Recentemente, o Núcleo de Conteúdo, da Trama Comunicação, teve acesso a uma importante pesquisa, divulgada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), a respeito dos hábitos de vestuário do consumidor brasileiro. O setor Têxtil e de Confecção brasileiro é o quarto maior do mundo na produção de vestuário, emprega cerca de 1,7 milhão de trabalhadores diretos e faturou US$ 60 bilhões em 2010. Daí a importância dos dados contidos no levantamento.

O estudo identificou os principais hábitos dos consumidores e a existência de uma forte relação deles com a moda. Algumas características presentes nas peças de vestuário e artigos de moda foram consideradas muito importantes no momento da compra: conforto, bom preço, qualidade e durabilidade. Também foi identificada uma grande demanda  de consumo interno decorrente do crescimento econômico. Veja alguns apontamentos:

1. apenas 27,1% dos entrevistados costumam olhar as etiquetas das peças de vestuário/artigos demoda para saber a origem do produto;

2. as mulheres são as maiores responsáveis, com participação de 84,6%, pela escolha de peças de vestuário/artigos de moda para si próprias ou para membros da família;

3. a frequência de compra de peças de vestuário/artigos de moda é de uma vez por mês para 37,7% dos entrevistados e a cada três meses para 30,4% dos consumidores;

4. as lojas de rua são o local preferido para compra de 56,2% dos entrevistados, sendo que quanto mais jovem o consumidor, maior a preferência pelas compras em shoppings;

5. o dinheiro ainda é a principal forma de pagamento utilizada para comprar vestuário/artigos de moda, com 56,4% das preferências, seguido de cartão de crédito, com 30,4%;

6. somente 15,2% dos consumidores já compraram peças de vestuário/artigos de moda pela internet;

7. No Brasil, a participação do gasto com vestuário no total de despesas das famílias é de 5,5%, sendo que a região Norte apresentou o maior índice: 7,4%;

Com um pool de jornalistas altamente especializados no segmento de consumo, a Trama conta em seu portfólio com diversas contas em assessoria de imprensa, mídias sociais e conteúdo focadas nesse universo, casos da Arcor Brasil, Experimento Intercâmbio Cultural, Kangoo Jumps, Avid Brasil. Por isso, estamos sempre de olho nas tendências dos mais variados trades e nichos de negócios, pesquisando e estudando mercados para nossos parceiros comerciais. Conte conosco!