Blog

Mídias Sociais 05.02.2013

República meme do Brasil

Meme nada mais é do que uma ideia que é propagada por meio da web. Esta ideia pode assumir a forma de um link, vídeo, imagem, website, hashtag, ou mesmo, apenas uma palavra ou frase. Este meme pode se espalhar de pessoa para pessoa através das redes sociais, blogs, e-mail direto, fontes de notícias e outros serviços baseados na web, tornando-se geralmente viral.

Agora que você sabe a definição de meme e como ele funciona para ser lembrado, acredito que você já tenha visto algumas campanhas com essa pegada, mesmo porque a internet invadiu a televisão e em alguns momentos, a televisão foi completamente trocada pela internet. É um fato que não podemos negar, correto?

Quer uma ótima prova disto? A Pepsi tem uma campanha que é estrelada pelo Ronnie Von, que está ali nos 30 segundos de comercial da marca pelo fato de uma simples palavra dita no ar, durante o seu programa, enquanto ele respondia a um e-mail de um fã. Se você ainda não viu este momento em que Ronnie Von responde ao seu fã, aproveite e assista ao vídeo abaixo.

Bastaram apenas meros 22 segundos para que a expressão se tornasse uma hashtag (#significa) e entrasse em nosso jargão diário na internet e por consequência, pulasse para fora dela.  O anunciante teve uma sacada muito inteligente ao trazer isso para a TV. Tão inteligente que, mesmo que quem assistir a essa peça na televisão e não for consumidor da Pepsi, vai lembrar a marca por muito tempo e voilá, estará criado o brand awerness tão desejado pela marca. Se a marca é lembrada, ela com certeza é mais comprada, deixando anunciantes e anunciantes muito felizes.

O humor sempre vendeu, porém, se a linha do humor for uma muito próxima a nossa, ele irá vender muito mais e de certa maneira é isso que a internet tem feito com todos por intermédio das redes sociais. Nós estamos nos aproximando dos outros, não de uma maneira física, vamos assim dizer, mas de uma maneira intelectual e, nesse caso, positivamente intelectual pelo fato de ser através do bom humor.

Agradar a quem paga a conta, que no caso é o grande público, deixou de ser somente uma obrigação. Tornou-se divertido e um exercício que prova o quanto estamos ligados em nosso consumidor. E uma prova irrefutável que temos é essa campanha da Pepsi que mencionei logo acima e que você pode ver logo abaixo.

Fazer a campanha ser popular foi a melhor tacada para o negócio e se a audiência, ainda por cima, se identificar, melhor. Ficar de olho no consumidor, no que ele pensa, fala, sente e compartilha na internet se tornou mais do que necessário. Virou essencial para o sucesso.

Em resumo, o diretor do comercial está do outro lado da telinha.

Sobre o autor

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário

Font Resize