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Marketing de Busca 22.10.2010

Conteúdo para internet constrói reputação e bons negócios

 

Você já fez uma busca no Google com o nome dos seus principais serviços ou produtos? Sua empresa aparece listada na primeira página? O resultado reflete a imagem que a companhia quer passar para seu público ou apenas traz reclamações ou informações que não agregam valor à imagem ou atraiam clientes?

 A necessidade de investir na web já não é mais novidade para as empresas.  Grande parte está num momento de revisar sua presença na internet. Mas muitas esquecem que além de um bom layout, abertura de espaços oficiais na mídia social e uma estratégia de publicidade, é necessário priorizar o conteúdo, principalmente o dinâmico, que deve ter periodicidade regular e atender aos interesses dos internautas.

 É a informação de qualidade oferecida no site da empresa e em suas mídias sociais que vai garantir uma comunicação mais eficiente na internet, ajudando a construir e manter uma boa reputação da marca e gerar negócios.

 Confira abaixo seis dicas para uma empresa que está revendo o projeto do seu site:

1. Planeje

Muitas companhias não investem nessa etapa inicial, seja pela urgência do projeto ou pela falta de verba. Entretanto, essa é a etapa mais estratégica, quando se estuda o comportamento do público-alvo, identificam-se as melhores ferramentas para atingi-lo (incluindo mídias sociais) e o tipo de conteúdo que chamará mais atenção. Nesse momento também são definidas as diretrizes para a usabilidade, ou seja, para facilitar que o internauta encontre as informações que deseja.

2. Utilize técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de sites tem por objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos mecanismos de busca, como o Google.  Um conjunto de técnicas de programação, conteúdo e de links externos será utilizado com a meta de aumentar a quantidade e a qualidade dos visitantes.

3. Ofereça informação de qualidade

Os conteúdos do seu site devem ser escritos por profissionais de comunicação que dominem as técnicas adequadas para atrair e manter o internauta interessado. Inclua também depoimentos de consumidores ou formadores de opinião que confirmem a qualidade do produto e/ou serviço.

4. Invista em conteúdo multimídia

Vídeo, áudio, infográfico. Todos são recursos que complementam o texto e atendem ao interesse de diferentes tipos de públicos. Sem contar que conteúdo multimídia é muito difundido nas mídias sociais. Ou seja, o site passa a ser o local de convergência de todas as mídias sociais da empresa e o local para onde serão encaminhados os internautas interessados nos assuntos divulgados.

5. Interaja nas mídias sociais

Além dos espaços oficiais da empresa nas mídias sociais, que devem ser alimentados com periodicidade e conteúdos adequados aos públicos, é necessário interagir, ouvir e dialogar com os públicos-alvo.

6. Pense numa versão Mobile

Olhe ao seu lado no restaurante, no metrô, no shopping. Fica fácil entender porque é necessário que o site tenha a versão mobile, ou seja, uma versão do site amigável para o celular. De acordo com os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2010, no ano de 2008, de cada mil brasileiros, 794 tinham acesso ao serviço de telefonia celular.

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