-trama-reputale-no-rd-summit-2023

Equipe da Trama presente do estande durante o RD Summit 2023

RD Summit 2023: visão geral

A 10ª edição do RD Summit explorou amplamente tendências de mercado como Inteligência Artificial (IA), marketing conversacional e suas aplicações. Foram 180 horas de conteúdo e mais de 150 palestrantes, entre eles Martha Gabriel, João Branco, Randy Petway, Guta Tolmasquim, Bruna Ortega, Camila Farani, Pedro Sobral, Marylou Tyler e outros.

As palestras foram divididas em 9 trilhas de conhecimento:

  1. Marketing
  2. Vendas
  3. Inovação e Tecnologia
  4. Conversational
  5. Customer Experience e Customer Success
  6. Desenvolvimento Pessoal
  7. Gestão e Estratégia
  8. Diversidade e Inclusão
  9. E-commerce

Confira agora alguns destaques.

Pedro Sobral falou sobre as estratégias mais eficazes de tráfego pago

Pedro Sobral é um especialista renomado em tráfego pago no país, e logo no primeiro dia de evento compartilhou métodos e técnicas que aplicou em diversos clientes e em consultorias.

O destaque foi para as 10 armadilhas do mercado no tráfego pago e para a Metodologia dos 4 Quadrantes Estratégicos de Tráfego Pago, que envolve negócio local, e-commerce, campanhas perpétuas e lançamento. Para Sobral, o segredo está na interseção e em fazer o básico bem-feito. Segundo o palestrante, o que muitos profissionais não entendem é que não importa o segmento de atuação, a estrutura básica será sempre a mesma para cada um dos quadrantes.

Tudo é negociação. Camila Farani revelou como negociar com tubarões

Camila Farani é investidora e reconhecida como uma das pessoas mais influentes da América Latina. Participou do Shark Tank Brasil por 6 temporadas, e no RD Summit 2023 trouxe sua palestra Negociando com Tubarões.

Camila ensinou as técnicas da Newgotiation, uma hard skill que todo empreendedor ou vendedor deveria dominar. Além disso, deixou claro que tudo é negociação, seja a compra e venda de um carro, conversas com clientes ou relacionamentos pessoais.

Para qualquer negociação, Camila também apontou as principais soft skills que devem ser levadas em consideração, como empatia, proatividade, inteligência emocional, escuta ativa, persuasão, calma e curiosidade.

João Branco alugou um triplex na cabeça dos participantes

João Branco, ex-CMO do McDonalds, lançou recentemente o livro Desmarketize-se: O novo Marketing não parece Marketing. E este foi o tema de sua palestra no RD Summit 2023.

De uma forma despretensiosa, João fez os profissionais de marketing se questionarem sobre seu próprio trabalho. Segundo ele, as pessoas estão pagando para não ter marketing. Cada vez mais pessoas pagam Spotify, YouTube e uma infinidade de ferramentas para NÃO VER OU OUVIR ANÚNCIOS. É isso mesmo: as pessoas pagam para não ver o nosso trabalho. Esse comportamento, claramente nos aponta algo: estamos fazendo marketing demais. As pessoas estão saturadas!

Joao-Branco-Rd-summit-2023

João Branco no RD Summit 2023

Por isso, a ideia do novo marketing é não parecer marketing. É sobre ter constância, consistência e coerência em todas as comunicações. É sobre ser honesto e assumir erros, afinal marcas também choram. É sobre ser uma marca amiga e mostrar que você de fato se importa.

André Siqueira falou sobre o futuro do inbound marketing frente às IAs

André Siqueira, cofundador da RD Station e um dos grandes nomes quando o assunto é inbound marketing, falou muito sobre inteligência artificial e conteúdo. “A inteligência artificial não substitui o pensamento e as experiências humanas, mas os humanos que usam bem as IAs substituem os que não usam”, disse André ao reforçar a importância de utilizarmos as novas ferramentas que se apresentam diante do mercado.

Além disso, trouxe também alguns assuntos que são tendência no Marketing:

  • Creators Economy: os creators se tornaram parte importante do mercado, isto porque ajudam a girar a economia. Nesse sentido é preciso estar muito alinhado a linguagem do público e trazer novos ângulos.
  • Inteligência Artificial: as pessoas que ficam resistentes às novas tecnologias estão ficando para trás. As IAs vieram para complementar nosso trabalho e torná-lo mais produtivo.
  • Conteúdo: não é possível entregar sempre o melhor conteúdo, mas atente-se a forma como ele é feito. É preciso ter um objetivo por trás de cada material.

Ainda sobre IA: Ross Simmonds deu direcionamentos sobre o futuro do Marketing de Conteúdo

Ross Simmonds é Founder & CEO da Foundation Marketing e falou sobre a evolução do conteúdo e o futuro da indústria. Assim como André Siqueira, Ross Simmonds deu um chacoalhão nos “resistentes às novas tecnologias”. Trouxe a mensagem de que as inteligências artificiais vão nos ajudar a ganhar mais eficiência e que se você é um profissional acima da média, nenhuma IA vai te substituir.

Além disso, Simmonds afirmou que o Google não irá penalizar conteúdos criados por IA, desde que tenham qualidade.

Martha Gabriel falou sobre o futuro

Martha Gabriel não é vidente. É PhD, professora e autora best-sellers. No palco do RD Summit, falou sobre os desafios de estarmos preparados para o futuro e as habilidades necessárias para enxergá-lo.

Segundo Martha, recebemos letramento apenas em passado ao estudarmos História na escola, por exemplo. Enquanto deveríamos receber letramento também em futuro. Precisamos compreender, escolher e estarmos preparados para os diversos futuros possíveis.

Martha-Gabriel-rd-summit-2023

Martha Gabriel no RD Summit 2023

A palestrante explica que futurismo é a pesquisa de sinais de futuro por meio de métodos. Os sinais de futuro são situações que nos causam aquele sentimento de que “o mundo mudou”, como ao vermos pessoas se casando com avatares ou ao recebermos a notícia de que um robô se tornou CEO de uma empresa.

Para Martha Gabriel o futuro cria o presente, e o que fazemos no presente determina nosso futuro.

Nem só de marketing, vendas e inovação vive o RD Summit

Além de palestras técnicas, a edição de 2023 do RD Summit contou com uma trilha exclusiva voltada para desenvolvimento pessoal e com relatos de diversas personalidades.

O primeiro dia de evento, por exemplo, teve o encerramento de Emicida, que é cantor, compositor e apresentador. O artista falou sobre sua história e fez a plateia refletir sobre o que realmente é importante. Por que fazemos o que fazemos?

“Seja bom no seu trabalho, mas seja ótimo com quem você ama”, disse Emicida. Além do rapper, outros palcos do RD Summit 2023 abriram espaços para temáticas de desenvolvimento pessoal, como a Sala 1 que atingiu lotação máxima na palestra da Monja Coen, líder espiritual que falou sobre saúde mental e espiritualidade.

Emicida-Rd-summit-2023

Emicida no RD Summit 2023

Os organizadores do evento sabem bem que nem só de trabalho vivem as pessoas. O Brasil lidera a lista de países com mais transtornos de ansiedade no mundo, e o RD Summit entendeu a importância de trazer assuntos que também toquem a alma e que possam ajudar a nos tornarmos não só profissionais melhores, mas também pessoas melhores.