Nas empresas, tenham elas poucos ou muitos trabalhadores contratados, existe um caminho comum percorrido ao longo dos anos por quem ingressa na corporação.  Essa trajetória se chama “jornada do colaborador” e, por mais que varie individualmente em relação ao tempo, segue uma mesma sequência: vai desde o momento em que a pessoa é atraída por uma vaga até o seu desligamento.

Normalmente, essas  fases – são bem conhecidas pelos setores e profissionais de Recursos Humanos – são: atração, contratação, onboard, desenvolvimento, performance, engajamento e, ao final, retenção ou offboard.

Entretanto, se há um consenso sobre a jornada do colaborador nas empresas, adotada como um processo “default”, para que políticas de RH ou DH sejam planejadas e implementadas, não são todas as companhias que vinculam essa jornada a um processo tão importante quanto essas políticas : o de Comunicação Interna.

Para iniciar o tema, é fundamental dizer que, apesar de muitas organizações ainda não possuírem uma estratégia de comunicação interna, ou CI – como chamamos intimamente -, essa é uma realidade que vem mudando ao longo do tempo, ainda mais após uma pandemia.

O distanciamento social que demandou que milhares de empregados ficassem em suas casas foi o mesmo que mostrou, em muitos casos, as debilidades de fluxos equivocados de comunicação interna, impondo, assim, uma nova necessidade de as empresas se comunicarem com seus times e interpessoalmente.

Isso fez com que a CI ganhasse outros patamares de importância na hierarquia organizacional. A Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2022, da ABERJE, apontou que o percentual de áreas que possuem um planejamento estratégico de CI cresceu:

  • De 63% (2021) para 79% (2022);
  • Assim como o volume de áreas que atrelam seus objetivos de CI aos da organização, com crescimento de 75% para 87%.
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Por outro lado, esse crescimento não necessariamente indica que CI e RH realmente trabalham juntos em todas as empresas. Agora, responda:

se a comunicação interna é elo crucial entre a estratégia de negócios (com o atingimento de seus resultados), os valores de uma organização (e a disseminação de sua cultura como marca empregadora) e a valorização de um ativo fundamental de uma empresa (seus colaboradores), por que não começar pelo básico, ou seja: pelo caminho que temos certeza de que o indivíduo vai percorrer nessa companhia? Sim, estamos falando da jornada do colaborador.

No Grupo Trama Reputale, ao realizar um planejamento de Comunicação Interna para nossos clientes, além de um diagnóstico completo sobre os perfis comunicacionais da empresa, seus canais, mensagens, ademais dos diversos públicos que compõem esse corpo funcional e das dimensões em que essa empresa se encontra no campo da CI, sempre vinculamos esse plano e as diversas ferramentas e ações à jornada do colaborador.

Os caminhos da jornada

O fluxograma a seguir indica, em síntese, como essa simbiose pode e deve acontecer nas empresas e como entendemos que a CI se torna um catalizador importante para que a companhia suba degraus essenciais em seu fluxo comunicacional.

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Atração

Não é apenas o que uma empresa diz sobre si mesma que impacta suas contratações e retenções. O reforço positivo dos seus colaboradores influencia na qualidade dos possíveis candidatos a emprego.

Então pergunte-se:

sua empresa está comunicando internamente sobre sua missão de atrair talentos que considerem seu propósito motivador?

Contratação

O padrão de comunicação com o qual a empresa notifica, informa e encoraja o novo contratado (bem como os candidatos não selecionados) deve ser positivo e cercado de cuidados, pois indica como a empresa se comunica internamente no dia a dia.

Então pergunte-se:

vocês estão se comunicando corretamente com seus candidatos selecionados e não selecionados? Que tipo de primeira impressão a empresa está formando no contato e relacionamento com seus novos contratados?

Onboard

Um estudo da SHRM apontou que 58% dos colaboradores que passam por um programa estruturado de onboarding têm maior probabilidade de permanecer na organização após três anos.

Então, pergunte-se:

novos contratados fazem, desde o primeiro dia de integração, um processo de longo prazo que estabelece expectativas claras e um relacionamento positivo com a empresa e sua liderança?

Engajamento

A pesquisa Panorama Engajamento Brasil de 2018 revelou que 39% das empresas nunca mensuraram o indicador. É um número alarmante se considerarmos que, segundo pesquisa recente do Instituto Gallup, 85% dos funcionários no mundo todo não estão engajados ou estão ativamente desengajados em seus trabalhos e que o engajamento é uma ferramenta poderosa para aumentar a satisfação de clientes, vendas, lucratividade. Também impacta na diminuição de rotatividade, absenteísmo, incidentes de segurança e problemas de qualidade.

Então pergunte-se:

como sua empresa está estimulando o engajamento no ambiente de trabalho? Que tipos de canais estão usando para se comunicar com os colaboradores e estabelecer o fluxo de mão dupla entre eles e a empresa? Do mesmo modo, como os colaboradores se comunicam entre si? Como envolver e estimular as lideranças nesse processo?

Performance

A performance está diretamente vinculada ao cumprimento de metas e expectativas em relação ao papel de cada colaborador na empresa, bem como de diversos outros skills qualitativos que a pessoa deve apresentar para se desenvolver e crescer na companhia. A comunicação interna dá um suporte fundamental para que a empresa deixe claras as suas intenções, suas metas e o que espera de seus times e seus líderes.

Então, pergunte-se:

como você está comunicando as metas da empresa? Há o entendimento em cascata do papel e importância de cada um (na escala hierárquica) sobre o cumprimento destas metas? Como a sua empresa reconhece e divulga os resultados e conquistas corporativas e individuais?

Desenvolvimento

Esta é uma etapa fundamental nas organizações. Afinal, a gestão de pessoas reconhece os colaboradores como indivíduos mutáveis, que evoluem com o passar do tempo. Sem contar que a empresa pode e deve qualificar seus profissionais para que isso se reverta ao próprio trabalho. Nesse processo, o líder será protagonista no ciclo de vida do colaborador.

Então, pergunte-se:

de que maneira o processo de treinamento e capacitação é comunicado? Está claro para os colaboradores que a sua empresa oferece diversas oportunidades de melhoria, capacitação e educação continuada? De que forma a comunicação é condutora do processo de preparação de lideranças e vitrine dessas pessoas internamente e externamente?

Offboard

O ciclo se encerra com o desligamento, que sempre é um momento delicado para todos os envolvidos. Aqui, é muito importante que, nos casos de demissão e dispensa, a empresa tenha medidas voltadas para aprender sobre os porquês que levaram à saída do colaborador, como as pesquisas demissionais.

Então, pergunte-se:

você analisaria que o offboard da sua empresa é transparente e humanizado? De que forma os processos de desligamento são comunicados (para quem sai e para quem fica)?

Investimento em Comunicação Interna

Em resumo, é crucial que as empresas invistam em estratégias eficazes de Comunicação Interna, promovendo a transparência, o diálogo aberto e o fluxo contínuo de informações entre os colaboradores e a liderança. Essa abordagem fortalece o vínculo entre a comunicação interna e a jornada do colaborador, resultando em uma equipe mais engajada, motivada e produtiva, capaz de contribuir para o sucesso da empresa como um todo.

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