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Comunicação Interna 02.09.2020

A Gamificação a serviço da estratégia comunicacional

Você já ouviu falar em gamificaçãoA técnica vem invadindo ambientes corporativos não é de hoje, transformando objetivos simples ou mais complexos, além das tarefas do dia a dia, em atividades lúdicas e altamente engajadoras para a força de trabalho

 

Gamificação nada mais é do que o uso do design (user experiencee da mecânica de jogos para enriquecer contextos diversos com o propósito de desenvolver pessoas, influenciar comportamentos e atitudes, além de incentivar a busca por resultados dentro das organizações 

Aqui na Trama, já entramos nessa brincadeira” algumas vezes para nossos clientes. Agora, em 2020, por exemplo, aceitamos o desafio de transformar o mapa estratégico da Ardagh para o ano, um dos nossos clientes de Comunicação Interna, em um tabuleiro divertido, dinâmico e 100% digital.

 

O Desafio 2020

 

missão era fazer com que os profissionais da Ardagh encarassem a competição e absorvessem, ao longo da disputa, todos os pilares estratégicos da companhia para o crescimento sustentável dos seus negócios, sobretudo diante dos novos tempos de distanciamento social advindos da pandemia ocasionada pelo Coronavírus. Foi preciso muita criatividade para substituir os tradicionais meios de ativação e levar os empregados a uma experiência única e inesquecível

Tudo começou, claro, no mapeamento dos interesses do público interno da organização, que nos levou ao desenvolvimento de uma tecnologia exclusiva que hospedaria o aplicativo onde  todo o Desafio 2020 foi rodado.  

A partir daí, horas e mais horas de planejamento, desenvolvimento de software, prototipagem e testes da validação, tudo também amparado por peças comunicacionais que visavam a estimular o download do aplicativo pelos usuários do game.

 

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A jornada teve início ainda em janeiro e se estendeu até meados de agostoO caminho para os colaboradores alcançarem o pódio foi trilhado com base na aderência a quatro perspectivas desse mapa estratégico traçado pelo cliente: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado/Crescimento.  

 

No total, foram 50 times participantes e aproximadamente 460 colaboradores inscritos no Desafio 2020, o que representa um engajamento de quase 70% dos funcionários das quatro unidades da Ardagh no Brasil. E falando ainda sobre quem jogou a competição, todos os dias, tivemos uma adesão de 57% de todo o time. Números, sem dúvida, que atestam a efetividade da estratégia de gamificação.  
 
 
 
 
 
 
 
 

Os melhores lances dessa disputa

  

No Brasil, as quatro unidades da Ardagh estão localizadas em três estados diferentes, mas toda essa distância ficou pequena perto da integração proporcionada pela competição 100% online. Os participantes conseguiram se aproximar, ainda que a distância, para garantir os melhores resultados para os times dos quais faziam parte, cada um deles liderado por capitães 

E não estamos falando apenas em integração entre as unidades, mas também entre os colaboradores delas. Com parte do quadro de profissionais em home office devido à quarentena que estamos enfrentando, a sincronia rolou solta pelo aplicativo.

 

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Equipe Ardagh – Time Costa do Marfim

 

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Equipe Ardagh – Time Inglaterra

 

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Equipe Ardagh – Time Croácia

 

A cada novo desafio dentro do app, a cada nova pergunta sobre as estratégias da empresa para o presente ano, os membros da equipe se comunicavam via mensagem instantânea e logo respondiam ao quizz. Quanto mais respostas corretas, no menor prazo, maior era a pontuação no quadro geral de medalhas. 

 

Inclusão Digital Garantida

 

Considerando que o Desafio 2020 foi desenvolvido para todos os empregados da Ardagh, incluindo aqueles sem acesso a notebooks ou laptops da empresanos preocupamos em ampliar o acesso ao app via estações de trabalho especialmente disponibilizadas para eles.  

A ideia era fazer com que todos tivessem a oportunidade de entrar em campo com a gente nessa partidaUma mudança de mindset frente, até mesmo, a outras campanhas já realizadas. 

No ambiente do game, os jogadores podiam fazer suas inscrições, preencher o perfil de jogador, responder as perguntas, participar de desafios extras e consultar seus pontos acumulados. Além das informações no aplicativo, disponibilizamos também conteúdos enriquecidos nos canais de comunicação interna para estreitar o relacionamento com os competidores 

Afinal, ninguém podia ficar de fora!

 

Reconhecer, Reconhecer e Reconhecer

 

Durante a competição, nossos atletas acumularam pontos com suas equipes e também de maneira individual para que no final pudessem ser reconhecidos e premiados.  

Tudo era registrado, então, com base em dois rankings: um coletivo e outro individual, batizado como Hall da Fama. Tais quadros de medalhas também contribuíram para que pudéssemos, de fato, mensurar a adesão de todos à iniciativa, em tempo real, possibilitando a calibragem de rotas, se necessário. 

 

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Para Alexandre de Santana, Mecânico de Produção na fábrica da Ardagh, em Alagoinhas, o jogo fez com que ele ficasse ainda mais motivado em busca de conhecimento

 

“O Desafio 2020 veio nos proporcionar uma reciclagem sobre diversos assuntos que, com o passar do tempo, acabamos nos distanciando. Além disso, ele também veio trazer novos temas e metodologias que a empresa busca implantar ainda esse ano. Sem falar sobre o senso de trabalho em equipe, uma vez que buscamos multiplicar conhecimento com nossos colegas, tiramos dúvidas e corremos atrás do melhor resultado para a equipe.”  

 

Josenira Sarubi, colaboradora da fábrica de Tampas de Manaus, afirma que o trabalho em equipe foi um dos pontos mais importantes para os bons resultados da competição.  

 

A experiência do jogo me proporcionou adquirir aprendizado, agregando conhecimentos relacionados aos valores da empresa e gestão de negócios. Me senti desafiada em perguntas específicas de latas, porém, com a ajuda do meu time e integração de vários setores, conseguimos superar as etapas que surgiram diariamente. O Desafio 2020 trouxe a percepção de melhorias de trabalho em equipe  e conhecimento de diferentes processos de fabricação da Ardagh no Brasil.”  

 

Vale lembrar que a cerimônia de encerramento, no dia 27 de agosto, premiou as equipes vencedoras por unidade e os colaboradores no Hall da Fama. O webinar teve status de broadcast e ainda contou com a participação ao vivo de agentes dá área de Recursos Humanos de cada uma das plantas da Ardagh, que conduziram o anúncio dos premiados. Um evento 100% online e com a “pegada” de uma cerimônia de Jogos Olímpicos com direito a vídeo com os melhores momentos das equipes durante a gamificação toda.

 

 

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