Publicitários ainda não sabem como lidar com a mídia social
O blogueiro não é um jornalista, portanto desconhece algumas práticas e condutas da imprensa. Tampouco é um consumidor comum que possa ser convencido. O blogueiro é um formador de opinião e há técnicas específicas para o relacionamento com um formador de opinião. Por isso as agências de publicidade ainda estão se perdendo na abordagem desse público. A matéria de capa do caderno de Informática da Folha de São Paulo publicada nessa semana (26/03) comprova isso.

“(…) a fim de estimular o boca-a-boca nas diversas mídias sociais, algumas empresas e agências de publicidade apelam para o que se chama de post pago -ação que gera polêmica no mundo dos blogs.
“Tem que existir um engajamento natural das pessoas. Se o anunciante quer um post opinativo, faça algo relevante para o blog e seu público, crie algo que gere reações espontâneas. Convide para um evento, envie produtos para testes, converse com o blogueiro. Se achar que vale, ele posta. O mais importante é que as partes saibam que não existe compromisso”, diz Carlos Merigo, do blog Brainstorm #9 (…)”

A área de assessoria de imprensa, acostumada a lidar com os jornalistas, também está experimentando e descobrindo a melhor maneira de fazer esse contato. E, assim como os publicitários, ainda tropeça. As agências de marketing digital entraram nessa seara, mas, muitas vezes, de uma forma agressiva, com foco no convencimento.

O que não podemos esquecer é que a Internet é um novo meio, mas as teorias e técnicas são antigas. Ou seja, não podemos nos apropriar desse meio de forma irresponsável, sem entender o público e fazer um estudo da audiência e recepção, sem aproveitar todo o conhecimento sobre como estabelecer relacionamento com formadores de opinião. O melhor caminho não é a publicidade nem os textos formais dos press releases. É muito mais que isso. É por isso que está se desenhando um novo perfil de profissional no mercado: o gestor de mídias sociais. Esse terá que conhecer um pouco de cada uma dessas áreas e integrá-las de maneira inteligente.