Com o constante avanço tecnológico surgem a cada dia, novas ferramentas que otimizam o cruzamento e a mensuração de dados, possibilitando análises precisas que influenciam em tomadas de decisões mais assertivas.

De acordo com o levantamento “Projeto Maturidade de Dados: perspectivas para 2022” do Grupo Toccato, empresa de business intelligence e transformação de dados, 93% das quase 170 companhias entrevistadas reconhecem que os dados são importantes para a execução de processos e 97% tomam decisões baseadas neles.

Atualmente, diversas informações são geradas e compartilhadas ao mesmo tempo, vindas de vários lugares, o que torna fundamental a organização destas para que sejam aproveitadas da melhor forma. Clive Humby, matemático britânico da área de ciência de dados disse a frase “data is the new oil”, traduzida como “dados são o novo petróleo”, e a cada dia esta passa a fazer mais sentido.

O que é assessoria de imprensa?

assessoria de imprensa é um serviço de mediação do relacionamento de empresas com jornalistas e os veículos de comunicação que visa a busca de espaço midiático. O assessor de imprensa faz a ponte entre o cliente e os veículos de comunicação.

Mesmo com a diminuição da mídia impressa, o trabalho da assessoria de imprensa continua sendo essencial para empresas de todos os segmentos de mercado. E visa atingir todos os veículos presentes na internet, como portais de notícias, blogs, assim como redes sociais.

O principal objetivo do trabalho é a conquista de mídia espontânea para o cliente, permitindo que a marca ou produto ganhe destaque nas matérias. Para isso, a agência de comunicação identifica informações relevantes que possam atrair atenção dos jornalistas e as direciona para mídias e editorias mais adequadas.

Como usar os dados na sua estratégia de assessoria de imprensa

Com números sólidos empresas conseguem ver com mais clareza em qual lugar estão, para onde estão caminhando e quais são os objetivos que possuem, o que permite que seja elaborada uma estratégia de comunicação inteligente.

Ou seja, os dados permitem que as marcas passem para a assessoria de imprensa um panorama atualizado, o que resulta em planos efetivos de ações que vão ajudar as companhias a conquistarem as metas relacionadas com a mídia, seja ganhar mais visibilidade, atingir mais clientes, conquistar investidores, entre outros.

Como funciona a análise de dados na assessoria de imprensa?

Os dados fazem os olhos dos jornalistas brilharem, e não à toa. Os números são a comprovação de que uma companhia é relevante no mercado, como está crescendo, mudando a trajetória de clientes, entre outros. Jornalismo é sinônimo de busca pela precisão, portanto, os dados contribuem para que matérias tragam informações mais completas para o público.

Por isso, é fundamental que marcas invistam na busca e análise de dados novos, que além de poderem ser usados dentro dos próprios negócios nas tomadas de decisões, geram credibilidade, contribuindo para a inserção em veículos, principalmente de maior alcance. Empresas que compilam e analisam dados mostram que estão atualizadas, seguindo o movimento tecnológico do mercado, e que estão mais preparadas.

Principais métricas de assessoria de imprensa

É importante destacar que além dos dados do negócio, companhias também devem investir em levantamentos relacionados com os mercados nos quais atuam, o que contribui para que a imprensa e público as reconheçam como especialistas em determinados setores, ou seja, importantes fontes.

“Todas as vezes que são oferecidos dados úteis aos jornalistas são conquistadas oportunidades diferenciadas na imprensa, posicionando as marcas de forma estratégica. Várias matérias que contaram com a participação de clientes com os quais estive atuando, saíram na grande mídia tendo os dados como destaque. Sem dúvidas os números aproximam as companhias dos jornalistas e do público, contribuindo para a elucidação de cenários”, diz Lizandra Cardelino, Gerente de Atendimento no Grupo Trama Reputale.

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Lizandra Cardelino, Gerente de Atendimento do núcleo de RP do Grupo Trama Reputale.

Quem analisa os dados

Ter uma equipe focada em dados dentro de um negócio é um caminho estratégico e uma tendência, já que o mercado será cada vez mais conduzido por números importantes. Além disso, como marcas muitas vezes estão envolvidos com diferentes tipos de operações e atividades complexas, é aconselhável que tenham profissionais especializados em dados que vão contribuir para que empresas tenham insights valiosos. Processos como coletar, cruzar, limpar e analisar dados exigem cautela.

A empresa pode contratar consultorias especializadas em análises e pesquisas. Porém, independentemente de como os dados serão analisados, todos precisam ser exatos, não trazendo margem para dúvidas.

Nem todo dado é interessante para a imprensa

Muitas vezes, um dado que é ótimo para uma tomada de decisão interna, por exemplo, não tem relevância para a imprensa. Por isso, se uma marca deseja conquistar espaços em veículos, aproveitando do poder que os números possuem, deve conversar com o time de assessores de imprensa que vai poder auxiliar em relação aos tipos de dados que mais interessam a mídia. O diálogo constante entre empresas e assessores e agência de comunicação é fundamental para se ter objetivos e estratégias alinhadas.

Vantagens da análise de dados na assessoria de imprensa

Assim como companhias devem fornecer dados para o time de assessoria de imprensa, este também deve fornecer números que mostrem os resultados alcançados com as ações realizadas. Com o auxílio de ferramentas, hoje é possível saber qual a audiência de um veículo, quantas pessoas uma determinada matéria atingiu, quanto uma publicação conquistada organicamente valeria se fosse paga, entre outros.

Os resultados das ações de imprensa também funcionam como régua para saber se objetivos de mídia foram alcançados, fazer comparativos entre períodos e traçar as próximas metas. Os números, portanto, são importantes tanto para os clientes como para o time de assessores.

“Os dados nos guiam o tempo todo, desde o processo de conhecimento do cliente, relacionamento com a imprensa, até a mensuração de resultados de mídia alcançados. Por isso, é essencial que sempre tenhamos estes em mãos para que sejam trilhados caminhos de sucesso”, afirma Lizandra Cardelino.