Por André Sobreiro

O uso do podcast pelo jornalismo tem crescido consideravelmente. Redações de veículos online como Folha, G1 e Estadão já possuem suas editorias de multimídia com produção de conteúdo exclusivo. Antenada com a tendência, a Trama Comunicação montou um estúdio exclusivo para gravação de entrevistas em áudio e iniciou um curso de capacitação em podcast para toda equipe com Vanessa Teodoro, consultora no assunto e ex-podcaster da Folha Online.

Em sua primeira apresentação, Vanessa, falou um pouco do mundo do podcast em uma redação. “Recebemos em uma redação como a Folha Online centenas de e-mails diariamente. Uma sugestão, por isso, deve ser bastante convidativa e o conteúdo objetivo”. A lista a seguir reúne algumas dicas para os porta-vozes que desejam ser fonte para esse tipo de mídia:

O porta-voz precisa ter boa dicção e ser conciso. Um podcast possui, no máximo, três minutos;
É necessário ter disponibilidade. Em geral, entre a definição da pauta e a gravação, o tempo transcorrido é de alguns minutos;
O porta-voz deve estar bem informado sobre a pauta, pois o tempo do jornalista é curto e ele cumpre um cronograma industrial para produção das matérias.

Nas próximas semanas a equipe Trama terá mais aulas com a podcaster para aprofundar conceitos e técnicas de um bom podcast.