Blog

Sem categoria 04.10.2017

10 Passos para uma Concorrência Legal na área de comunicação

Um bom resultado em comunicação começa com uma boa contratação. As empresas no Brasil agora contam com um manual para guiar suas práticas e processos de contratação de fornecedores de comunicação. A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) criou um manual de boas práticas, voltado a gestores e profissionais de fonte estratégica ligados a área da Comunicação Corporativa.

O objetivo é melhorar os processos de seleção de fornecedores de serviços de comunicação. Para isso, o Manual Concorrência Legal apresenta os ‘Dez passos para uma concorrência legal’, e trata dos temas mais relevantes do ponto de vista das agências em uma dezena de tópicos sobre o assunto.

Abaixo estão os 10 itens selecionados pela entidade. O conteúdo completo, com mais informações e dicas sobre cada um dos tópicos, pode ser conferido no Manual concorrência legal.

1º – Faça um briefing único e direto. Defina o escopo da proposta deixando claras as necessidades de comunicação e seus objetivos.

2º – Dê tratamento igualitário e imparcial aos participantes.

3º – Apresente cronograma com prazos exequíveis de acordo com a complexidade do projeto.

4º – Estabeleça e divulgue os critérios de avaliação técnica e comercial.

5º – Avalie as competências a partir do portfólio e do perfil das lideranças das empresas concorrentes. A equipe de atendimento será contratada após a definição da agência vencedora.

6º – Compartilhe as respostas aos questionamentos com todos os envolvidos.

7º – Busque empresas que trabalham em conformidade com a legislação e verifique o regime de contratação da equipe.

8º – Respeite os direitos autorais dos participantes.

9º – Garanta a transparência ao processo e divulgue os resultados.

10º – Dê um feedback detalhado a todos os participantes.

A Abracom aceita sugestões de profissionais interessados em contribuir com a construção constante do documento. Interessados podem enviar críticas e contribuições pelo e-mail contato@abracom.org.br.

Sobre o autor

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário

Font Resize