O branded content é uma estratégia de comunicação e marketing da empresa, que une o DNA de uma marca a um conteúdo relevante e alinhado aos propósitos dela. Daí, temos um conteúdo de marca enriquecido e orientado aos objetivos de negócios.
Hoje, o grande desafio para as empresas é produzir conteúdo relevante que conquiste cada vez mais a atenção do público-alvo, de forma que o consumidor deseje a ideia que a marca está vendendo algo ou uma ideia exclusivamente para ele (experiência), antes mesmo do próprio produto ou serviço oferecido.
Essa produção de conteúdo é feita com informações sobre a organização, tendo como base a habilidade de contar histórias, seja em canais offline ou nas redes sociais. Nesse último quesito, aliás, o branded content pode ser também um importante aliado do marketing digital.
Tenha em mente que para uma estratégia de branded content eficiente é preciso que o conteúdo seja exclusivo, convergente e capaz de engajar o público-alvo também por meio de vínculos afetivos, emocionais. Do contrário, não parece crível, ou então, torna-se uma mera propaganda na mente do consumidor.
O branded content pode ser um aliado do Marketing de Conteúdo
O branded content e o Inbound Marketing podem ser aplicados integradamente e funcionarem como aliados. Ao realizar uma ação de branded content, crie algum gatilho que faça com que o público-alvo possa se sentir motivado a consumir mais conteúdo. Indique alguma página em seu website, por exemplo. Nele, ofereça mais conteúdos e tente captar os contatos até transformar em leads qualificados.
Nós, da Trama, elaboramos estratégias de branded content sempre alinhadas ao que, de fato, a marca é ou representa, gerando experiências únicas para os seus clientes.
Dez dicas da Trama para um projeto de branded content:
- Escolha bem as palavras-chave;
- Tenha uma voz com a qual seus consumidores se identifiquem;
- Construa confiança com transparência;
- Adapte sua melhor ideia para diversos formatos;
- Use um tema para promover outro;
- Construa uma estratégia de conteúdo em um plano contínuo;
- Defina seu timing e seja fiel a ele;
- Bom conteúdo rende bons linkbacks;
- Recicle sempre seus conteúdos;
- Inspire-se em fontes diferentes.
Cases
Feitos com muito engajamento...