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Comunicação Corporativa 03.05.2021

Branding: o que é e como utilizar as estratégias na gestão da sua marca

Branding é um conceito que envolve ações relacionadas a valores, propósito, posicionamento e identidade. O objetivo é gerar sensações e conexões entre marca e consumidor. Nesse texto, saiba como aproveitar ao máximo essa estratégia na gestão da sua marca.

 

Branding é uma forma de gerir as estratégias de marca de uma empresa, envolvendo todas as ações, que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.

Entender o que é branding é compreender como utilizar um conjunto de estratégias, associadas a um trabalho efetivo de assessoria de imprensa, com o intuito de construir uma percepção positiva do público a respeito da sua marca, considerando seus valores, propósitos e posicionamento.

O objetivo desse trabalho é ainda garantir que todos seus públicos-alvo entendam seu posicionamento, potencializar sua relevância no mercado, aumentar sua visibilidade e fazer com que sua marca tenha uma boa reputação para que sua empresa cresça e se desenvolva de maneira sustentável.

 

E por que o Branding é importante?

 

A competitividade é alta e conseguir demonstrar diferenciais passou a ser necessário no mundo corporativo, assim como ter claros os valores da marca, propósito e posicionamento. A ideia é criar uma conexão com os clientes, fazer com que eles se identifiquem com a sua marca e, por isso, passem a consumi-la.

É preciso entender que sua marca não é apenas um logotipo ou um nome. Ela precisa ser um conjunto de sentimentos e experiências que os seus consumidores tiveram ou criaram do produto ou serviço que você oferece.

O processo de gestão proporciona diversos tipos de benefícios. O principal deles é o reconhecimento da marca de imediato e conexões emocionais, mas existem outros muito importantes também. São eles:

  • Aumento da confiança do seu público;
  • Presença na mente do consumidor;
  • Maior valor atrelado à marca;
  • Fidelidade com o público-alvo.

E para que isso ocorra da maneira esperada é preciso, antes de tudo, manter a consistência das ações, planejamentos e apresentações ante o mercado e ao público. A inconsistência no uso e na forma de trabalhar a sua marca pode comprometer a confiabilidade dos consumidores e ter um impacto negativo nas suas opiniões e na decisão do público.

 

Planejamento Estratégico para Gerir a Marca

 

É necessário ter em mente que todos os processos de gestão de marca se conversam, ou seja, o próximo passo só será bem sucedido se o anterior alcançar os dados e informações necessários para tal. Com isso, o conjunto de estratégias que criam, administram e reposicionam uma marca de acordo com as necessidades de uma empresa e como o público a percebe deve seguir alguns passos como:

  • Identificar o público-alvo;
  • Definição de posicionamento;
  • Alinhamento das informações.

Por fim, o processo para colocar em prática a estratégia de gestão da marca passa pela construção do conceito da mesma para o público, alinhando os dados e as informações para buscar o posicionamento desejado.

 

 

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