
A Comunicação Interna no alvo dos Negócios
No episódio desta semana do Podcast Diálogos, Eri Yoshiy, gerente de atendimento do núcleo de Comunicação Interna do Grupo Trama Reputale, conversa com Ana Cristina Limongi-França, consultora de empresas e professora de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, da FEA-USP.
O que a Comunicação Interna tem a ver com o sucesso dos negócios de uma empresa? Tudo!
Isso porque quando investimos em Comunicação Interna, investimos também em pessoas, em ambientes de trabalho mais engajadores e inspiracionais, em transparência, integridade e, acima de tudo, em produtividade.
Segundo a pesquisa Communication Barriers in the Modern Workplace (Barreiras de Comunicação no Ambiente de Trabalho Moderno), realizada pela revista britânica The Economist, falhas na Comunicação causam problemas para a produtividade e para a saúde dos colaboradores.
O estudo envolveu 403 executivos dos Estados Unidos:
- 44% dos entrevistados relataram que a falta de comunicação causou atrasos ou falhas na conclusão de projetos;
- 18% afirmaram que as falhas levaram à redução das vendas;
- 52% dos participantes da pesquisa apontaram que problemas de comunicação contribuíram para o aparecimento do stress;
- e para 31%, provocaram desânimo entre os profissionais da organização.

Para entender melhor todo esse cenário, gravamos um podcast com a Ana Cristina Limongi-França. Ela é consultora de empresas e professora de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (USP).
Para ouvir o Podcast Diálogos, só clicar aqui.
Sobre o autor
Profissional com mais de 20 anos de experiência em Comunicação, passando por empresas como JBS, Weber Shandwick, entre outras. Soma-se à minha vivência profissional, editorias de conteúdo e assessora de imprensa de contas nacionais e internacionais, além da atuação em publicações dirigidas à cultura japonesa.