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Mídias Sociais 14.05.2013

No compasso do CRM Social

“As redes sociais são o melhor lugar para você ser social, sem ter de ser sociável.”

Você saberia dizer quem proferiu essa frase?

Arriscaria dizer que foi um marqueteiro famoso ou um social media guru?

Se você arriscou algum nome conhecido, pode esquecer. Quem disse isso foi uma menina de cerca de 12 anos, aos 36s do vídeo abaixo.

E, por mais que pareça engraçado ouvir isso de uma criança, há muitos adultos, mas muitos mesmo, que pensam da mesma forma. E olha que estamos falando sobre gente esclarecida, conectada, antenada em novas tendências e tudo mais.

Só é social porque é rede, e ponto final.

O que nos conecta é o interesse pelo nosso amigo, conhecido, marca ou produto, e essa é a mais simples equação de todas. Mas, é preciso saber usar as redes. Muitas empresas decidem ter uma página no Facebook, mas não sabem o que fazer quando os fãs começam a fazer perguntas, reclamações, pedidos e afins. Nesse momento, elas se questionam: “Mas não era só para marcar presença nessa rede social que abrimos o nosso perfil aqui?”.

Se você, gestor de marketing, comunicação ou relacionamento com o consumidor pensa assim, acabou de perder um ponto, ou melhor, vários. Cresce a olhos vistos o CRM Social, uma das maiores e melhores metodologias/ferramentas já desenvolvidas, que surgiu a partir de hábitos comuns que tínhamos.

Antes, reclamávamos ao telefone para uma operadora de telemarketing que, com o seu discurso perfeitamente decorado, tentava nos acalmar e nos “empurrar” mais algum produto. Agora, o compasso de novos negócios, pois o consumidor sabe que, se há uma informação sendo imputada dentro de uma página de empresa ou produto, existe outra pessoa do lado de lá. Uma pessoa como ele. Por que então perder a chance de conversar com tal consumidor?

O CRM Social não requer investimentos imensos ou treinamentos exaustivos. Demanda pesquisa, levantamento de informação e, claro, ação em menor tempo possível. Sim… a internet nos deixou mais imediatistas do que nunca. Por outro lado, os dados que colhemos com o CRM Social são mais ricos e proveitosos do que os obtidos com os métodos tradicionais de mensuração. Eles duram mais tempo e ainda podem ser monitorados.

Nós, da Trama Comunicação, afirmamos: as redes sociais vieram para somar na qualidade do relacionamento entre empresas, produtos e consumidores – porém, cada caso é um caso. Assim, não há fórmula de bolo que possamos oferecer ao mercado e que dará certo para todos.

A Trama Comunicação, com o know-how que possui, pode oferecer a melhor solução para a sua empresa. Estaremos com as portas abertas para atender às suas dúvidas e necessidades.

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