Propósito Além da Empresa - Trama
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Propósito Além da Empresa

O poder da Comunicação Interna para divulgação do propósito da empresa.

A Boehringer Ingelheim, uma das 20 principais farmacêuticas globais, possui mais de 53 mil colaboradores em 130 mercados. Atuando em Saúde Humana, Saúde Animal e biofármacos, a empresa inova em terapias que impactam vidas presentes e futuras, gerando valor em áreas médicas críticas.

Todo ser humano necessita de um propósito na vida. Para as marcas, o propósito é a razão de existirem. Ao construí-lo de forma participativa, os planos individuais e coletivos se conectam, alimentando-se positivamente. Em 2020, durante a pandemia, a empresa envolveu colaboradores numa jornada, perguntando: "O que nos faz únicos?" para criar, colaborativamente, o propósito da empresa.

Em uma só voz, surgiu: “Juntos pela saúde, inspirados pela vida”. Essa frase, estrategicamente trabalhada, fortaleceu o pertencimento e a união pela causa da saúde, o cerne do negócio.

Entretanto, após sua consolidação, um desafio surgiu: a matriz, na Alemanha, decidiu criar um propósito global. Inspirada pelo movimento no Brasil, a companhia ouviu colaboradores globalmente e lançou o "Transforming Lives for Generations".

  • Alinhamento Global

    A CI integrou o propósito local ao global, unindo a equipe internacionalmente.

  • Liderança Engajada

    Líderes da BI no Brasil foram ativos na promoção do engajamento.

  • Participação Pessoal

    Colaboradores compartilharam depoimentos, conectando a missão global com seus propósitos individuais.

  • CI como Facilitadora

    A Comunicação Interna difundiu conhecimento e fortaleceu o desejo de pertencer em torno do propósito coletivo.

Desafio

Buscamos incorporar e vivenciar o novo propósito mesmo diante de uma jornada já consolidada no Brasil. Para evitar frustrações, especialmente durante os desafios iniciais da pandemia da Covid-19, trabalhamos para integrar de forma contínua aqueles que participaram ativamente do processo de cocriação localmente.

Solução

A solução foi desenvolver uma estratégia de Comunicação Interna, com visão integrada não só com os desafios das áreas de RH e CI, mas também com foco nos negócios e na transformação das pessoas.

O objetivo era o de apresentar o propósito global como uma evolução da jornada local, agora unindo todo time da Boehringer no mundo, mostrando os benefícios que o novo propósito poderia trazer para a vida de cada uma das pessoas da empresa.

Tranforming Lives For Generations: esse foi o tema da campanha global, a frase reflete o impacto que temos não apenas em indivíduos no presente, mas através das gerações.

Ações realizadas

Para o lançamento do propósito global, foi elaborado um Plano de Comunicação Interna que contemplou um cronograma integrado com a matriz da empresa:

Pré-lançamento

  •  Preparação da liderança, com reuniões online entre os times
    Global e Local.
  •  Teasers da campanha, com ativações nos canais de comunicação
    da empresa, além de convites para o evento global de lançamento
    do propósito.
acoes-bi-trama

Lançamento

  • Transmissão para o Brasil do evento global de lançamento do novo propósito. Divulgação nos canais de Comunicação Interna e reforço da mensagem com um vídeo gravado pelo presidente da Boehringer Brasil à época.
  • Mensagens do propósito presentes durante o evento “One BI Diálogo”, com divulgação de vídeo dos colaboradores falando a nova frase.
  • Convite às nossas pessoas para compartilharem suas histórias de propósito pessoais; algumas dessas histórias foram divulgadas no VTI Day, maior evento anual de cultura da empresa.

 

Resultados que transformam

As pessoas encontraram seus próprios “porquês” e fortaleceram o impacto positivo que a empresa tem, não apenas como colaboradores, mas para a vida de outras pessoas, animais, planeta e a sociedade como um todo. Resultando em mais uma certificação Great Place to Work e o 27ª lugar entre 4 mil empresas participantes desse selo.

GPTW-BI

Resultados

  • 67 % de participação

    na pesquisa GPTW 2022 (23% superior ao ano anterior).

  • 95 % das pessoas

    acreditam que o propósito gera senso de pertencer.

  • 92 % de colaborares

    apontam Orgulho e Propósito como valores fundamentai.

  • 160 + Posts

    no Linkedin.

  • 120 + Posts

    no Instagram de forma espontânea, alcançando 1 milhão de pessoas.

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