Uma das responsabilidades mais importantes dos líderes de equipes de grandes organizações é implementar diferentes maneiras de criar e manter o engajamento no ambiente de trabalho. Como conectar pessoas? Como promover relações saudáveis no meio corporativo? Saiba o que fazer para manter seu time feliz, satisfeito e engajado.  

  

Uma das responsabilidades mais importantes dos líderes de equipes de grandes organizações é implementar diferentes maneiras de criar e manter o engajamento no ambiente de trabalho. Enquanto muitas empresas se dedicam exclusivamente às planilhas financeiras e determinam suas principais metas baseadas em lucros, um fator essencial é deixado de lado: manter os colaboradores motivados e produtivos. É por meio do comprometimento das pessoas que os recursos financeiros conservam-se e, muitas vezes, se ampliam.     

O capital humano de uma empresa (conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que favorecem a realização de um trabalho que gera valor econômico – são os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação e experiência), é responsável pelos resultados do negócio.

Esse é apenas um dos motivos fundamentais para manter os funcionários felizes para que eles produzam com mais empenho. Os reflexos no ambiente profissional do público interno atingem diretamente a satisfação dos clientes que, consequentemente, recebem produtos e serviços de melhor qualidade.   

 

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Dessa forma, manter um time engajado com seu trabalho é um dos principais desafios que gestores precisam enfrentar. Não é novidade para ninguém que só é possível manter funcionários engajados quando a empresa oferece um ambiente de trabalho agradável, condições favoráveis, respeito e relações saudáveis.   

O engajamento interno é baseado em um conjunto de estratégias voltadas exclusivamente para o público de determinada companhia. Por meio do Endomarketing, todas as empresas desenvolvem ações para reter talentos, manter os colaboradores felizes, garantir mais produtividade e excelência nos processos e, acima de tudo, gerar melhores resultados.

São ações com a finalidade de promover a interação do funcionário juntamente com a empresa, criando métodos motivacionais, eventos internos, treinamentos e capacitação, integração, valorizações e atividades do gênero. 

 

Por que gerar engajamento? 

 

Quando você consegue colocar as ações em prática e estabelecer uma ótima relação com seu time, os benefícios de gerar engajamento se tornam mais visíveis. 

 

  • Os funcionários se tornam mensageiros e donos de sua marca 

Dentro ou fora da empresa, um colaborador engajado sempre irá elogiar e defender sua marca, sua companhia. Em qualquer cenário, ele terá orgulho de dizer onde trabalha e vestirá a camisa.
  

 

  • Lideranças desenvolvidas e competentes 

Uma pessoa engajada se dedica e coloca toda a sua energia em seu desenvolvimento, para evoluir dentro da própria empresa. Assim, é mais fácil encontrar novos líderes competentes e comprometidos. 
 

 

  • Melhores resultados 

Um time engajado tem um elo muito forte com a empresa e se preocupa com os resultados, metas e objetivos do negócio. Por esses motivos, busca melhorias contínuas, faz sugestões, demonstra proatividade e está sempre querendo evoluir junto à companhia. 
 

 

  • Melhoria no clima organizacional 

Um colaborador engajado trabalha com comprometimento, vontade de fazer melhor e, consequentemente, constrói boas relações com outros profissionais da empresa.  

 

  • Diminuição de Turnover (rotatividade de colaboradores) 

A rotatividade de funcionários está ligada diretamente às condições de trabalho, problemas de relacionamento interno, gestores despreparados, baixa valorização pessoal e falta de desenvolvimento de pessoas. Todos os benefícios de engajamento citados acima nos mostram um cenário completamente diferente, o que faz com que as chances de desligamento por iniciativa por parte do colaborador sejam pequenas.  

 

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E quais são as melhores ações de engajamento?  

 

  • Faça uma pesquisa de clima e satisfação com seus colaboradores 

Antes de colocar em prática as ações de engajamento, é necessário descobrir quais delas seriam as ideais para os times de sua empresa. Estruture uma pesquisa de clima e satisfação com todos os colaboradores para entender as preferências deles. Por meio dela, é possível que você descubra como deixar seus funcionários mais satisfeitos. 

 

  • Estruture um Planejamento de Comunicação Interna 

A falta de comunicação pode causar diversos conflitos entre o público interno, prejudicar a integração e interação entre os setores e até mesmo gerar confrontos. Isso porque, quando uma empresa não se comunica com seus colaboradores de forma sincera e transparente, dá margem para que eles pensem (e até mesmo falem) qualquer coisa sobre ela.  

A escolha dos veículos internos é muito importante para garantir que todos recebam a mesma informação e, ao mesmo tempo. Para fazer com que a comunicação interna seja efetiva, crie canais e plataformas diferentes, para vários públicos, com diferentes linguagens (TV Corporativa, Murais Institucionais, Revistas e Jornais, Aplicativos, Site, Intranet, E-mail Marketing e outros).  

 

  • Invista no desenvolvimento e na qualificação de seus profissionais 

A falta de qualificação para exercer uma função é uma das causas para os profissionais se tornarem improdutivos. Portanto, mostre que sua empresa se preocupa em desenvolver seus funcionários.  

É essencial investir em treinamentos e cursos para motivar os colaboradores. Assim, além de manter as pessoas mais felizes e engajadas, a empresa também contará com profissionais altamente capacitados e atualizados, de acordo com o mercado de trabalho. Esse tipo de iniciativa ajuda o colaborador a entender sua importância para a empresa e de sua função, estimulando seu aprendizado e satisfação profissional. 

 

  • Desenvolva o seu quadro de liderança 

Um bom líder deve ser capaz de motivar, incentivar e engajar os membros de seu time com os objetivos da empresa. Ele deve ser o exemplo para os demais colaboradores, representando os valores e a aspiração da empresa. Para que isso aconteça, invista em programas voltados para o desenvolvimento da liderança e aposte na participação deles no processo de implementação da cultura organizacional, de forma mais engajadora.  

 

  • Tenha um plano de carreira estruturado e dê oportunidades 

Nada desmotiva mais um funcionário que sabe que não tem chance de evoluir e crescer dentro de uma empresa. Por isso, é fundamental que sua companhia desenvolva um plano de carreira bem estruturado. Essa iniciativa é capaz de estimular o autodesenvolvimento do time, que passará a ter um objetivo profissional para alcançar na empresa.  

 

  • Reconheça, valorize e agradeça 

É necessário saber reconhecer quem faz, quem se destaca, quem sai na frente. Recompensas como aumento de salário, prêmios em dinheiro, viagens e gift cards também são elementos importantes para reconhecer bons profissionais. Além de prêmios, é preciso sempre fazerelogios quando percebe um bom trabalho, dar feedbacks ou até mesmo dizer obrigado. Outra forma de recompensar e reconhecer um bom profissional é por meio da celebração pelas conquistas.  

 

E aí? Conseguimos o ajudar com o engajamento das pessoas do seu time?