Com o avanço da tecnologia, o número de informações à disposição aumentou e, consequentemente, cresceu a quantidade de tarefas que devem ser executadas durante o dia.

Com tudo isso, gerir o tempo muitas vezes torna-se um grande desafio.  Mas algumas medidas simples podem ajudar a evitar o desperdício de preciosas horas e aumentar a produtividade.

Em primeiro lugar, é importante que os objetivos sejam estabelecidos com clareza. Ter em mente quais são as metas para o dia ou semana e anotá-las em lugares visíveis é uma boa estratégia.  A utilização de ferramentas, como uma agenda ou planilha com todas as informações sobre prazos, reuniões e outros compromissos é fundamental, pois ajuda a evitar esquecimentos.

A organização do local de trabalho também é outra arma contra o desperdício de tempo. Jornais, documentos e outros papéis podem ser acomodados de maneira lógica, para que não seja necessário procurá-los quando preciso.

Da mesma forma, eliminar e-mails antigos e mover informações para pastas específicas pode poupar minutos preciosos. Além disso, é importante estabelecer horários específicos para checar mensagens. Verificar a caixa de entrada a cada 5 minutos pode tirar a atenção de outras tarefas.

Redes sociais, sites de compras e de outros interesses pessoais também são vilões. O melhor é deixar para acessar esses sites em momentos de descanso.

Ao incorporar essas e outras atitudes, é possível otimizar o tempo e tornar maior produtividade no dia a dia.