Há dois anos as mídias sociais viraram o grande tema das corporações e desencadearam uma corrida frenética das empresas em abrir seus canais de relacionamento.

Mas, será que essas empresas estão realmente preparadas para se relacionar com seus públicos? Ou será que simplesmente querem abrir mais um canal para divulgar seus produtos e serviços?

É bom tomar cuidado, pois uma estratégia errada pode desencadear uma crise e abalar a reputação de uma corporação com proporções muito maiores do que as que acontecem nas mídias tradicionais.

Para minimizar esses acontecimentos e estar preparado para o relacionamento por meio das novas mídias é preciso fazer o reconhecimento do cenário em que atua, gerar conteúdo relevante, ser transparente e estar aberto a ouvir críticas.

Obedeça ao ciclo das informações e a ordem da viralização, mapeie com antecedência os principais formadores de opinião da sua marca, conheça-os e relacione-se com eles, saiba como sua empresa é vista e o principal, procure uma consultoria especializada.