Blog

novos-paradigmas-gestao-crises
Gerenciamento de Crise 19.11.2020

Os novos paradigmas da Gestão de Crises

Depois de avaliar os mitos construídos ao longo dos últimos anos sobre o gerenciamento de crises, chegamos a uma conclusão: repetindo a máxima de Einstein, de que você só obtém resultados diferentes fazendo coisas diferentes, vamos apresentar aqui os novos paradigmas da gestão de crises, para você aplicar e fazer algo diferente mais adequado para o momento atual.

E olha que esses novos paradigmas nem foram resultado do impacto da pandemia, porque eles foram estudados e testados muito antes dela chegar entre nós. Embora ela certamente tenha nos ajudado a certificá-los e consolidá-los.

 

Novo Modelo de Gestão de Crises

 

As empresas devem preparar seus executivos para um novo modelo de gestão de crises e acompanhar o desenvolvimento veloz dos meios de comunicação digitais e interativos. Na verdade, elas têm que investir no processo de gestão de riscos para se antecipar aos acontecimentos e às mudanças aceleradas do nosso tempo. E evitar que essas mudanças impactem desfavoravelmente no seu ambiente, nos seus negócios.

Nesse novo modelo, a empresa tem tempo para estudar, avaliar e dar o tratamento correto para a eliminação e controle do risco. O diferencial competitivo é ter o controle dos acontecimentos, é ter a capacidade de identificar tudo que pode representar um perigo para seus negócios e eliminá-lo, antes que a crise te alcance e o coloque em situação de vulnerabilidade.

O momento atual exige a capacitação correta de todos, dos executivos aos funcionários, para que tenham conhecimento e visão dessa realidade e possam atuar no processo de antecipação e análise dos riscos e cenários que representam.

 

Como fazer isso? 5 passos para você implantar um Programa de Antecipação, Prevenção e Comunicação de Crise

 

Cada passo desse processo vai levá-lo a construir um programa de proteção seguro para sua empresa e posicioná-la de modo seguro diante das mudanças e transformações do mercado. Cumpra cada um desses passos inteiramente nesta ordem:

 

  • Antecipação e Identificação

No processo de antecipação você analisa os riscos inerentes da empresa, faz o respectivo mapeamento e organiza por grupos de natureza.

 

  • Classificação

A classificação leva em conta o potencial do risco para o negócio, o impacto operacional, financeiro, na imagem e na reputação. Define os níveis de alerta, de probabilidade e gravidade e, por fim, o de severidade. A classificação indica seu nível de vulnerabilidade e o nível de calor que representa sua empresa.

 

  • Criação de Cenários

Os cenários definem como, de que modo e em quais situações os riscos podem acontecer e os impactos e consequências que podem produzir. A partir deles determine a melhor forma de tratamento antecipado, seja de comunicação, emergência e contingência.

 

  • Tratamento

O tratamento é o fator de sucesso do seu programa de prevenção. Crie um plano de contingências e aplique as ações corretas para eliminar e corrigir cada um dos riscos identificados. Com isso vai garantir que eles não se transformem em crise e vai mitigar significativamente seu impacto caso ele se torne um fato gerador. O tratamento vai assegurar o controle dos impactos na operação e na imagem da empresa.

 

  • Planos de Comunicação

Os planos de comunicação são cruciais para a efetivação desses passos. Eles devem ser elaborados para cada grupo de risco e conter posicionamento, mensagens estratégicas e ações dirigidas para os públicos envolvidos no processo. Todos devem conhecer os planos de comunicação e saber como aplicá-los no controle do processo. Em resumo, o programa de prevenção e comunicação de crise tem como objetivos:

  • Evitar que a crise aconteça com a eliminação do risco
  • Mitigar a crise para níveis mínimos e causar o menor impacto na imagem
  • Aumentar a compreensão e o respeito por suas atividades e atitudes
  • Promover o reconhecimento de todos, do mercado e da sociedade
  • Criar valor para seus negócios e marca
  • Promover a melhor vantagem competitiva

 

Com isso, sua empresa viverá longos períodos de segurança e tranquilidade para seus negócios. Se você ainda não desenvolveu um programa de proteção contra crises corporativas para sua empresa, tem que fazer isso já, não espere a próxima crise acontecer.

 

Websérie “Gestão de Riscos e de Crises”

 

“Os novos paradigmas da Gestão de Crises” foi o tema do quinto episódio da Websérie “Gestão de Riscos e de Crises”. Se você ainda não se cadastrou para receber todas as notificações, clique aqui e tenha acesso aos conteúdos que já foram publicados, bem como a agenda de materiais futuros.

A Websérie vai até o dia 26/11, com 16 conteúdos gratuitos planejados para você ficar expert no assunto! Não fique de fora! E compartilhe os conteúdos nas suas redes sociais, grupos de discussão sobre o tema e colegas de trabalho.

Espero por você!

 

 

Sobre o autor

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário