[photopress:DSC06922_ok.jpg,resized,centralizado]
O primeiro dia de palestras e painéis da Campus Party 2010 contou com blogueiros que parecem já ter saído da barriga de suas mães com um mouse na mão e conectados à internet. Com opinião própria e muita vontade para transmití-las na blogosfera, João Montanaro, Joaquim Lo Prete e Victoria Bastos, todos com 13 anos, demonstraram durante o debate “Grande Rede, pequenos produtores” como interagem com a internet. Outros destaques do painel foram a mãe da Vick e também blogueira Maria Fernada Bastos, a Mellancia do “Prontofalei”, e Fábio Yabu, desenhista e autor do sucesso da Discovery Kids “As princesas do mar”.

Questionado sobre como começou seu blog sobre futebol, Joaquim Lo Prete respondeu que não concordava com alguns jornalistas esportivos, então resolveu postar suas opiniões. Joca, como é conhecido em seu blog, ainda afirma que está dividido em seguir os passos de seus pais, ambos jornalistas da Folha de S. Paulo, e ser jornalista esportivo, ou tornar-se treinador de futebol. Já João Montanaro espanta ao afirmar que foi “encontrado” pela Folha de S. Paulo e que, assim, tornou-se cartunista do jornal. A Vick Bastos se interessou pelo blog da mãe e começou a seguir seus passos de blogueira.

“Os intrusos somos nós, que entramos na internet somente agora. As crianças e adolescentes de hoje em dia já nasceram nesse contexto. Agora, todo mundo que começar a produzir conteúdo ou informação será diretamente na internet”, declara Fábio Yabu.

Sobre a liberdade das crianças na web, Maria Fernanda Bastos afirma que antes de colocar restrições a internet, educou a filha em casa. “Primeiro eduquei a Vick como pessoa, sem internet. Quando ela começou a utilizar, eu dei uns toques. Não olho o histórico do MSN ou mexo no computador dela, mas fico de olho”, declara Maria Fernanda.

Para finalizar o debate, a moderadora Sam Shiraishi alerta para o fato de que os pais não devem deixar a educação somente com a escola. “Nós pais temos que pesquisar e oferecer o conteúdo que a escola vai oferecer. Além disso, a gente tem que saber com quem eles estão falando e quem está falando com eles”.