Enfim, parece que estamos mesmo saindo da crise e do baixo astral econômico desses últimos meses. Li com alívio e felicidade a matéria de capa da Revista Exame sobre a queda dos juros e suas consequências para o país em curto e médio prazo.

A publicação mostra que o Brasil está prestes a um salto na qualidade, um novo marco de sua história econômica. Os bons ânimos são percebidos pela equipe da Exame como resultado de entrevistas realizadas com 50 formadores de opinião de peso: economistas, empresários, analistas de banco de investimento e membros do governo. Felizmente, para ler na íntegra a matéria é preciso comprar a revista, pois essa reportagem especificamente não está disponível na web. Digo felizmente, porque um trabalho jornalístico dessas proporções não poderia ser gratuito mesmo.

Com a queda de juros e aumento geral de crédito, quatro áreas serão diretamente beneficiadas – mercado de capitais, setor imobiliário, infraestrutura e varejo. Um resumo dessa visão geral está na entrevista de Guido Mantega, no final da matéria “Acabou a moleza para os bancos“.