Aplicar as normas GRI (Global Reporting Initiative) para a produção do Relatório de Sustentabilidade é o primeiro passo para as empresas que já compreenderam que ter uma gestão com base na Agenda ESG é o caminho mais seguro para o sucesso nos negócios.

A Agenda ESG consiste em um conjunto de boas práticas que demonstram como a empresa está consciente em relação ao seu papel social e ambiental. O termo é uma sigla em inglês “environmental, social and governance”, que pode ser traduzido para o português como “ambiental, social e governança”. Ou seja, a organização que  atua em  conformidade com a Agenda ESG possui uma gestão que não é voltada somente para o lucro: todo o seu processo produtivo contempla esses três pilares.

relatorio-de-sustentabilidade-norma-gri

Como começar?

As normas GRI atuam como um guia de gestão sustentável tanto para as empresas que por exigência do mercado de ações são obrigadas a reportar os impactos sociais e ambientais, positivos e/ou negativos, quanto para as que não têm essa obrigatoriedade.

O documento gerado vai além de uma peça bem cuidada de comunicação sobre a empresa. Ele pode ser um “empurrão” para a mudança de processos, visando a gestão com foco na Agenda ESG. Pode ser um input de transformação, pois serve para ampliar a  visão endógena da organização ao incluir a escuta das partes interessadas.

Benefícios do GRI para a gestão dos negócios

Além de ajudar na elaboração do relatório, as normas GRI podem ser aplicadas pelas empresas como um Sistema de Gestão, pois ajudam a integrar todos os impactos gerados. Conhecendo que impactos são esses, é possível definir estratégias sobre como manter e aperfeiçoar os impactos positivos e como eliminar os negativos.

Principais benefícios

Internos: Define visão e estratégia; mede o desempenho; gerencia riscos; motiva empregados.

Externos: Constrói reputação e confiança; atrai capital investidor; influencia no engajamento com stakeholders; cumpre requisitos reguladores.

A publicação do Relatório de Sustentabilidade é uma prática de transparência e de prestação de contas à sociedade. Tem o poder de fortalecer a relação de confiança entre a empresa relatora e seus stakeholders, principalmente quando estes se sentem considerados e se reconhecem no relatório. Essa confiança, por sua vez, aumenta a credibilidade da empresa.

beneficios-relatorio-sustentabilidade

 

Etapas para a produção do Relatório  de Sustentabilidade com base nas normas GRI

  • Apresentando o contexto – É preciso descrever o processo que se seguiu para determinar os temas materiais (aqueles que representam os impactos significativos da organização na economia, no meio ambiente e nas pessoas, inclusive em seus direitos humanos).
  • Identificando impactos reais e potenciais – Importante olhar em cada etapa da cadeia os principais impactos.
  • Identificando e avaliando os impactos – Descrever a metodologia empregada para a identificação dos impactos (pesquisas documentais, mecanismos de reclamação, entrevistas com stakeholders).
  • Priorizando os impactos mais significativos – Analisar a significância: escala e escopo.
  • Identificando a forma de engajamento com stakeholders – Como fazer contato? Com que frequência? Quais são os canais?

Existem duas opções para a produção e divulgação do Relatório de Sustentabilidade:

  1. Em conformidade com a GRI, cumprindo com todos os requisitos das normas.
  2. Com referência, usando os requisitos de forma mais livre, sem aplicar todas as normas para a materialidade.
etapas-relatorio-de-sustentabilidade

Tendências e desafios

De acordo com o relatório Global Reptrack 100, de 2022, sobre a pesquisa realizada com as 100 empresas mais conceituadas no mundo em reputação corporativa,  a agenda ESG está aumentando em importância para as organizações, porém o público está ficando cada vez mais desapontado com as organizações.

Isso significa dizer que embora as empresas pensem que estão indo bem no aspecto Agenda ESG, 90% delas declararam que percebem que seus esforços não correspondem à percepção do público sobre seus esforços. Ou seja, é preciso saber comunicar com clareza, exatidão e responsabilidade para que os esforços sejam revertidos em imagem e reputação para a marca.

É nesse sentido que a aplicação das normas GRI para a produção do Relatório de Sustentabilidade pode colaborar, e muito, para ampliar a relação entre as empresas e seus stakeholders.

Nós podemos te ajudar com seu relatório de sustentabilidade

Desenvolver um Relatório de Sustentabilidade utilizando as normas da Global Reporting Initiative (GRI) é uma operação complexa que demanda conhecimento altamente especializado.

O Grupo Trama Reputale é especialista nessa metodologia de trabalho e pode ajudar a sua organização a entender e comunicar seus impactos em questões como mudanças climáticas, direitos humanos e corrupção.

Vamos juntos desenvolver o seu Relatório de Sustentabilidade? Baixe nosso ebook gratuito para saber mais!