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Comunicação Interna 17.07.2020

O papel da Comunicação Interna no mundo pós-pandemia

A COVID 19 chegou ao Brasil e trouxe uma série de incertezas. A vida de todos mudou e a velha rotina foi aposentada. Com a disseminação rápida do novo Coronavírus no País, as empresas tiveram de se adaptar para continuar tocando seus negócios e preservar ao máximo seu quadro de empregados, sem abrir mão da segurança que o momento exigia

 

Quem pôde, colocou seus colaboradores para trabalharem de casa. Mas aí surgiu mais um desafio: como mantê-los produtivos no esquema de home office? E foi então que a Comunicação Interna ganhou ainda mais poder e mostrou o quanto é fundamental para manter o alinhamento entre as equipes e a motivação necessária – mesmo à distância.  

A pandemia colocou à prova a forma de trabalho remoto. O home office veio para ficar. Certamente não será para todos, nem todos os dias, mas provavelmente fará parte da rotina de muitos profissionais que estão alocados em escritórios e não precisam estar presencialmente lá para executar suas funções. 

 

Demanda intensificada de Comunicação Interna

 

Sem dúvida, nesse mundo pós-pandemia, no qual cada colaborador estará em sua casa trabalhando, a demanda pela Comunicação Interna será ainda mais intensificada. Isso porque será preciso muito diálogo entre lideranças e suas equipes para que haja alinhamento de cultura em meio à crise.  

Reforçá-la será imprescindível para que todos estejam sempre caminhando na mesma direção, ainda mais quando os empregados estão longe um dos outros e não a vivenciam diariamente, como acontecia antes. 

Os líderes também terão que ressaltar a cultura e o propósito da organização com atitudes, comportamentos e ações que realmente sejam verdadeiras e transpareçam suas intenções. 

Uma pesquisa da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), realizada com empresas de diversos setores, sobre os desafios da Covid-19 para a Comunicação Organizacional, mostrou que 83% dos profissionais consideram a Comunicação Interna mais impactada pela crise causada pela pandemia. Isso mostra sua importância para as organizações, que hoje tem como principal desafio manter seus colaboradores engajados e produtivos. 

 

Comunicação eficiente, a grande aliada

 

Segundo estudo feito pela ONG americana Kaiser Family Foundation, 53% das mulheres e 37% dos homens entrevistados disseram se sentir ainda mais preocupados e estressados em decorrência do coronavírusEsses números, ainda que sejam dos Estados Unidos, refletem como as pessoas no mundo todo convivem com muitas dúvidas e inseguranças – e não apenas em sua vida pessoal, mas também profissional.  

E essas inquietudes podem se agravar por conta da distância devido ao esquema de home office. Para contornar essa situação, as empresas devem apostar na comunicação de qualidade, clara, coesa e assertiva que mostrem como elas estão atentas e zelosas com relação ao bem-estar de seus empregados.  

Ao disseminar informações constantes e relevantes da área de Recursos Humanoscomo benefícios, pagamentos, férias etc, os colaboradores sentirão mais valorizados e, consequentemente, produzirão mais, já que pesquisas comprovam que funcionários felizes entregam mais resultados. 

 

 

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Um novo jeito de se comunicar

 

Definitivamente, os tempos mudaram. E a forma de se comunicar também. Se antes fazia sentido campanhas terem cartazes, wobblersadesivos de elevador, folders, guias, comunicados, entre outros inúmeros materiais impressos, hoje é preciso repensar de vale investir tanto nesses tipode peças. Afinal, além de gerarem custos, não haverá mais tantas pessoas nos ambientes físicos como antes da pandemia. 

No “novo normal” a tecnologia exercerá um papel fundamental e as empresas terão de abraçar a transformação digital para trabalhar prioritariamente com a Comunicação Digital. É claro que a Comunicação offline continuará a existir, porém em menor escala, atendendo às fábricas que têm colaboradores em linha de produção e ainda não possuem uma plataforma mais tecnológica para substituir os tradicionais murais e quadro de avisos.

 

A tecnologia veio para ficar

 

Para os empregados que estarão em home office, canais online, como sharepoint, intranet, WhatsApp, e-mail, YammerWorkplace serão os meios para divulgação de campanhas, boletins, comunicados e reuniões. Eles já faziam parte do dia a dia da Comunicação das empresas, mas durante a pandemia ganhou ainda mais relevância e, no futuro, será ainda mais estratégico para conectar os colaboradores. 

A tecnologia vai ser a estrela da Comunicação Interna no mundo pós-pandemiaNa pesquisa realizada pela ABERJE, 47% dos respondentes concordaram que a principal mudança que ocorrerá na comunicação por conta da pandemia crise é a ampliação da utilização dos recursos digitais e audiovisuais, a partir da implementação de novas tecnologias e ferramentas. 

Vale lembrar que a videoconferência já vem mudando a forma com que os colaboradores se comunicarão. Por meio deste canal, as empresas estão reunindo funcionários de várias Unidades – e até de outros países  sem ter que gastar com passagens aéreas e hospedagens. Todos ganham tempo, pois o deslocamento não é mais necessário 

Há até empresas que já estão planejando festas virtuais de fim de ano, com uma série de atividades online, para que todos possam celebrar este momento especial, no conforto e na segurança de suas próprias casas. 

 

Comunicação Interna: um ótimo investimento em tempos de pandemia!

 

“novo normal” vai perpetuar tudo aquilo que deu certo durante a pandemia, como o home office. Diante dessa realidade, a Comunicação Interna ganhará ainda mais protagonismo, pois mostrou-se ser mais do que estratégica. Hoje, ela é vital para que as empresas possam se comunicar com seus colaboradores, mantê-los alinhados à cultura da organização e conectados com as lideranças.  

A Comunicação Interna deixou de ser vista como um custo e subiu ao patamar de investimento – e daqueles que realmente valem a pena. Olhar para dentro será cada vez mais necessário, afinal as empresas são feitas de colaboradores e são eles que fazem seus negócios se moverem.

 

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Então, manter um relacionamento próximo a esse público tão importante, é o desafio que a Comunicação Interna tem ajudado as empresas a vencerem. Afinal, quando a informação certa chega no momento certo, as pessoas se sentem seguras e sabem que fazem parte dos planos futuros da organização. Esses sentimentos de inclusão e confiança promove uma forte conexão entre a empresa e seus colaboradores, mantendo-os sempre juntos, mesmo que à distância.  

 

 

Sobre o autor

Comentários:
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  1. Eri Yoshiy
    Eri Yoshiy

    Cris, muito obrigada!
    Você é uma pessoa muito querida e uma profissional incrível.
    Que bom que você gostou do conteúdo.
    Saudade de você!
    Um beijo grande

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  2. Avatar
    Cristiane Garcia da Silva

    Eri, estava eu aqui pesquisando sobre comunicação e encontrei seu artigo. Parabéns pelo conteúdo do artigo, está muito bom! Você sempre muito competente!

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