Você já ouviu falar dos “Five Ws”?

No jornalismo, esse conceito é bastante utilizado na produção de notícias e  pesquisas. É considerado também uma fórmula e refere-se às cinco perguntas básicas que norteiam o redator: who, what, why, when, where (que significam: quem, o quê, por quê, quando, onde). O conceito ajuda o jornalista a contar uma história completa. O objetivo é que cada questão provoque uma resposta factual. A técnica de comunicação ajuda na criação de trechos e permite que o assunto seja melhor explorado.

Na comunicação, diversos filósofos, cientistas políticos e sociólogos tentaram encontrar fórmulas de tornar a informação mais fácil de ser captada. As teorias da comunicação são utilizadas até os dias de hoje por profissionais de jornais, sites, emissoras de TV, rádio e agências.

O cientista político americano Harold Lasswell foi um dos primeiros a apontar os “Five Ws” como cruciais para uma compreensão correta das mensagens midiáticas. Em meados do século XX, ele acreditava que, a partir das respostas para tais perguntas, a mensagem seria caracterizada como clara e completa.

Logo após o Modelo de Lasswell, surgiu também a Teoria da Persuasão que vai além do texto e baseia-se em aspectos psicológicos. Essa última defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo indivíduo, pois depende de várias perspectivas individuais. Portanto, essa teoria considera que o receptor de conteúdo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto sociocultural e político.

Nesse universo complexo das teorias de comunicação, surgem os analistas de comunicação, que são jornalistas analíticos do processo de informação como um todo. Esses profissionais, além de produzirem conteúdo que segue as técnicas de objetividade e clareza também buscam compreender o comportamento dos públicos, as características socioculturais e, assim, oferecer soluções para seus clientes.