Há uma relação direta entre as práticas de comunicação interna e os resultados positivos alcançados pelas empresas, tais como aumento do nível de inovação, menos greves e redução dos custos totais. O maior valor de uma boa comunicação interna são os relacionamentos que as organizações constroem, que por sua vez levam à eficiência organizacional. As estratégias de comunicação interna, quando aplicadas de forma eficaz, ajudam as empresas a criar e manter um nível mais elevado de envolvimento dos funcionários, o que por sua vez leva a níveis mais elevados de engajamento e comprometimento das equipes com os resultados.

É errado pensar que o público interno dentro da empresa seja homogêneo. Na verdade, existem vários públicos internos, dependendo do tipo de relação que as pessoas mantêm com suas organizações empregadoras e do local de trabalho.

Ao longo do artigo vamos responder algumas dúvidas que costumam surgir sempre que estamos diante do desafio de levar a informação correta, no tempo certo, usando os meios mais adequados para alcançar o público que atua em ambientes industriais. O que deve ser levado em consideração para alcançar esse público? Que canais são os mais adequados? A linguagem pode ser um elemento facilitador? O que deve ser evitado?

Sem a pretensão de esgotar o assunto, convidamos você a nos acompanhar e refletir sobre as melhores práticas para ter sucesso na sua comunicação interna, em especial com o público-alvo desse artigo.

O que é comunicação interna?

A comunicação interna representa uma das atividades básicas de gestão de qualquer empresa. É o conjunto de sistemas de comunicação, formais e informais, entre empregadores e empregados. Tais sistemas são constituídos por emissores, receptores, conteúdos, canais, mensagens, eventos e rituais, que contribuem para que haja troca e compartilhamento de informações entre os membros da gestão e o público interno.

Por que ter um sistema de comunicação interna eficiente é importante?

A comunicação interna é vital para o sucesso dos negócios e segurança das pessoas. Se bem conduzida e bem sucedida, pode aumentar a consciência, por parte dos empregados, sobre as  ameaças e oportunidades envolvidas na realização de suas atividades. Por outro lado, se a comunicação não for eficiente, pode resultar em ruídos comunicacionais, que por sua vez  geram prejuízos, tanto para os negócios quanto para as pessoas. Uma instrução de trabalho mal compreendida certamente colocará em risco a saúde a a integridade física do trabalhador e resultará em perdas para a produção.

Atenção redobrada em ambientes industriais

Ambientes industriais requerem atenção redobrada por parte tanto do setor responsável pela comunicação interna quanto das lideranças. Quem trabalha nesses ambientes normalmente não tem acesso fácil a canais eletrônicos, como newsletters enviadas por e.mail ou conteúdos publicados na intranet. Assim, trabalhadores de plantas industriais necessitam  de abordagens customizadas e adequadas aos locais onde exercem suas funções.

Por exemplo, nem sempre produzir banners ou cartazes para chegar até esses profissionais é a melhor alternativa. Mesmo se tratando de mídias analógicas, às vezes os locais onde as pessoas trabalham não são adequadas para esses tipos de mídia. É preciso fazer um levantamento sobre o tipo de instalação, a rotina de trabalho do público alvo e os pontos de contato das pessoas com seus locais de trabalho e elaborar a melhor abordagem para cada situação.

Canais de Comunicação Interna mais utilizados para o ambiente industrial

Não existe uma única resposta para essa pergunta. É preciso, conforme já dissemos, conhecer o perfil, os hábitos e os pontos de contato com a empresa de quem trabalha em ambientes industriais antes de definir o plano de mídia, tanto para campanhas quanto para comunicados e notícias do dia a dia.

Esse conhecimento é primordial para evitar investimentos em canais que não produzam o resultado esperado. Há caminhos que levam a esse conhecimento: pesquisas internas, rede de multiplicadores e vivência local são alguns deles.

