Blog

volta-as-aulas-pos-quarentena
Gerenciamento de Crise 21.07.2020

As escolas e os caminhos para a retomada do presencial

Como aplicar a gestão de crises para planejar a volta às aulas de forma segura. 

 

Logo no início da pandemia as escolas foram alertadas de que as aulas seriam interrompidas por tempo indeterminado, dando inicio ao isolamento social com a implantação da quarentena. Esse processo ocorreu do dia para a noite, na grande maioria das vezes, sem qualquer preparo básico anterior.   

Pais e filhos passaram imediatamente a realizar suas atividades em casaAs escolas passaram a transmitir aulas pela internet, tentando seguir o planejamento normal das aulas presenciais. Todos experimentando situações novas e nunca antes vividas.   

Hoje, depois de mais de 100 dias de isolamento e muita inventividade com aulas online improvisadas se estabeleceu a premissa irrefutável de que esse processo vai continuardurante o segundo semestre e para sempre. 

 

O aprendizado das escolas na pandemia da Covid-19 

 

Com idas e vindas, altos e baixos, o aprendizado, foi imensamente grande. Por maiores que tenham sido os problemas, as tentativas de erro e acerto, os resultados, ainda que sejam considerados precários, abriram uma janela enorme com uma luz refletida para um universo a ser percorrido.  

Os tempos evoluem. Antes de forma gradativa agora de forma inesperada e impositiva. E os aprendizados indicam que caminhamos décadas em menos de seis meses.  

A imposição forçada da mudança levou todosdirigentes de escolas, coordenadores, professores, estudantes, pais e familiares, a se mobilizarem e saírem de suas zonas de conforto, obrigando-os a pensar em novas formas de educação, ensino e aprendizado.  

As escolas queimaram seus cabelos para criarem novos modelos didáticos e pedagógicos, estudantes para formas de encarar essas mudanças e pais em avaliarem as melhores e ideais formas de aprendizado de seus filhos e de convivência familiar e social entre eles.  

As questões de afetividade, empatia e acolhimento emergem para a reflexão de todos. A tecnologia, que assustava os integrantes das escolas e provocava resistência dos pais e responsáveis, acabou de uma hora para outra e passou a ocupar espaço central nas avaliações dos caminhos a seguir.  

Entre outras coisas serão essas as razões para construirmos um caminho melhor e mais seguro para todos? 

 

ebook-escolas-pandemia

 

 

A nova realidade imposta pela crise da pandemia do coronavírus 

 

É diante dessa nova realidade que as escolas terão que se reinventar, com estudos mais aprofundados e treinamento específico para adquirir essas novas habilidades.  

E o que você deve fazer para percorrer esse caminho? Aplicar a gestão de crises para planejar a retomada das aulas presenciais e manter as aulas remotas de modo combinado e equilibrado.  

Em primeiro lugar você terá que cumprir os cinco desafios dessa nova realidade. 

 

1 – Planejamento contingencial e estratégico 

 Elaborar um plano estratégico com definição de onde e como você quer chegar seguindo um ciclo de fases desde a análise dos cenários, a adaptação e preparação dos caminhos, a implantação dos planos de contingência e o controle de evolução do processo. 

 

2 – Medidas sanitárias e organizacionais de gestão  

Desenhar e constituir o plano de ação para as medidas sanitárias e cuidados de saúde durante o processo de retomada das aulas presenciais. 

 

3 – Novos modelos pedagógicos  

Pensar um novo sentido para a formação intelectual dos alunos e rever os conteúdos aplicados no modelo atual. Reavaliar a estrutura das disciplinas e o que cada uma contribui para a escolarização e desenvolvimento do aluno.  

Avaliar a exclusão/inclusão de disciplinas opcionais para o novo modelo de ensino. Desse modo o próprio aluno poderá traçar o caminho ideal para ele de acordo com suas próprias necessidades.  

A preparação dos professores é determinante para o sucesso desse novo modelo pedagógico. Além das especialidades, terão que usar a tecnologia de forma mais adequada com foco na aprendizagem e incorporar a experiência pedagógica vivida durante a pandemia para melhorá-la na volta ao presencial. 

 

4 – Promover o bem estar de todos  

retomada das aulas presenciais deve acontecer com rigor de acolhimento funcional e social. A escola é um círculo virtuoso que estabelece a combinação entre a formação acadêmica e a convivência social e que permite aos estudantes desenvolverem habilidades e competências e exercerem cidadania de modo a intervir na sociedade visando o bem comum.  

 

5 – Estabelecer comunicação de relacionamento com propósitos

A comunicação é o amalgama de todo esse processo. É ela que vai determinar o sucesso ou o insucesso de tudo o que está fazendo. Por melhor que seja seu planejamento e resultados, se a comunicação não transferir tudo isso da maneira certa, você estará pondo em risco tudo o que fizer.  

O processo de comunicação deve ser de relacionamento mútuo, de envolvimento e troca de experiências, comprometimentos e resultados. E se você não fizer isso com propósitos definidos e claros de bem educar, de bem ensinar e de bem estar, não receberá de volta o reconhecimento que você espera e merece.  

Esse processo é definido claramente pela aplicação das técnicas de gestão de riscos e crises e podem ser facilmente seguidos.  

Ainda dá tempo para você obter controle e resultados seguros no processo de retomada das aulas, basta seguir os princípio e fundamentos de gestão de riscos e crises empresariais. 

 

 

Sobre o autor

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário