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Comunicação Interna 23.10.2018

Como criar indicadores para mensurar a comunicação interna da sua empresa

Tenha em mente que tudo pode e deve ser mensurado, tangível ou intangível. Saber como mensurar a comunicação interna é fundamental para você ter a certeza da eficácia das ações. Separamos, nesse artigo, alguns pontos importantes que vão ajudar você a criar os seus indicadores para atingir os resultados que deseja alcançar.

 

“O que não é medido não é gerenciado”

Então, o primeiro grande passo que temos que tomar é encarar a comunicação interna como uma área que, como qualquer outra dentro da empresa, precisa comprovar o retorno que gera a partir de certos indicadores.

Mensurar os resultados da comunicação interna é essencial para garantir que as ações continuem sendo uma arma importante para um posicionamento estratégico. Ter indicadores de desempenho desta comunicação significa garantir o retorno do investimento e facilitar o nosso entendimento se as ações traçadas estão cumprindo com os objetivos almejados.

 

Indicadores naturais

Os indicadores de comunicação interna são importantes para que haja controle e manutenção do planejamento de comunicação da sua empresa. Mas como ter o controle desses indicadores?

De forma natural, é claro.

Estabelecer esses indicadores deve ser um processo natural, que surja do relacionamento com a equipe, do diálogo constante e do gerenciamento dos processos produtivos.

Além disso, para estabelecer indicadores eficientes é preciso identificar o contexto da empresa, ou seja, quais serão as métricas e como elas serão utilizadas.

Mensurar a efetividade da comunicação interna é um desafio em praticamente todas as empresas e isso dificulta com que a área seja vista com potencial estratégico para o negócio. Por isso, elencamos alguns KPIs essenciais para medir a efetividade do seu plano de comunicação e, com isso, planejar, ajustar e comprovar a efetividade das campanhas internas. Vamos a eles?

 

1 – Quais são os principais objetivos da comunicação interna de minha empresa?

Exemplos:

  • estabelecer canais oficiais de comunicação;
  • aumentar a produtividade dos colaboradores;
  • reduzir o turnover (demissões) da empresa;
  • aumentar (ou melhorar) a comunicação das lideranças;
  • reduzir o número de acidentes de trabalho;
  • comunicar dados de gestão.

 

2 – Estruturação e Organização dos Canais

A estrutura e a eficiência dos canais de comunicação são importantes indicadores de comunicação interna. Esteja atento ao desempenho deles:

  • penetração;
  • volume;
  • periodicidade;
  • distribuição;
  • pertinência e até mesmo aparência.

Se esses aspectos estiverem em alta, eles podem ser apresentados como excelentes indícios de uma comunicação interna de qualidade.

 

3 – Campanhas de Endomarketing

Campanhas cujo público-alvo é o colaborador também são um excelente indicador para mensurar a efetividade da comunicação. Se os colaboradores demonstram satisfação com ações pequenas e pontuais é sinal de que o fluxo de comunicação conseguiu ser ágil e objetivo.

 

4 – A Gestão

Se a adequação dos colaboradores aos processos de gestão da sua empresa está positiva, significa que há maior retenção e entendimento das mensagens, coerência, simetria, agilidade e transparência. Os resultados desta avaliação também ajudam a mensurar:

  • o grau de impacto exercido pela comunicação;
  • evidências de como os colaboradores entendem as práticas de gestão da empresa, percepção essa que pode ser manifestada no clima organizacional;
  • entendimento de práticas de segurança;
  • absorção de processos de qualidade;
  • prática dos valorese outros elementos da cultura organizacional.

 

5 – Lideranças

O desempenho das lideranças e seu relacionamento com os colaboradores também são poderosos indicadores de comunicação interna.

Se os líderes estão bem informados e conseguem transmitir as exigências e valores da organização, significa que a comunicação horizontal está transparente.

As lideranças também são responsáveis por estimular o engajamento dos colaboradores no trabalho para que eles “vistam a camisa”. Se você enxerga isso na sua empresa, com certeza há algum valor da comunicação interna nesse resultado que precisa ser medido.

 

6 – Indicadores Digitais

Se o seu foco é mapear os canais de comunicação com natureza digital, olha só quantos indicadores ainda podem ser utilizados:

 

Intranet ou Blog Corporativo

  • Número de visualizações de cada página do site/ blog/ portal;
  • Tempo de permanência no canal (médio);
  • Comentários e feedbacks nas páginas;
  • Taxa de cliques em outros links sugeridos;
  • Taxa de rejeição (quando o usuário sai do site pela mesma página que entrou, sem navegar mais);
  • Posts mais acessados.

 

E-mail Corporativo

  • Taxa de abertura dos e-mails;
  • Taxa de cliques nos links colocados nos e-mails;
  • Analítico por usuário (quais são os que mais abrem/ clicam).

 

TV Corporativa

  • Número de visualizações (por sensores de presença);
  • Resultados de CTAs (pedidos para determinada ação) veiculados nas telas;
  • Quantidade de veiculações de cada mensagem;
  • Aumento da percepção interna sobre a marca (branding);

 

7 – Retorno Sobre Investimento (ROI)

Esse cálculo, relativamente simples, busca definir qual o retorno financeiro obtido em um determinado investimento. A comunicação interna é um investimento, então, é possível calcular se tem trazido resultados positivos à organização.

 

ROI = Retorno Obtido – Investimento realizado / investimento realizado X 100

 

Veja um exemplo. Imagine que investiu R$ 10 mil em um sistema de TV corporativa para uma rede de lojas. Após isso, percebeu que suas vendas subiram cerca de 30 mil reais. Então, fórmula é a seguinte:

 

ROI = 30.000 – 10.000 / 10.000 X 100

 

Nesse caso você obteve um retorno de 200%. Um ótimo investimento para qualquer empresa.

 

Concluindo…

É ampla a variedade de indicadores de comunicação interna que podem ser implantados na sua empresa! No entanto, é essencial que os profissionais de comunicação entendam quais fatores exigem maior necessidade de mensuração para que os indicadores sejam os mais adequados à realidade do seu negócio.

 

 

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