Há cinco anos no Brasil, a NovaDAX é a maior exchange de criptoativos em número de clientes e volume de transações financeiras no país, segundo dados do CoinMarketcap. Seu propósito é inspirar pessoas a buscarem uma forma inovadora, livre e empoderada de gestão financeira, aplicando o que há de mais avançado em tecnologia e inovação no mercado de criptoativos.
O investimento em criptomoedas cresceu exponencialmente nos últimos anos. O tema ainda é recente e o baixo conhecimento do consumidor em geral, somado à falta de regulamentação, gera desconfiança e descontentamento dos clientes e, consequentemente, impacta a reputação de muitas marcas que atuam no setor.
Em abril de 2021, a NovaDAX também contabilizava um alto índice de reclamações, muitas delas originadas pelo desconhecimento de pessoas que voltaram atenção para este tipo de investimento por conta de sua popularização.
Nesse sentido, foi preciso identificar principais riscos à imagem e reputação da marca e redefinir o posicionamento da empresa por meio do protagonismo no mercado.
Mapeamento de Risco e Gestão de Crise 4.0
Muito além de um discurso alinhado e coerente, era preciso transformar o posicionamento com iniciativas concretas, envolvendo todos os níveis da organização, da liderança à operação.
Foi realizado um mapeamento de riscos de imagem e reputação, considerando toda a estrutura organizacional e pontos de contato
com clientes, parceiros, comunidades, mercado e outros stakeholders, orientando a reestruturação do posicionamento de marca.
A partir dos insights e diagnóstico de riscos e crise, promovemos workshops de co-construção para definição de mensagens-chave, proposta de valor e atributos de marca, formalizando como a empresa se define, apresentamos e falamos com todos os públicos estratégicos, base para uma estratégia sólida de reputação, com postura ativa na construção de relacionamentos com significado e impacto.
Relacionamento com a Imprensa
Com líderes preparados e orientados, definimos a postura ativa com a imprensa na busca de oportunidades de pauta e a aproximação de clientes, especialistas e mercado, como estratégia de projeção de marca e posicionamento.
O mapeamento contínuo de temas em alta, por meio de práticas de social listening estratégico e a observação de atividade de comunidades e organizações do setor, foi essencial à conquista de protagonismo como uma das principais organizações do mercado.

Exemplos de resultados conquistados na imprensa.

Exemplos de resultados conquistados na imprensa.
Protagonismo
Investir em patrocínios de eventos por meio da principal associação do setor. Divulgação especial para participação da NovaDAX na presidência da ABCripto, única associação do setor e, também, na Stock Car 2022.

Da esquerda para a direita, imagem do Stock Car patrocinado pela Novadax e resultado de imprensa.
Reputação Digital
A partir dos insumos fornecidos pelo mapeamento e plano de gestão de crises e do position paper, preparamos as lideranças para atuar em situações de crise e no relacionamento com a mídia e usuários de mídias sociais.
- Estruturação de práticas e políticas de social listening e SAC 2.0 para acompanhar menções à marca e responder a todas as dúvidas e questionamentos dos públicos nos perfis da marca;
- Posicionar os principais porta-vozes no mercado nos canais digitais, especialmente LinkedIn;
- Incubadora de influenciadores digitais com foco no setor, com o objetivo de estimular o crescimento deles junto com a NovaDAX;
- Novo projeto editorial para os canais oficiais da marca para educar investidores e o mercado;
- Investimento no relacionamento com os “Novalovers”, um grupo de usuários fãs da marca.

Prints das ações realizadas no ambiente digital.

Confiança se conquista com protagonismo e transparência. Redução de 93,9% no índice de reclamações
e menções negativas, conquistando a média mensal de 14,58%.