A Trama Comunicação recebeu um desafio importante de um de seus clientes, o Colégio Santa Amália: ajudar a atrair público para o primeiro encontro de ex-alunos da instituição.

Pensamos aqui e sugerimos: que tal instalar um formulário dentro da página do Colégio no Facebook (gerenciada por nós), avisando que existe o desejo de organizar essa festa, e pedir aos ex-alunos que nos digam se têm interesse em comparecer e que tipos de evento gostariam de ver?

Em princípio, a participação foi tímida — em média, 10 formulários preenchidos por dia (mesmo porque ainda não havia sido definida uma data para o evento). Mas, mesmo assim, o formulário funcionou muito bem, pois ajudou a gerar um banco de dados excelente, tanto para o cliente quanto para a Trama. A partir do momento em que a data foi definida (13 de abril), começaram a chover formulários preenchidos: chegavam diariamente entre 70 e 100 novos e-mails em nossas caixas de entrada, mostrando o quanto os ex-alunos estavam interessados em se reunir no Colégio Santa Amália.

E o dia 13 de abril chegou! Para a nossa imensa alegria, mais de 600 pessoas compareceram ao evento, se reencontrando, relembrando e trocando sorrisos e abraços por todos os lados. Houve ainda visitas guiadas para os ex-alunos para mostrar como estão atualmente as salas de aula e outras instalações do Colégio.

Uma vez, uma colega me disse uma frase extremamente correta sobre as redes sociais: “Elas só são redes porque são sociais.” Verdade e a maior prova disso é que toda a movimentação feita para organizar o evento e reunir os interessados ocorreu dentro do Facebook, o que exigiu da Trama Comunicação um esforço diário de monitoramento, respondendo a perguntas e mensurando engajamentos e outras participações promovidas pelos interessados.

Podemos dizer, sem falsa modéstia, que o evento só aconteceu porque tanto a Trama Comunicação quanto o Colégio Santa Amália realizaram um trabalho impecável dentro das redes sociais. Conseguimos mostrar que essas plataformas são, sim, grandes agentes agregadores e multiplicadores.

Nem é preciso dizer o quanto ficamos felizes com esse resultado e o quanto, claro, esperamos realizar muitas outras iniciativas do gênero. Reforçaremos sempre que as redes sociais são importantes para aproximar cada vez mais as pessoas. Essa mensuração de ROI foi a mais fácil que fizemos e temos tantas fotos com sorrisos e abraços para provar que fica fácil planejar uma próxima ação para um de nossos clientes.