A Assessoria de Imprensa gera às PMEs e startups destaque e força na divulgação das soluções e projetos desenvolvidos. Separei 6 dicas para você começar 2021 contratando um time que vai te ajudar a alavancar sua empresa, marca, negócio ou produto. Vamos juntos nessa?

 

As micro e pequenas empresas e as startups somam uma significativa parcela na economia brasileira e enfrentam a concorrência e a competitividade. E, muitas delas, deixam de contratar uma assessoria de imprensa por acreditarem que esse tipo de serviço é necessário apenas para corporações que já estão estruturadas ou presentes há muito tempo no mercado. No entanto, a comunicação é estratégica para apresentar, assessorar, desenvolver, concretizar e ampliar uma marca que precisa de divulgação.

Para um empresário de micro e pequenos negócios procurar uma assessoria de imprensa, necessita determinação para se apresentar ao mercado, ser ousado em tornar a sua marca conhecida e estar pronto para conquistar novos clientes. Além disso, ele precisa enxergar o mercado competitivo que enfrenta e ter um bom produto e/ou um excelente serviço para oferecer.

Para incentivar neste desafio, destaco seis principais razões para contratar uma equipe de Assessoria de Imprensa:

 

1- Baixo Custo x Excelente Retorno

Em termos de recursos financeiros, a assessoria de imprensa é mais viável, do que a publicidade. O serviço proporciona a visualização da marca em jornais impressos, revistas e sites, gerando ótimos resultados no desenvolvimento de um negócio.

 

2- Maior Credibilidade

A matéria jornalística transmite mais credibilidade para o leitor do que um anúncio, já que, na propaganda, trata-se da empresa falando de si mesma, e não de um profissional imparcial falando/recomendando.

 

3- Maior Visibilidade

As plataformas de comunicação reforçam a divulgação das soluções e projetos desenvolvidos pelas empresas, dando maior destaque para o produto ou serviço oferecido. Desta forma, traz efeitos maiores do que um anúncio publicitário.

 

4- Forças para Alavancar o seu Negócio

A assessoria de imprensa fará com que você seja lembrado por quem realmente importa: o consumidor final, investidores, parceiros ou a grande mídia. No entanto, é preciso saber com quem dialogar, qual a melhor forma de atingir o público-alvo, além de construir adequadamente a narrativa da sua empresa.

 

5- Vire uma Referência no seu Mercado

Com uma exposição estratégica, a assessoria de imprensa pode transformar o seu negócio em uma referência para o seu público-alvo.

 

6- Ganhe Mídia Espontânea

Por meio da assessoria de imprensa, o jornalista consegue emplacar matérias utilizando a mídia espontânea, que reverte à empresa repercussão sem ônus, recebendo assim, visibilidade pública, por meio das televisões, jornais impressos, rádios, revistas e nas redes sociais, além de todo um relacionamento que ele terá criado com o profissional.

 

 

[Bônus]

Principais atividades de uma Assessoria de Imprensa

 

Você viu até aqui o quanto sua empresa, marca, negócio ou produto pode ganhar com um trabalho estruturado de Assessoria de Imprensa.

Agora, quero te mostrar como o time de AI atua para cumprir tudo o que foi dito acima. Você vai perceber que um projeto bem estruturado de Comunicação Empresarial é muito importante a qualquer negócio que deseja obter mais destaque e visibilidade.

E olha, mais uma dica: o processo precisar ser contínuo, pois não existe mágica no mundo dos negócios, nem relacionamento constante que seja alimentado. Pense nisso!

 

  • Produção de releases sobre novas tecnologias, lançamento de produtos e serviços e posicionamento frente a algum assunto;
  • Media training para preparar o porta-voz da empresa para atender aos jornalistas;
  • Envio de sugestões de pauta exclusivas para veículos estratégicos de grande imprensa;
  • Sugestões de fontes estratégicas para participação em pautas que o veículo está tocando;
  • Encontro de aproximação com jornalistas que cobrem o setor de atuação da empresa, a fim de estreitar relacionamento para colaboração em pautas futuras;
  • Elaboração de artigos em seu nome ou de algum porta-voz da empresa;
  • Divulgação de cases de sucesso;
  • Organização e participação em eventos, feiras e palestras;