Blog

Gerenciamento de Crise 10.02.2021

Gestão de Crises: como proteger as empresas das ondas da Pandemia

Este artigo faz uma análise de como você deve aproveitar sua experiência da pandemia de 2020 num plano eficaz de Gestão de Riscos para 2021.

 

Depois da fenomenal e torrencial tempestade passada no ano passado, você já sabe tudo sobre causas, impactos e consequências da pandemia na sociedade e, principalmente, em sua empresa ou no seu cliente e com isso já tem todos os elementos para embasar seu planejamento de prevenção de crises para esse ano.

Seja objetivo e prático, você não precisa mais ficar fazendo elucubrações teóricas e cientificas para entender o que está acontecendo. Não precisa mais depender de notícias falseadas que o incomodaram tanto no ano passado. Você já sabe tudo e deve praticar sua avaliação preditiva dos acontecimentos.

Você acha isso complicado? Arriscado? Então, para te ajudar vamos falar de como você deve agir daqui para frente e como fazer tudo isso de modo mais seguro e por sua conta.

 

coronavirus

 

 

Atue de modo eficiente para enfrentar os riscos das novas ondas

 

Para começo de conversa comece a tratar do assunto de forma realística, sem ingenuidade, inocência, purismo, egoísmo, sem tendências ou ideologias.

Siga essa ordem de entendimento: o que é, o que eu tenho, o que representa, o que eu sofro, o que eu faço, como resolvo.

Primeiro, o vírus está aí e vai continuar contaminando as pessoas. Você não pode evitar que isso aconteça, mas pode criar condições para que aconteça muito pouco ao ser redor.

Como profissional de comunicação você tem o dever de tratar a informação de modo correto, objetivo e direto. Apresentando sempre sua informação de forma consistente com fatos que embasem e possam ser checados. Mesmo quando for de natureza orientativa e, até mesmo, opinativa.

Seja mais facilitador do que complicador, comprometedor. Reforce informações corretas transmitidas por autoridades, a fim de tornar as pessoas melhor informadas e conscientes dos riscos e cuidados a tomar.

Agindo assim, você não vai deixar sua empresa/cliente perder esse jogo, nem mesmo ser induzida ao jogo da desinformação.

 

E como atuar de acordo com os Princípios de Gestão de Crises?

 

O seu papel mais relevante é orientar seu plano de gestão de crises para a estratégia dos negócios.

Ao invés de fazer a comunicação se parecer cada vez mais com estratégias midiáticas, da imprensa e das redes sociais, ela tem que parecer mais com as técnicas de continuidade dos negócios, com segurança e prevenção de crises, de controle e bem estar dos funcionários e das pessoas que se relacionam com a empresa.

Ela tem que trocar o medo pela razão, a incerteza pela segurança da informação correta. É assim que ela tem que ser e parecer.

 

A Gestão de Crises atuando direto na Gestão de Negócios

 

Se você desenvolveu um plano de ação ao longo do ano passado, deve ter também orientado seu plano para o começo desse ano.

Nesse caso, é recomendável fazer uma revisão orientada pelos princípios e procedimentos de gestão de riscos. Isso tornará seu plano muito mais efetivo e seguro.

Agora, se você quer iniciar um plano para garantir a continuidade de seus negócios, vai precisar definir um plano de antecipação e prevenção de crises.

De uma forma ou de outra, precisa estar preparado para enfrentar bem o que virá pela frente e evitar ou gerenciar a crise que já está rondando as portas da sua empresa.

 

A Comunicação de Crise a serviço de sua Proteção

 

A comunicação estratégica deve ser o elemento chave envolvendo todas as áreas da empresa e não somente a de comunicação. Ela deve estar presente na área de saúde, médica, segurança, qualidade, recursos humanos e planejamento estratégico.

Você deve avaliar cuidadosamente quais são as ameaças, os riscos e os possíveis cenários de cada uma das áreas e desenhar seus planos de controle e resultados.

 

A Comunicação Interna trabalhando alinhada à Gestão de Crises

 

Nesse momento, a Comunicação Interna continua sendo a força motora da empresa para garantir o ambiente equilibrado.

Deve orientar os funcionários com informação correta sobre a realidade da situação, por meio de relacionamentos, com informações fundamentadas pela área médica da empresa, de setores oficiais de saúde, de segurança e gestão de pessoas.

Por exemplo, a área de recursos humanos deve tratar o assunto cuidando da qualidade e segurança do ambiente, trabalhando informações racionais para orientar o comportamento dos funcionários com campanhas e informativos sérios e preventivos.

 

A Gestão de Crises tem que atuar em todas as áreas da empresa

 

Avalie como cada uma das áreas – administração, produção, logística, comercial, marketing, atendimento ao cliente – está se posicionando em relação ao problema internamente e com relação aos públicos visitantes?

Essa avaliação geral é imprescindível e a definição de posturas e posicionamentos voltados para suas reais necessidades serão muito mais eficazes do que simplesmente criar campanhas para falar de cuidados pessoais, coisas que todos estão saturados de saber.

A comunicação corporativa tem que capacitar as áreas para ações que visem a segurança de todos, transmitindo confiança aos executivos, funcionários e demais grupos de relacionamento.

Além de conscientizar, proteger e assegurar a qualidade de vida das pessoas você precisa  garantir a continuidade dos negócios da sua empresa.

 

É isso que seu plano de gestão de crises tem que fazer.

Trocar o medo pela razão, a incerteza pela segurança.

A desinformação pela informação.

 

 

 

 

Sobre o autor