A presença digital passou a ser melhor entendida e mais valorizada entre pessoas e empresas nos últimos anos. Sem dúvidas, esse movimento foi evidenciado após os impactos provocados pela pandemia de Covid-19.

No contexto profissional, estar nas redes sociais de maneira estratégica, especialmente no LinkedIn, é um caminho inevitável e pode aumentar seu sucesso.

A presença digital ajuda pessoas a construírem carreiras e empresas a fortalecerem sua reputação. Mas se juntarmos os dois? Utilizar a credibilidade e relevância dos executivos para fortalecer a reputação das empresas que eles lideram?

Vem saber mais sobre o assunto!

O que é presença digital

Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, presença digital vai muito além da simples existência nas mídias sociais. É preciso atuar com boas práticas e com o compromisso de:

  • Produzir conteúdo relevante na sua área de atuação;
  • Participar de discussões sobre assuntos em alta no mercado;
  • Interagir de forma genuína com a comunidade online. Isso inclui a audiência composta pelos principais stakeholders da empresa que você trabalha (ou quer trabalhar).

Presença nas redes sociais é um pilar fundamental para criar conexões que ultrapassam barreiras geográficas.

O papel do LinkedIn para o fortalecimento da presença digital de executivos

Nesse sentido, as redes sociais podem viabilizar a construção de um diálogo significativo, abrindo possibilidades para oportunidades profissionais e de negócios.

No epicentro dessa revolução está o LinkedIn. Há anos é considerada a maior rede social profissional do mundo e, atualmente, conta com 850 milhões de usuários e 58 milhões de empresas. Fica evidente que se trata de uma ferramenta poderosa para tudo que envolve negócios e carreira, não é mesmo?

A ascensão do LinkedIn, desde sua criação, reconfigurou o modo como executivos devem interagir com seu público alvo. Antes, os líderes ficavam restritos a eventos corporativos e entrevistas em canais de mídias tradicionais.

Com o LinkedIn, empresas e pessoas passaram a contar com uma ferramenta à disposição para se relacionarem diretamente com seus principais stakeholders . Aqui estão compreendidos clientes, possíveis parceiros e outros profissionais – 24 horas por dia, todos os dias.

Além disso, com o LinkedIn, esses líderes têm nas mãos o poder escolher com cuidado de que forma irão se expor. E, ainda, até que ponto querem ir em um determinado assunto ou situação de mercado.

Não por acaso, uma pesquisa da CDN, encomendada pela Forbes, trouxe para o foco a magnitude desse cenário para pessoas e instituições. Ao revelar os executivos com melhor reputação no LinkedIn no Brasil, o estudo permite boas reflexões. São dados que servem de insumos para entendermos a forma como grandes líderes se tornaram influencers corporativos c-level.

Confira os cinco primeiros executivos deste ranking:

  1. Tarciana Medeiros – Banco do Brasil (83,50 pontos – 24 mil seguidores)
  2. Jean Jereissati – Ambev (80,00 pontos – 128,6 mil seguidores)
  3. Roberto Funari – Alpargatas (79,25 pontos – 47 mil seguidores)
  4. Fábio Adegas Faccio – Renner (77,75 pontos – 29 mil seguidores)
  5. Milton Maluhy Filho – Itaú Unibanco (77,25 pontos – 88 mil seguidores)

Em 2023, o Grupo Trama Reputale também realizou um estudo exclusivo sobre a presença das Top 5 empresas com Melhor reputação no Brasil, listadas no Ranking Merco Empresas Brasil, no LinkedIn. Além da empresa, avaliamos ainda a presença de três executivos: CEO, Diretor de RH, Diretor de Comunicação e Marketing. Clique aqui para fazer o download do estudo.

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Marca pessoal ganha força

A construção da presença digital para executivos está intrinsecamente ligada à reputação do executivo. Isso significa que o LinkedIn não é apenas uma vitrine digital, mas um ambiente onde a autenticidade e a transparência são recompensadas.

CEOs que lideram no cenário digital não se limitam a compartilhar conquistas corporativas, oferecendo insights. Essas pessoas também se abrem para:

  • Compartilhar experiências pessoais, opiniões e pontos de vistas;
  • Transmitirem conhecimentos que adquiriram ao longo de suas jornadas profissionais por meio de análises e insights em formato de artigos ou publicações.

Assim, moldam a percepção da audiência sobre quem são, o que representam e porque é relevante seguir e consumir conteúdo desses líderes.

LinkedIn é terreno fértil em oportunidades para pessoas e empresas

A presença digital é uma estratégia essencial para o sucesso nos negócios. Tanto que fica evidente quando observamos a habilidade de um líder em navegar nesse ambiente digital. E isso é tão determinante para o sucesso das organizações, assim como do profissional em si.

Além de ser um espaço para networking, o LinkedIn possibilita a expressão autêntica da marca pessoal e do propósito e cultura de companhias.

Um estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas falou da importância da presença digital para executivos. Nesse material, a FGV destaca e reforça ainda mais o impacto da gestão do perfil profissional.

Para executivos com melhor reputação no LinkedIn, engajar na maior rede social profissional do mundo, também é sobre construir confiança e credibilidade.

A presença digital não é mais uma opção, e sim uma necessidade. Ter relevância no LinkedIn cria um canal direto para a comunicação, demonstra liderança e atualização do profissional.

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Mas, afinal, como construir uma marca pessoal estratégica no LinkedIn?

Esta é uma tarefa que deve ser cuidadosamente planejada e arquitetada por equipes de comunicação. Esses profissionais irão ajudar os executivos a:

  • Olharem para si e contarem sua história de forma estratégica;
  • Terem clareza da imagem que precisa ser passada à sua audiência;
  • Aprenderem a enxergar a o LinkedIn muito além de uma rede social;
  • Desenvolverem consistência, autenticidade e relevância.

Equipes de comunicação oferecem uma visão única e valiosa sobre questões do setor. Assim, ajudam os líderes a criar uma narrativa envolvente que engaja e envolve pessoas.

Essa estratégia não apenas constrói relações, mas também gera inúmeras oportunidades de projeção. Isso tanto para a carreira de um executivo, quanto para a imagem de uma marca.

Profissionais de comunicação têm foco em construção da imagem e cuidado com a reputação a partir de:

  1. Diagnósticos (que guiarão os primeiros passos);
  2. Planejamento;
  3. Consultoria;
  4. Produção de conteúdo estratégico;
  5. Mensuração de métricas e resultados (que nortearão a manutenção de páginas e perfis).

Para saber mais sobre como uma agência de marketing digital pode ajudar presidentes, CEOs, diretores e gestores a estabelecer uma comunicação clara, transparente e de mão dupla com diversos stakeholders no ambiente digital, conheça nossa Mentoria para Executivos nas Redes Sociais.