Busca por inovação e adaptação às novas formas de comunicar são fundamentais para manter a relevância da Assessoria de Imprensa em 2020 (e a partir dele).
A Assessoria de Imprensa é um dos instrumentos da área de Relações Públicas responsáveis pela gestão de relacionamentos entre as organizações e a mídia, visando a construção de uma imagem positiva junto à opinião pública.
É a ferramenta a partir da qual se busca conseguir espaço espontâneo, fazendo-se valer da credibilidade dos jornalistas e veículos, com o objetivo de tornar públicas notícias importantes e estratégicas para uma determinada empresa, instituição ou personalidade.
Essa conquista é feita por meio da identificação e disseminação de informações, fatos e histórias relevantes que tenham apelo noticioso.
Como fazer Assessoria de Imprensa em 2020?
Os temas trabalhados pela equipe de assessoria de imprensa devem possuir algum teor de interesse público, ainda que com fundo institucional, tendo como ponto de partida, nesse caso, um conteúdo empresarial.
Isso porque temas que tenham relevância para uma grande parcela da sociedade é o que verdadeiramente interessa aos jornalistas, que buscam cativar e fidelizar sua audiência.
Diante disso, em 2020 – e não só nele, mas daqui para frente – é preciso prestar bastante atenção nas novas formas de se consumir notícias. Segundo um estudo global da Comscore, os mais jovens estão se informando pelas redes sociais e não querem pagar para acessar conteúdo, um cenário que nos levar a refletir sobre como fazer assessoria de imprensa neste novo ano que começa.
Separei algumas reflexões que quero compartilhar com você e que acho superimportantes colocarmos em prática no seu planejamento de comunicação para este ano. Confira:
1- Estude novos espaços
Primeiramente, é preciso mapear e identificar quais são os veículos que estão conseguindo estabelecer comunicação com o seu público. E quem entra nessa lista?
Além da relevância dos veículos para o seu segmento, é preciso avaliar questões, como:
- audiência;
- público-alvo;
- e alcance desses canais.
Aqui, vale apostar em veículos que compartilham suas notícias em suas próprias redes sociais, desta forma, a sua informação é multiplicada por outros canais, ganhando uma abrangência ainda maior, alinhada ao comportamento atual de consumo de informação.
Redes Sociais, Blogs, WebTvs e canais do Youtube são as plataformas de mídia da vez. Vale concentra-se nelas, estudá-las e encontrar formas de destacar sua marca nesses ambientes.
2- Mude a forma de produzir conteúdo
Produzir conteúdo para levar aos jornalistas notícias sobre uma determinada empresa faz parte das atribuições básicas da equipe de assessoria de imprensa.
No contexto atual, no entanto, é cada vez mais importante buscar a inovação na forma como se produz a notícia, indo além da redação de texto, uma vez que o fator visual é primordial na forma como as pessoas consumem conteúdo hoje em dia.
Além do tradicional press release, aposte em outros formatos para construir as notícias de um jeito diferenciado, incluindo vídeos, podcasts, infográficos, e (por que não?) GIFs, por exemplo.
Fotos que colaborem para ilustrar o tema abordado também são sempre bem-vindas e ajudam a deixar o conteúdo mais atrativo para os jornalistas, dimensionando o potencial do tema sugerido como pauta a ser trabalhada em seu veículo.
3- Como eu quero que lembrem da minha empresa?
Em 2020 a meta é: mais do que pensar no “onde”, é importante pensar no “como”, na reputação e na imagem que a marca quer passar.
Como sou visto hoje pelos meus steakholders? Essa visão coincide com aquilo que sou de fato? Se sim, como potencializar meus atributos positivos nas ações de comunicação? Se não, como realizar transformações no meu negócio para ser reconhecido de acordo com as minhas expectativas?
Ter clareza sobre as pontos fortes da sua marca e desenvolver mensagens-chave que ajudem a disseminá-las no trabalho de comunicação é fundamental para orientar um trabalho de assessoria de imprensa assertivo.
Afinal, não adianta nada apenas fazer uma determinada notícia sobre a empresa circular nos meios de comunicação se esse resultado não for estratégico para o negócio e não colaborar para fortalecer a reputação da companhia.
4- Construa uma narrativa para sua marca
Na Trama, desenvolvemos uma metodologia chamada Design da Narrativa que tem, justamente, o objetivo de ajudar nossos clientes nesse desafio de construir um discurso de marca único, original e inovador, além de alinhado e assertivo.
Trata-se de um trabalho realizado, geralmente, quando iniciamos um novo contrato de Relações Públicas que contribui para que, não apenas as ações de assessoria de imprensa, mas qualquer estratégia de comunicação, ajude a marca a se posicionar de forma autêntica e, assim, impulsionar os negócios.
Desta forma, sua empresa consegue estabelecer de forma clara qual é a sua identidade corporativa e como ela deve ser comunicada – por meio de quais expressões, destacando quais dados, fortalecendo quais atributos etc.
Uma vez tendo tudo isso definido, a equipe de assessoria de imprensa (e o time de comunicação de um modo geral) terá melhores condições de desenvolver estratégias que contribuam para que as informações divulgadas sobre a empresa favoreçam o fortalecimento de sua imagem no mercado.
Obrigado Wendy, hoje de fasto precisei ler algo assim, pois preciso urgentemente "quebrar paradigmas" quanto ao novo modelo de assessoria. Deixar de lado aquilo que era voltado para bons leitores, e partir para um verdadeiro resumo. Importantes dicas.
Gladiston, eu que agradeço pelo comentário. É importante saber como o material está sendo recebido para a construção dos próximos. E, de fato, a comunicação está mudando, precisamos nos adaptar aos novos hábitos. Porém, vale destacar que, mesmo havendo a necessidade de adaptação aos novos formatos e/ou costumes, é possível entregar um bom conteúdo.
Ótimas dicas. Texto enxuto e didático.
Parabéns, vou utilizar as estratégias propostas.
Nils, obrigada pelo comentário. Fico contente que o texto tenha atingido o objetivo e possa te ajudar na construção de novas estratégias de comunicação.