Muita coisa aconteceu em 2020 e isso fez com que o tempo passasse rapidamente. Chegou o momento de as empresas começarem a planejar e executar o evento de confraternização, que esse ano, por conta das circunstâncias, deverá acontecer de uma forma diferente.

 

Em geral, as festas de confraternização fortalecem a imagem que o empregado tem da empresa, colaborando para o alinhamento de discursos, projeções e a retenção de profissionais. Marca empregadora, lembra?

Isso tudo além de mostrar que a organização valoriza seus funcionários e deseja promover uma relação saudável entre todos os membros da equipe, mesmo diante de cenários desafiadores, como aqueles impostos pela Covid-19.

Também é importante para resgatar vínculos (profissionais e afetivos), consolidar posturas, valores e reconhecer talentos que contribuem para os negócios da organização. Além disso, a celebração de fim de ano é fundamental para melhorar a cultura organizacional, o clima da empresa e a produtividade dos profissionais.

 

7 dicas para você arrasar na organização da festa da firma (mesmo com distanciamento social)

 

1) Tudo começa pelo planejamento

Normalmente, o evento de confraternização de fim de ano é muito esperado pelos colaboradores. Por isso, é essencial que a comemoração tenha um planejamento detalhado, incluindo opções de plataformas on-line, datas e atividades de engajamento para que a escolha seja fácil e precisa.

Que tal realizar alguns focus group em sua empresa, considerando as opiniões de quem integra o quadro funcional, em todos os níveis e posições? Isso pode ajudar no mapeamento de interesse e identificar demandas de comunicação reprimidas, sobretudo em tempos de pandemia.

 

2) Já pensou no tema da confraternização?

Escolher um tema com antecedência é fundamental, pois servirá para as comunicações antes, durante e após o evento. A dica é trazer mensagens-chaves da empresa para reforçá-las, mesmo em um momento de lazer e diversão. Esse alinhamento é importante para que todos compreendam o real sentido do encontro, que não é apenas o de celebrar, mas o de integrar pessoas a estratégias e jornadas que virão pela frente. Use o tema para “preparar o terreno”.

 

3) Escolha bons embaixadores

Para garantir interatividade e engajamento, escolha influenciadores internos, colaboradores com grande carisma, skills de liderança e altamente engajados, alinhados aos valores e pilares de cultura organizacional.

Tenha em mente que eles devem ser capazes de incentivar a participação de todos, além de inspirar pelo exemplo. Geralmente, os responsáveis por essa mobilização são os gestores de área, mas não há nada que o impeça de estender o convite a lideranças informais.

 

4) Pense em como será feita a interatividade

Lembre-se que estamos falando da festa de fim de ano. Logo, diversão e interação não podem faltar! Que tal pensar em convidar uma banda bem animada para participar da transmissão e preparar algumas ações coletivas?

Enviar kits com comidas e bebidas para os participantes é uma boa opção. Se possível, contrate profissionais para ensinar a preparar alguns pratos, para que todos o façam em conjunto e saboreiem a experiência enquanto participam da transmissão ao vivo. Mão na massa faz todos o sentido atualmente e colabora para o engajamento.

Se não for possível, encaminhe um voucher de algum aplicativo de delivery para que cada colaborador escolha seu prato favorito. Sorteios, games, quizzes e interações que tragam certo suspense também são ótimas opções para a galera interagir e se manter interessada durante todo o evento. Customize!

 

5) Convide com antecedência

Para gerar expectativa no público e até mesmo para que os funcionários possam colaborar com ideias, anuncie a festa com antecedência de, pelo menos, um mês. Isso é ainda mais importante para evitar transtornos, sobretudo, se o evento ocorrer fora do horário de expediente.

 

6) Escolha prêmios e experiências

Para presentear os funcionários que trabalharam o ano inteiro, promova o sorteio de prêmios que são a cara do seu público interno e estejam alinhados aos pilares de sua cultura organizacional e ao propósito da empresa. Procure focar em itens que promovam experiências, sugestões como viagens, voucher para restaurantes e spas, por exemplo, são boas pedidas.

 

7) Ouça a opinião de seus colaboradores

Ao final do evento, aplique uma pesquisa de satisfação. Isso te ajudará a saber o que deu certo e o que ficou aquém do esperado. Com essas informações em mãos, você poderá melhorar seus eventos corporativos a cada ano. Até porque o “novo normal” nos traz reflexões sobre modelos de trabalho híbrido e talvez as confraternizações online, mescladas com algumas ações presenciais, podem passar a fazer o real sentido das coisas daqui pra frente!

 

Inovar para Confraternizar!

 

Para Ester Serragiotto, coordenadora de Comunicação Interna na Univar Solutions, cliente da Trama, já foram criadas altas expectativas para a festa de confraternização 2020.

“Na Univar Solutions, este é o momento que melhor representa nossos valores: Juntos Vencemos e Valorizamos as Pessoas, porque é dessa maneira que fortalecemos a interação entre nossos times e celebramos todas as conquistas e obstáculos superados”, diz.

“Para este ano, tentamos manter a mesma programação e espírito de confraternização, mas 2020 traz uma proposta completamente atípica. Tivemos que pensar fora da caixa para representar todas as inovações que nossos times tiveram neste ano. Até porque temos o colaborador em sua casa, junto de seus familiares ou amigos. Temos que considerar esse público no entorno”, avalia.

Ester explica que são muitos desafios e questionamentos: será que todos vão se conectar? Será que os colaboradores possuem tecnologia e estrutura em suas casas para uma conexão dessas? Como fica a lista de endereços e a LGPD?

“Mas ao mesmo tempo que esses obstáculos vieram, a inovação ganhou forças e, pela primeira vez, teremos uma única confraternização para todas as áreas, todos os times e todas as unidades do Brasil. Queremos muita interação entre departamentos e integração entre colaboradores, rompendo todas barreiras e fronteiras”, conclui.

 

Vem falar com a gente 😉

 

Gostou das nossas dicas? Então se você ainda não começou o planejamento da confraternização 2020 da sua empresa, a hora é agora! Todos querem celebrar este ano que foi marcado por muitos desafios e superações. Venha dialogar conosco!