Você sabe o que é Cultura Organizacional e por que ela é tão importante para a gestão empresarial? De maneira geral, ela se refere ao conjunto de comportamentos e práticas compartilhados pelos colaboradores.
É responsável por definir o “jeito de ser” de uma empresa, como os funcionários se relacionam entre si e com outros públicos de interesse.
Assim, é importante que a alta gestão crie estratégias para proporcionar um ambiente saudável e estável para todos, para viabilizar o sucesso do negócio.
Vamos dar dicas de como fazer isso!
Elementos da cultura organizacional de uma empresa
Para começar a promover uma cultura saudável e fortificada, o primeiro passo é identificar os elementos que a compõem dentro da sua organização.
Suas principais características podem ser notadas ao observar.
Crenças
Verdades concebidas ou aceitas pela convivência entre os colaboradores.
Valores
Princípios organizacionais e individuais também, como integridade, inovação, colaboração.
Costumes
São a concretização dos valores e das crenças que se refletem na realização automática e sistemática das atividades diárias.
Normas e Comportamentos
Como as pessoas se portam em relação ao trabalho em equipe, resolução de conflitos, comunicação, entre outras coisas.
História e Símbolos
Trajetória da organização e elementos como slogans e logotipos.
Rede de comunicação informal
A famosa “rádio peão”. Funciona como meio de atualização de crenças, valores e notícias diárias. Através dela, a cultura da empresa pode ser reciclada e reafirmada.
Qual a importância de uma cultura organizacional?
Já que orienta a tomada de decisões e o comportamento, uma Cultura Organizacional bem definida é crucial para o sucesso de uma empresa. Ela une a equipe em torno de objetivos comuns por meio de identidade compartilhada e valores fundamentais, oferecendo direcionamento e orientação.
Ao promover a inovação e a adaptação às mudanças no mundo dos negócios, também pode atrair e reter talentos, ao mesmo tempo que motiva e envolve os colaboradores.
A imagem e reputação das organizações, que também depende da Cultura, atrai parceiros, clientes e investidores. Por fim, o alinhamento dos objetivos estratégicos com a mesma abre caminho para uma implementação e cumprimento destes, evitando conflitos internos.
Diferentemente da Cultura, que é mais sólida e construída ao longo do tempo, o Clima é o grau de satisfação material e emocional das pessoas com o ambiente de trabalho. O Clima pode definir o grau de realização, motivação e bem-estar dos funcionários. Além de expressar-se de forma imediata, altera-se conforme mudanças na organização.
Por isso é importante investir numa Cultura sólida e estruturada que transpareça as características organizacionais aos colaboradores. Ela é um ponto essencial na determinação do Clima, uma vez que valores, normas e práticas impactam a maneira como as pessoas interagem, comunicam-se e colaboram.
Como a comunicação interna contribui para fortalecer a cultura organizacional?
A Comunicação Interna tem um papel crucial para levar aos colaboradores os valores e os propósitos da empresa e, assim, fortalecer a sua cultura.
Cabe à CI, mostrar, de forma clara, objetiva e coesa, quais são os comportamentos desejados e os que não são tolerados e, dessa forma, promover um alinhamento fino entre a organização e os profissionais em que nela trabalham. Esse alinhamento pode ser disseminado pelos mais diversos canais de comunicação, que podem incluir e-mails, reuniões, eventos internos, WhatsApp, intranet e outros.
“O esforço de comunicação é capaz de criar uma forte sintonia entre a companhia e suas pessoas, além de mover todos em uma mesma direção – o que gera engajamento genuíno, sentimento de pertencimento e, consequentemente, fortalecimento da cultura organizacional” comenta Eri Yoshiy, gerente de Comunicação Interna do Grupo Trama Reputale.
Eri Yoshiy, Gerente de Atendimento do Grupo Trama Reputale.
Conheça 6 estratégias para reforçar e facilitar a compreensão da Cultura Organizacional na sua empresa
Para fortalecer uma Cultura Organizacional positiva na sua empresa, siga esses passos:
- Comece sempre preparando a liderança! Ela precisa ser coesa, transparente e um exemplo;
- Promova treinamentos para alinhar e motivar a equipe dentro dos objetivos organizacionais;
- Preocupe-se mais com os colaboradores engajados: valorize-os;
- Invista na inclusão e na diversidade;
- Incentive e dê voz para que os colaboradores sejam protagonistas em ações da empresa;
- Tenha uma comunicação interna clara, mas entenda que ela é apenas parte do processo. Uma cultura forte depende do trabalho de todas as áreas.
Quer começar a fortalecer e gerir de maneira sustentável a Cultura e o Clima da sua empresa? Conte com a equipe e os serviços do Grupo Trama Reputale!