Você já deve ter ouvido falar nos famosos influencers ou influenciadores digitais. Em pleno 2019, essa é a onda do momento nas redes sociais como Instagram e Facebook, por exemplo. Se você ainda não os conhece ou quer entender mais sobre tais fenômenos da atualidade, chegou a hora!

 

É notório que o mundo mudou e, com ele, o marketing e a comunicação. Com o aumento da tecnologia, as pessoas ficaram cada vez mais conectadas em seus perfis nas redes sociais, consumindo todo tipo de informação, se atualizando, conectando e… comprando!

Diante desse novo cenário, entenda como nasceu o relacionamento com influenciadores digitais, como eles exercem sua influência com os outros e porque as marcas pegaram essa onda para divulgar seus produtos e serviços ao público-alvo.

 

Quem são os influenciadores digitais? O que comem? Como vivem?

Os influenciadores digitais são personalidades públicas ou até mesmo pessoas que, com o crescimento da internet, passaram a exercer algum tipo de autoridade em determinado assunto ou setor. Com o alto número de seguidores, o trabalho deles passou a ter o objetivo de potencializar a quantidade de consumidores de uma marca, produto ou serviço.

Tudo começou quando os influenciadores criaram o hábito de divulgar detalhes da vida pessoal quase que em tempo real. Ao fazer isso, começaram a se aproximar dos seus seguidores e criaram uma rede de confiança baseada em gostos parecidos e interesses semelhantes.

 

influenciadores-digitais-quem-sao

 

Com o passar do tempo e com o desenvolvimento de novas ferramentas, os influencers começaram a ampliar comentários do dia a dia para dicas de consumo e serviços. Foi assim que os seguidores viraram potenciais consumidores de marcas.

 

influenciadores-digitais-quem-sao

 

Vale lembrar que hoje essa situação é uma realidade consumada na internet. Aqui no site da Trama já mostramos uma pesquisa que comprova esse cenário.

 

Como avaliar um influenciador digital?

A escolha assertiva na hora de selecionar o influenciador digital para uma campanha ou divulgação é de extrema importância. Será que apenas o número elevado de seguidores demonstra que tais personalidades realmente influenciam outras pessoas? A resposta para essa pergunta é: não.

Para avaliar se o influencer realmente atinge o público consumidor da marca deve-se:

 

Estudar o perfil do público-alvo da marca e entender a real identificação com os seguidores de um influencer nas redes sociais.

É preciso entender o processo de construção de uma campanha. Se a sua empresa for do ramo alimentício, por exemplo, primeiro é preciso saber qual produto será lançado para, depois, colher informações sobre o público que ele atinge. Tal posicionamento da marca é o que determina a melhor estratégia a ser adotada e consegue-se avaliar o perfil do influenciador ideal.

 

Avaliar o que o influenciador consome e o meio em que vive

Em concordância com o item acima, vale lembrar que as marcas estão presentes no dia a dia das pessoas. Então, dentro da análise de perfil do influenciador digital, deve-se observar o meio em que vive, o estilo de vida que adota e os produtos que consome. Tal cenário mostra se ele está alinhado ao público-alvo da marca.

 

Observar os números de engajamento do influenciador digital, tais como comentários e curtidas. Lembre-se: alcance é importante, mas não é fundamental!

No âmbito dos influenciadores digitais, nada como o combo “relevância + confiança + constância”. Isso quer dizer que uma personalidade deve gerar um bom conteúdo para o público, mostrar que conhece o assunto e os produtos que divulga, além de fazer isso com uma constância relevante, já que a internet é um mundo que mede agilidade e atualização.

 

Relacionamento do influenciador com outras marcas

Vale verificar como é o relacionamento do influenciador com outras marcas, do seu segmento ou não. É importante conferir a autenticidade do que fala aos seguidores, se ele domina o assunto e se de fato pode ser considerado uma referência em determinada área para os seus seguidores.