Por André Sobreiro
O desafio foi feito: criar uma comunicação diferenciada para o anúncio do novo AVG Small Business Free, o primeiro antivírus gratuito para pequenas empresas, da AVG, que teve lançamento apenas no Brasil, Japão e Alemanha.
A ação, planejada e desenvolvida em um mês, tinha como meta aguçar a curiosidade da imprensa para o lançamento, inédito no mundo. Para isso, na semana anterior ao lançamento, foram enviados três teasers para a imprensa, sendo dois deles sem a marca AVG.
Logo pela manhã, houve o envio do último dos teasers – já com a marca AVG – e foram feitos contatos com os principais sites especializados em tecnologia, que publicaram nota minutos antes do lançamento oficial.
Para esse lançamento, foi preparado um Press Release 2.0, com declarações dos executivos da AVG Technologies e da Winco – distribuidora da AVG no Brasil, um podcast e uma apresentação reunindo as principais características e vantagens do novo produto. Esse conteúdo diferenciado foi enviado para um mailing seleto de veículos de maior relacionamento com a empresa no Brasil.
Além das várias matérias online publicadas minutos após a divulgação para a imprensa, o resultado também pode ser medido com elogios de jornalistas à estratégia de comunicação utilizada pela Trama. “Queria parabenizar o pessoal da Trama. Poucas assessorias trazem materiais tão bem alinhados com as novas tendências como vocês estão fazendo. Incluir podcast, twitter, blogs e a possibilidade de fazer download de materiais extras, a partir do release mostra a preocupação em atender um novo tipo de jornalismo, que cada vez mais busca, nessas ferramentas, a possibilidade de interagir fortemente com o leitor/internauta/telespectador. Continuem assim!”, Fernando Braga, repórter do Correio Braziliense.