O ano de 2022 já está batendo à porta, mas ainda dá tempo de planejar suas metas de assessoria de imprensa! Até chegar à finalização do planejamento há etapas importantes a serem cumpridas, como:

  • avaliar o histórico de resultados do ano anterior;
  • realizar pesquisas de tendências e análises dos concorrentes;
  • rever os objetivos de comunicação e KPIs.

Entre outras ações relevantes que o time responsável pelas ações de assessoria deve considerar, seja ele interno ou formado por profissionais de uma agência parceira.

A seguir, confira o checklist que preparamos para facilitar sua organização:

1) Faça um Balanço das Ações do ano anterior

O primeiro passo para estruturar o trabalho de relacionamento com a imprensa no início de um novo ano é reunir a equipe responsável para uma reflexão sobre as atividades realizadas e resultados alcançados no ano anterior.

É preciso revisitar os objetivos estabelecidos e fazer não apenas análise dos pontos positivos e sucessos conquistados, mas também dos entraves, ou seja, aqueles pontos que dificultaram o alcance pleno das metas estabelecidas.

A partir dessa discussão será possível pensar o planejamento do ano atual de forma mais crítica e estratégica. 

2) Redefina Objetivos

Os objetivos de comunicação que vão orientar o trabalho de assessoria de imprensa devem estar diretamente alinhados com as metas de negócios das empresas.

Por isso, assim como, normalmente, há uma revisão das estratégias corporativas a cada início de ano, deve haver também uma redefinição dos objetivos de comunicação, de maneira que o time responsável possa incluir no plano anual de relacionamento com a mídia estratégias que contribuam para que a empresa alcance o sucesso que deseja em sua área de atuação.

Quer um exemplo?

O objetivo de uma determinada marca em 2019 pode ter sido, por exemplo, chamar a atenção de investidores do seu setor, o que levou o time de assessoria de imprensa a focar no relacionamento com veículos de negócios e economia, comumente mais lidos pelos profissionais do mercado financeiro.

Já em 2020, pode ser estratégico para essa mesma marca ter um plano estruturado para comunicar a ampliação de seu portfólio, com novos produtos que serão lançados ao longo de todo o ano, o que pede uma estratégia totalmente diferente, focada em mídias de varejo ou canais especializados.

Ponto Focal!

Portanto, antes de qualquer coisa é preciso haver clareza sobre quais são os objetivos do trabalho de aproximação com a mídia. Onde quero chegar e por quê? Como isso favorece o negócio? Estas e outras perguntas são fundamentais nesse processo.

3) Mudaram os objetivos? Repense seus KPIs!

Caso haja mudanças de objetivos é preciso também repensar os KPIs, ou seja, os indicadores de resultados do trabalho de assessoria de imprensa.

O balanço de atividades e resultados do ano anterior, mencionado no primeiro item desse checklist, é um bom documento para ajudar a fazer essa reflexão.

Ao finalizá-lo, é possível que você se questione sobre dados importantes que não foram mensurados ao longo do ano e, assim, estabelecê-los como KPIs para avaliação do novo período, aumentando a inteligência e assertividade do trabalho realizado.

4) Faça uma revisão das Mensagens-Chave

O posicionamento de marca estabelecido no ano anterior ainda serve para os objetivos que viso alcançar em 2020? Saber responder a essa indagação também é importante para iniciar o trabalho de assessoria de imprensa, pois as mensagens a partir das quais os conteúdos de comunicação serão produzidos estão intimamente ligadas aos objetivos da marca.

Se desejo esse ano mudar a percepção em torno do meu portfólio de produtos, por exemplo, preciso saber aquilo que deve ser alterado na forma como vinha me comunicando com meu mercado até então.

Ter um position paper atualizado de forma permanente, de acordo com as mudanças de rota da empresa, é importantíssimo para manter uma comunicação alinhada, ou seja, com mensagens que cheguem de forma uníssona para todos os públicos – inclusive com a imprensa, favorecendo o fortalecimento da reputação da marca.

Bônus 😉

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5) Pesquise… e inove!

Quando se está iniciando o planejamento de uma nova fase de trabalho, é importante que a equipe de assessoria de imprensa realize pesquisas que podem colaborar para trazer inovação às atividades realizadas. É como se diz popularmente: não se alcançam novos e melhores resultados fazendo sempre as mesmas coisas.

A área de comunicação, de um modo geral, é extremamente dinâmica e volátil, por isso, é preciso um esforço do time para manter-se permanentemente atualizado, a fim de trazer ideias diferentes para o plano anual de assessoria de imprensa, incluindo:

  • a indicação de novos canais;
  • pautas alinhadas às tendências de mercado;
  • ações inspiradas em cases de sucesso (inclusive da concorrências);
  • indicação de perfis de jornalistas, influenciadores digitais e formadores de opinião estratégicos.

Pesquisar, estudar e buscar conhecimento, portanto, não só é importante, como imperativo!

Partiu planejamento!

Uma vez realizados todos os passos anteriores, temos material suficiente reunido para produzir o planejamento anual voltado ao trabalho de assessoria de imprensa.

Nele, devem constar, além dos resultados da reflexão de todos esses pontos mencionados anteriormente, a descrição das ações que serão realizadas ao longo do ano com o objetivo de fazer com que a marca trabalhada alcance seus objetivos de comunicação.

É importante organizar todas essas atividades em um cronograma macro do ano, a fim de documentar tudo aquilo que foi projetado para o período.

Mensalmente, esse cronograma deve ser revisitado e destrinchado pela equipe responsável a fim de colocar em práticas as ações programadas.

Vale ainda mencionar a importância de se realizar reuniões periódicas com todos os envolvidos por essas estratégias com o objetivo de avaliar mês a mês a efetividade das atividades, os resultados alcançados e discutir eventuais mudanças que devem ser promovidas no plano original.