Respeito é bom e todos gostam

Algumas práticas de comunicação realizadas em locais e momentos de lazer e descontração de quem atua em ambientes industriais devem ser evitadas. Utilizar os veículos de transporte da empresa para colocar cartazes, publicar áudio ou vídeo institucional é uma dessas práticas. Nem sempre são bem-vindas, já que o período de deslocamento entre a casa e o local de trabalho muitas vezes é usado para descansar, estudar ou mesmo para conversar sobre outros assuntos.

Outra pergunta que deve ser feita por quem quer que o investimento em canais de comunicação dê retorno: os refeitórios são os locais mais adequados para a instalação de pontos de TV Corporativa? Essas e outras perguntas devem ser feitas e analisadas com atenção antes de se decidir em que canal ou plataforma investir.

A liderança é importante aliada

Os sistemas de comunicação iterna incluem fluxos comunicacionais descendentes, ascendentes e horizontais e podem ser iniciadas por qualquer membro da organização. No entanto, a única responsabilidade por sistemas de comunicação eficazes está nas mãos da gestão. Por isso é imprescindível contar com as lideranças como agentes de comunicação.

Em ambientes industriais é comum haver reuniões rápidas antes do início do expediente. Nessas reuniões, que costumam receber o nome de DDS (Diálogo Diário de Segurança), os líderes têm a oportunidade de esclarecer dúvidas, orientar sobre a tarefa do dia, reforçar mensagens de segurança e demais comportamentos desejados e, principalmente, abrir espaços dialógicos com suas equipes. São minutos que valem muito para evitar que informações falsas sejam propagadas no estilo “rádio corredor” ou “rádio peão”.

MAIS DICAS ABAIXO

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Dicas de como fazer com que a mensagem chegue no chão de fábrica

Tendo todos esses cuidados em mente, aqui vão algumas dicas de quem já trabalhou com comunicação interna em ambientes fabris e experimentou sucessos e fracassos. Vamos a elas:

Rede de multiplicadores

Contar com colegas que queiram fazer parte de grupos de multiplicadores que possam atuar como receptores e disseminadores de informações faz toda a diferença. Se essas pessoas puderem passar por uma capacitação em comunicação, melhor ainda.

Visibilidade para quem trabalha no local

Quer aumentar a audiência para as notícias que são publicadas nas redes internas? Inclua pautas locais nos canais de comunicação institucional da empresa. Para tanto, a atuação da rede de multiplicadores pode fazer a diferença, captando a notícia onde os fatos acontecem.

Use e abuse do storytelling

Quem melhor para contar histórias de sucesso do que quem vivenciou momentos importantes, desafios alcançados e representa colegas que também participaram dos mesmos momentos? Portanto, inclua sempre relatos de histórias reais e impactantes no planejamento de comunicação interna. São oportunidades imperdíveis para se passar mensagens sobre propósito, valores e cultura organizacional numa linguagem simples, verdadeira e conectada com a realidade local.

Fique “rouco” de tanto ouvir

Essa é uma expressão indicada para todos nós que fazemos comunicação. Se você não conhece o seu público, ouça-o antes de planejar qualquer ação de comunicação.

Tecnologia como sua aliada

A internet encurtou distâncias e gerou instantaneidade informacional. Mas não se deixe mover pelo modismo. Pesquise: rede social interna/externa, grupos de whatsapp, intranet, são recursos que podem ser adotados, desde que façam sentido para a realidade das pessoas a serem impactadas.

Quer saber mais sobre como ter uma comunicação eficaz em ambientes industriais? Consulte o Núcleo de Comunicação Interna da agência Trama Comunicação. Estamos aqui para ajudar sempre com as melhores ideias e soluções para o seu desafio.

Lembre-se, a comunicação interna eficaz não é apenas sobre transmitir informações, mas também sobre criar um ambiente onde os funcionários se sintam valorizados e engajados em contribuir para o sucesso da empresa.

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