No início da pandemia, o TikTok registrou 188 milhões de novos usuários – um aumento 70% ao ano anterior. Agora, é a quarta maior plataforma em número de usuários – 732 milhões – à frente de outras que existem há muito mais tempo, como Snapchat, Pinterest, Reddit e Twitter.

Embora o TikTok tenha, principalmente, jovens como seu público-alvo, em menos de 18 meses, o número de usuários adultos nos EUA cresceu 5,5 vezes, ou seja, 14,3 milhões de pessoas em faixas etárias mais avançadas adentraram à plataforma.

A ferramenta vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil

Atualmente, são 7 milhões de pessoas cadastradas na rede, sendo que 90% desse público acessam o TikTok todos os dias. E o número de downloads continua aumentando mês a mês. O impacto é generalizado e todos estão tendo seus hábitos de consumo moldados por essa rede social.

O que sabemos sobre o funcionamento do TikTok? E como ele atrai um público tão dedicado? O que os comunicadores internos podem aprender com o aplicativo e, assim, envolver os funcionários das organizações em campanhas e ações de endomarketing que promovam experiências nesse ambiente?

Saiba você: os “tik tokers” gastam 52 minutos por dia na plataforma consumindo conteúdo. Nove em cada dez deles retornam a ela várias vezes ao dia. Refletir é preciso!

Os motivos pelos quais o TikTok funciona

Conteúdo curto

Os vídeos têm duração máxima de 180 segundos, forçando a criação de conteúdo com mensagens rápidas e claras, evidenciando entregas criativas. Tudo isso faz com que os usuários entendam facilmente a mensagem.

Facilidade de criação de conteúdo

Praticamente qualquer pessoa pode se tornar um provedor de conteúdo porque o aplicativo é simples.

Recomendações poderosas

O superpoder do TikTok se esconde em seus algoritmos que aprendem com o comportamento do usuário. Assim, a plataforma fornece experiências personalizadas que atendem aos interesses do usuário, mantendo-o engajado por mais tempo.

Conteúdo gerado pelo usuário

É a razão pela qual todas as plataformas sociais crescem. Porém, o TikTok deixa claro que foi idealizado para criadores de conteúdo. Seu sucesso baseia-se no apetite por conteúdo gerado pelo usuário, tanto para criá-lo quanto para assisti-lo.

Vozes autênticas

O TikTok torna mais fácil para os usuários criarem conteúdo em tempo real, o que cria uma sensação de autenticidade.  O resultado? Usuários confiam nas informações que estão recebendo e constroem conexões com os criadores.

Recursos da comunidade

Você não pode falar sobre o que funciona no TikTok sem mencionar as “tendências do TikTok”. A razão pela qual o TikTok se tornou viral é que o aplicativo incentiva os usuários a interagirem com o conteúdo uns dos outros. Onde anteriormente copiar ideias de conteúdo de criadores era considerado plágio, o TikTok inverte esse pensamento.

Poder para os usuários

Os usuários do TikTok são poderosos. Como comunidade, eles sabem que têm o poder de moldar conversas e influenciar os hábitos de consumo. Eles veem o impacto de se envolver em conversas e, como resultado, se sentem fortalecidos pela tecnologia.

O sucesso do TikTok é a prova de que os princípios do engajamento podem ser reescritos quando a tecnologia cria a oportunidade de atender melhor às demandas do usuário. Com mais de 1 milhão de vídeos visualizados no TikTok todos os dias, é hora de considerar o que você pode aprender com as tendências do consumidor para manter suas comunicações internas atualizadas e à frente da curva.

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Desafios de comunicação emergem no novo mundo de trabalho

O ano de 2020 foi agitado para as equipes de comunicação interna. Durante a pandemia, o volume de e-mails dos funcionários aumentou mais de 100%, de acordo com a pesquisa de Ragan Communications.

Em vez de desacelerar, o ritmo das mensagens internas aumentou ainda mais em 2021 à medida em que as empresas confiaram às equipes de Comunicação a responsabilidade da retomada do trabalho presencial ou híbrido.

Antes, as reuniões duravam, em média, 10 minutos, e os funcionários participavam 45% a mais das reuniões virtuais. Mas, com a pandemia, veio um excesso do digital. Atualmente, mais de 54% dos funcionários relataram que se sentem sobrecarregados e quase 40% estão exaustos.

Assim como as equipes de comunicação interna estão criando estratégias para a retomada, ao futuro do trabalho, o colaborador está tão cansado que sente que não pode continuar. À medida em que a atenção diminui e as apostas para o futuro aumentam, os comunicadores internos precisarão ser criativos para engajar os funcionários.

Inspire-se no melhor

As velhas táticas de comunicação vão fracassar no novo mundo de trabalho. Isso porque os usuários não só estão mais ocupados como mais inteligentes. Ano passado, as empresas impulsionaram o uso de tecnologias digitais para engajar os consumidores com novas e empolgantes formas. E esse árduo trabalho está valendo a pena.

O comércio eletrônico nos EUA continua crescendo. O uso por recursos digitais acelerou a uma taxa de cinco anos em apenas dois meses, e 67% dos clientes agora esperam que as empresas antecipem suas necessidades.

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Helen Garcia, diretora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale.

Essas expectativas se refletem também no ambiente de trabalho. Estratégias omnichannel [convergência de todos os canais utilizados] foram responsáveis por um aumento de 10% nos gastos do consumidor. Essa comunicação que atua de forma linear em todos os canais pode ser recriada no local de trabalho”, avalia Helen Garcia, diretora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale.

Embora muitas empresas estejam presentes nas redes sociais, o público, agora, espera por experiências mais integradas, sustentadas por tecnologia de última geração.

O ambiente das intranets é um omnichannel e surgiu como uma ferramenta vital para as equipes de comunicação interna. Mas, atualmente, existem soluções mais dispostas às experiências, compartilhamento. Então, chegou a hora de reinventar, mais uma vez, a comunicação com seus colaboradores para que permaneçam engajados com a empresa e se tornem os tão desejados embaixadores da marca”, avalia Helen.