Após o fim da Gazeta Mercantil em 29 de maio desse ano, o país contou com a circulação de apenas um jornal diário voltado a negócios, o Valor Econômico. No entanto, esse cenário muda com a chegada do concorrente Brasil Econômico do grupo português Ongoing que será lançado para o mercado publicitário amanhã, durante o MaxiMidia e começa a circular oficialmente na quinta-feira, 08 de outubro.
Com tiragem inicial de 50 mil exemplares, o novo veículo terá 48 páginas com cor e formato diferenciados. O jornal será todo em salmão como o britânico Financial Times e terá o formato berliner (47,0 × 31,5 cm), ou seja, um pouco maior que o tradicional tablóide que já é metade do standard (modelo dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo). Esse tamanho é usado em vários diários europeus, incluindo o Le Monde, na França, e o La Repubblica, na Itália. No Brasil, esse tipo é utilizado pelo diário carioca Jornal do Brasil desde 2006, além do jornal O Estado do Paraná e pelos jornais O Dia, O Norte (João Pessoa), Diário da Borborema (Campina Grande) e o potiguar Diário de Natal/O Poti.
Dos 100 funcionários, cerca de 60 são da área editorial coordenados por Ricardo Galuppo, que está no comando editorial do projeto e tem Dárcio Oliveira como adjunto. Os editores-executivos são Costábile Nicoletta, Cristiane Barbieri,Thais Costa e Fred Melo Paiva e a equipe de editores é formada por Mariana Mainenti (Brasil), Rita Karam e Arnaldo Comin (Empresas), Jiane Carvalho (Finanças), Laura Knapp (Destaques) e Cristina Ramalho (Edição de Fim de Semana). Já os subeditores são Marcelo Cabral e Fabiana Parajara (Empresas), Cláudia Bozzo (Brasil), Luciano Feltrin (Finanças), Marcel Salim (Online) e Phidia Athayde (Edição de Fim de Semana) que trabalham com 32 repórteres.
O site http://www.brasileconomico.com.br/ entra no ar amanhã!