Muitas vezes  pensamos nas mudanças climáticas induzidas pelo ser humano como algo que acontecerá no futuro, mas a verdade é que se trata de um processo contínuo. Segundo estudos realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas), nosso planeta Terra está cerca de 1,1º mais quente do que no final do século XIX. A última década (2011 – 2020) foi a mais quente já registrada. Como a Terra é um sistema, mudanças na temperatura do planeta podem causar mais do que altas temperaturas. As consequências podem incluir secas intensas, incêndios, tempestades, declínio da biodiversidade.

Ainda segundo a ONU, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas e essas mudanças podem afetar nossa saúde, capacidade de cultivar alimentos, habitação, segurança e trabalho. Coisas das quais dependemos e valorizamos, como água, energia, transporte, vida selvagem, agricultura, ecossistemas e saúde humana  estão sofrendo os efeitos de um clima em mudança.

Mas vamos com calma. As projeções de um futuro impactado pelas mudanças climáticas não são inevitáveis. Especialistas acreditam que ainda há tempo para evitar os resultados mais negativos, limitando o aquecimento e reduzindo as emissões a zero o mais rápido possível.

impacto-relatorio-sustentabilidade

Produzir o Relatório de Sustentabilidade com base nas normas GRI ajuda as organizações a perceberem seus impactos mais significativos. Conhecer esses impactos de forma organizada é um passo importante para tomadas de decisão sobre revisão ou mesmo mudança de processos produtivos visando reduzir os impactos negativos e ampliar os positivos.

O objetivo do relatório não é unicamente produzir uma peça de comunicação para mostrar apenas as coisas boas que a empresa está fazendo. O correto é adotar uma visão equilibrada. O principal é reportar o que a organização  está fazendo em relação a algum problema, pois é isso que gera confiança para as partes interessadas.

Afinal, para que serve o Relatório GRI?

Além de ajudar na elaboração do relatório, as normas GRI (sigla em inglês que significa Global Reporting Initiative) podem ser aplicadas pelas organizações como um Sistema de Gestão, pois ajudam a integrar todos os impactos que a organização gera à sua estratégia.

Se a organização não sabe o que deve ser medido e gerenciado as normas GRI auxiliam nessa tarefa. A metodologia GRI sempre considera o impacto que a organização causa no meio ambiente, na  sociedade e na economia. Dessa forma, o relatório GRI pode ajudar a organização a construir sua imagem e reputação junto aos seus stakeholders por meio de um documento de fácil análise e compreensão por parte do público.

É importante atentar para alguns detalhes que tornam esse documento acessível ao público e útil para o acompanhamento de ações de melhoria dos impactos negativos causados pelos processos da empresa e reforço dos impactos positivos. São eles:

  • Exatidão: as informações devem ser relatadas de forma correta e suficientemente detalhadas para permitir uma avaliação.
  • Equilíbrio: o relatório é quase uma narrativa, sem juízo de valor. Busca ser imparcial.
  • Clareza: a organização deve fazer uso de tabelas, hiperlinks, para deixar a informação mais acessível e clara.
  • Comparabilidade: o relatório precisa ser comparável, da empresa com ela mesma, ano a ano. Os conteúdos específicos têm as métricas. Por exemplo, ao referir-se à produção de CO2, é preciso usar toneladas equivalentes; se o conteúdo for sobre o uso de energia, usar a medida em gigawatts. Trazer dados dos anos anteriores para ter percurso histórico.
  • Completude: quanto mais completa a fotografia do impacto melhor.
  • Contexto de sustentabilidade – precisa estar demonstrado como a organização se encontra no contexto.
  • Tempestividade: o relatório tem que ser publicado em tempo hábil que permita a inclusão de tomadas de decisão com relação a algum impacto. Por exemplo, informações sobre 2021 podem complementadas com dados sobre formas de reparação realizadas em 2022.
  • Asseguração por terceiros: no caso de companhias abertas é necessário ter a asseguração por entidades asseguradoras das informações contidas no relatório.

NÓS PODEMOS TE AJUDAR COM SEU RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

O Grupo Trama Reputale está há mais de 27 anos transformando caminhos e guiando pessoas e marcas rumo a um futuro melhor. Nossa equipe poderá apoiar sua organização em todas as fases de elaboração do relatório, desde o levantamento e classificação dos impactos, passando pela definição dos temas materiais, até a formatação, criação e diagramação do produto final.

Vamos juntos desenvolver o seu Relatório de Sustentabilidade? Baixe nosso ebook gratuito para saber mais!

Vantagens-GRI