O Google divulgou nesta quarta-feira (08/12) sua tradicional retrospectiva de buscas anual o “Year in Search 2021”. O relatório traz os principais termos buscados na rede em diversas categorias como “acontecimentos”, “como fazer”, e “o que é?”, por exemplo.

Fizemos uma análise com os principais insights do relatório Brasil de 2021, que podem ser aproveitados por profissionais de comunicação e marketing para entender o comportamento do consumidor e as mudanças na sociedade, permitindo, assim, traçar o planejamento para o próximo ano de acordo com as principais tendências observadas nas principais buscas na internet.

 

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A pandemia e a demanda por informações

Em 2021, o mundo já estava acostumado com a covid-19. Mas isso não reduziu o interesse, curiosidade e necessidade de informações relevantes sobre o assunto. Em março de 2021, por exemplo, o termo “covid-19” atingiu o pico de buscas desde o início da pandemia.

Dentre os “acontecimentos do ano”, a Vacina da COVID-19 ficou em segundo lugar dentre os mais buscados. Na categoria “perto de mim” a busca pelas vacinas também ficou em segundo lugar nos interesses dos brasileiros.

Mas além disso, a preocupação com a saúde e segurança também foi destaque. Prova disso é que em primeiro lugar na categoria “quanto custa” está “Quanto custa um cilindro de oxigênio”, refletindo o interesse das pessoas pelo tema, especialmente em janeiro, com a crise enfrentada pelos hospitais no Amazonas. E, em terceiro lugar, na mesma categoria está “Quanto custa o teste de COVID-19”.

 

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A necessidade é mãe do interesse

Com isso, as pessoas tiveram que mudar seus hábitos, seus costumes e sua rotina. Em 2021 observamos mudanças radicais no comportamento do consumidor.

Mundialmente, as pessoas pesquisaram mais “como abrir um negócio” do que “como conseguir um emprego” em 2021. O que revela um forte interesse pelo empreendedorismo e, ao mesmo tempo, a necessidade por novas formas de renda, especialmente por aqui, haja vista a alta na taxa de desemprego no Brasil (13,2%).

Outro dado interessante foi a busca por “carnaval em casa” que aumentou 110% em fevereiro deste ano, devido às restrições da pandemia.

A busca por hobbys também cresceu, e um deles ganhou destaque em 2021, que são as plantas e jardinagem. O termo “como fazer mudança com plantas” foi mais pesquisado que “como fazer mudanças com crianças”, por exemplo. Além disso, “como fazer horta em casa” ficou em primeiro lugar nas buscas de “como fazer” no Brasil.

 

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A vez dos memes

Como em todos os anos, o Google lista também os memes que se destacaram entre os usuários. O campeão de 2021 foi o termo “cringe”, usado por usuários da geração Z para denominar diferenças entre eles e os millenials (geração Y).

A brincadeira surgiu no Twitter, quando as características marcantes dos millenials passaram a ser chamadas de “cringe” em diversos memes que viralizaram rapidamente durante os meses de maio e junho. Além de ser campeão nessa categoria, o termo “O que é cringe?” ficou em primeiro lugar na categoria “o que é?”.

Outros destaques ficam para os memes de times de futebol (como o Palmeiras) e Mia Khalifa com a polêmica envolvendo a CPI da Covid-19.

 

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Sustentabilidade em foco

As mudanças climáticas e o interesse por sustentabilidade nunca estiveram tão em alta como em 2021. O interesse por termos relacionados como “impacto das mudanças climáticas“, “como conservar” ou “sustentabilidade” atingiram um pico histórico neste ano e a tendência é que as buscas se intensifiquem, já que a pauta segue em alta entre governos e na sociedade como um todo.

 

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A preocupação com a saúde mental cresceu

O cuidado com a saúde mental foi mais valorizado do que nunca. Devido ao estresse provocado pelo cenário de incertezas e a crescente alta em níveis de ansiedade e depressão, o termo “como manter a saúde mental” bateu recorde de buscas no mundo todo.

E no Brasil não foi diferente, São Paulo foi a cidade com maior interesse pelo termo “ansiedade” em todo o mundo no mês de setembro, que é dedicado ao combate ao suicídio.

 

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Tragédias que pararam o país

Infelizmente, retrospectivas também envolvem acontecimentos tristes, mas que são importantes para entendermos o comportamento dos usuários. Em primeiro lugar nas buscas do ano, tivemos o termo “Marília Mendonça”, a morte trágica da cantora no mês de novembro, puxou a busca pelo assunto e o colocou em posição de destaque. Além disso, Paulo Gustavo foi a pessoa mais buscada do mundo no dia do seu falecimento em maio deste ano.

 

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Olímpiadas em destaque no mundo

As Olimpíadas de Tokio ganharam o título de acontecimento do ano no ranking do Google, com atletas e pautas em alta durante o mês de agosto. Os atletas olímpicos com maior número de buscas foram Rebeca Andrade e Isaquias Queiroz. Destaque também para Rayssa Leal, que impulsionou a procura pelo termo “skate” no Brasil após suas conquistas na competição. Além disso, “Baile de Favela” se tornou foi a música mais buscada no brasil após o solo de Rebeca Andrade.

 

Futuro

E o futuro?

Tendências como a preocupação com sustentabilidade, a busca por melhor saúde mental e mudanças de comportamento profissional são importantes para desenharmos campanhas e ações que vão ao encontro do que as pessoas realmente precisam em seu dia a dia, seja por consequência do efeito viral do “tema em alta” nas redes ou de fatores de grande impacto, como economia e saúde pública.

De acordo com Helen Garcia, diretora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale, a construção das tendências que pautam os hábitos e comportamentos é diária.

“Ainda mais em um cenário de tantas mudanças e incertezas, como o que vivemos atualmente. O surgimento de uma nova variante e o receio de uma quarta onda global ainda trarão muitas novas mudanças e transformações na rotina de todos”, completa.

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Helen Garcia, diretora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale.

Por enquanto, esses resultados nos permitem enxergar as tendências e antecipar decisões e planos que favoreçam as pessoas local e globalmente.

“planejar estratégias de conteúdo e marketing digital realmente relevantes, exige adotar a perspectiva de conteúdo como serviço, não um recurso para apenas divulgar produtos e serviços. Se o relatório deste ano nos mostra alguma coisa, é que a internet se consolidou ainda mais como recurso essencial no cotidiano das pessoas e, para que seja possível aproximá-las da sua marca e favorecer sua reputação, entender seus anseios, linguagem e interesses é imprescindível”, finaliza a executiva.