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vários microfones apontando para a frente da foto, simulando uma entrevista coletiva
Assessoria de Imprensa 21.10.2019

Assessoria de Imprensa: 7 dicas para ser um porta-voz estratégico

Entenda como o trabalho de assessoria de imprensa pode contribuir para a formação de um porta-voz que transmita credibilidade

Costuma-se dizer que se leva anos para construir a reputação de uma empresa, e minutos para destruí-la. E é nesse sentido que a área de RP atua, promovendo ações positivas e cuidando permanentemente da imagem da empresa.

Lembrando que essa cautela deve existir em todos os meios de comunicação, sobretudo nas redes sociais, onde as informações se disseminam rapidamente.

Quem acompanha de perto o trabalho de Assessoria de Imprensa e de Comunicação Empresarial sabe o quanto é importante ter um porta-voz bem preparado.

Como se destacar em entrevistas

Um planejamento de relações públicas consistente, com posicionamentos, key messages e valores pré-definidos são o ponto inicial para que um porta-voz colha melhores resultados em suas entrevistas.

E para que você consiga trazer bons resultados, separamos nesse texto 7 dicas que um porta-voz deve seguir para se destacar em entrevistas e demonstrar credibilidade junto à imprensa:

1. Ter disponibilidade para entrevistas

Sabemos a dificuldade de encontrar espaços nas agendas da alta liderança. Entretanto, é necessário que o porta-voz esteja disponível para atender à imprensa e, acima de tudo, entenda como funciona o tempo dos jornalistas.  

2. Media Training

É imprescindível passar por esse treinamento específico sobre a imprensa, que ensina como se portar com o jornalista – seja em uma conversa por telefone ou pessoalmente, diante de diversos assuntos que podem ser abordados, inclusive os mais polêmicos.

3. Preparar-se com Antecedência

Com o apoio da Assessoria de Imprensa, o porta-voz deve estudar o tema da entrevista, além de reservar um tempo para ser dedicado exclusivamente ao jornalista, sem atender o celular no meio da conversa ou parar para resolver outras questões.

4. Conduzir a conversa ao seu favor

Costumamos dizer que o executivo é o especialista no assunto, portanto ele pode conduzir a conversa de forma que se beneficie, mostrando firmeza e embasamento no que diz. Se a entrevista for por telefone, é válido deixar uma “colinha” com as principais mensagens-chaves (previamente alinhadas com a Assessoria de Imprensa) para serem passadas durante a conversa. Um porta-voz preparado certamente irá gerar melhores resultados para a empresa em termos de qualidade da matéria e, consequentemente, na exposição positiva de sua reputação.

5. Prestar atenção nas perguntas e ser objetivo nas respostas

É importante ouvir atentamente à pergunta do jornalista para que as informações transmitidas sejam claras, objetivas e atendam às expectativas do profissional. Isso não significa que as respostas devam ser curtas, mas é importante ir direto ao ponto.

6. Reforçar os principais pontos

Para aumentar as chances de a matéria conter os posicionamentos e mensagens-chaves do tema abordado que são de interesse da empresa, o porta-voz pode reforçar, no final da entrevista, os principais pontos que gostaria de destacar.

7. Nunca dar informações “em off”

A regra básica é: o que for dito pode ser publicado. Portanto, se o porta-voz ou os assessores entenderem que alguma informação não deve ser divulgada, ela não deve ser passada ao jornalista de forma alguma.

 

 

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