Gestão de Crises é uma atividade que não sai de moda no mundo corporativo. Ou, pelo menos, não deveria sair se sua empresa preza pela boa reputação. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas sobre o que é a gestão de crise.

 

A Gestão de Crises implica uma análise ampla e completa dos fatores de risco, suas causas e consequências, além de um planejamento preventivo da crise.

Para te ajudar um pouco mais sobre o que é gestão de crises, dê uma lida nesse texto que separei. Nele eu expliquei melhor o conceito e o desenvolvimento do trabalho. Depois me diga se gostou (e te ajudou)!

 

E como fazer o gerenciamento de uma crise?

 

Mesmo com a crise instalada, é preciso identificar onde, como, porque e em quais circunstâncias a crise ocorreu. Só o conhecimento desses fatores permite controlar e mitigar rapidamente as consequências da crise.

Outra dica importante é dividir o trabalho em duas etapas.

Confira:

 

Prevenção – 5 passos para se antecipar a uma crise

 

A melhor maneira de evitar uma crise é trabalhar na prevenção dos riscos que podem desencadear um problema. Veja cinco passos que podem lhe ajudar nessa tarefa:

 

1- Nunca trabalhe sozinho. Crie um comitê de crise que reúna outros profissionais da empresa (financeiro, jurídico, mkt, produção etc.) para fazer isso em equipe. Todos devem estar cientes do problema, suas ramificações e impactos no negócio e na imagem da empresa;

 

2- Analise com cuidado o cenário, verifique os pontos vulneráveis e as oportunidades de posicionamento, estude os planos de prevenção e ação para adequar seu trabalho à realidade da empresa;

 

3- Mapeie todos os públicos envolvidos na questão, seus potenciais aliados e planeje as ações de acordo com as características de cada um;

 

4- Comece imediatamente um monitoramento do noticiário na imprensa e mídias sociais;

 

5- Faça uma análise do impacto midiático que a crise pode trazer para sua empresa e seus possíveis desdobramentos.

 

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Gerenciamento – 5 passos para a gestão de crises

 

Se mesmo assim a crise explodiu, confira mais cinco passos para facilitar o gerenciamento do processo:

 

1- Elabore posicionamentos formais da empresa respeitando as peculiaridades de cada meio, sem se esquecer também dos colaboradores (público interno), clientes e comunidade local;

 

2- Identifique dentro da organização os porta-vozes ideais para cada tema envolvido na crise e prepare-os para ficarem inteirados dos posicionamentos oficiais da empresa sobre o caso. Se necessário, realize um treinamento mais intenso como o media training;

 

3- Mantenha em alerta e disponível toda a equipe envolvida na crise até que a situação seja resolvida;

 

4- A crise não acaba quando ela termina. Mantenha o monitoramento e acompanhamento por muitos dias após o encerramento da crise e esteja preparado para atuar preventivamente diante de qualquer novo indício.

 

5- Ao final prepare um relatório completo que contemple um plano de recuperação da imagem da empresa.